Blog

10 expressões fundamentais de inglês para negócios

2 de fevereiro de 2021


O inglês é a língua global da atualidade. A comunicação por meio do inglês se faz possível em qualquer lugar do mundo; seu domínio se tornou o “coringa” dos viajantes para poder expressar ao menos o essencial em qualquer que seja o destino. No mundo dos negócios, a língua inglesa já deixou de ser um diferencial para se tornar pré-requisito! A fluência no idioma se torna cada vez mais fundamental para candidatos a vagas nas áreas de TI e Tecnologia, Marketing, Administração, Engenharia, Turismo, Relações Internacionais e para cargos em empresas multinacionais de todos os setores.

A globalização das relações profissionais é uma realidade presente no cotidiano de organizações dos mais variados ramos e tamanhos. Quem nunca se deparou com um termo internacional durante uma reunião, evento, treinamento ou pesquisa de trabalho? É interessante estar preparado para compreender tais expressões sem necessidade de tradução, para elevar sua atuação profissional e assim abrir portas para melhores oportunidades.

Leia também: Como se preparar para uma entrevista de emprego em outro idioma?

Sabendo que o desejo de se capacitar e o comprometimento com o aprendizado constante são atributos muito valorizados no mercado de trabalho, que tal ficar por dentro das expressões em inglês mais presentes no universo empresarial?

CEO – é a sigla para “Chief Executive Officer”, que significa “Diretor Executivo” de uma empresa. É a pessoa responsável pela operação da empresa, abaixo apenas do presidente na hierarquia empresarial.

CFO – é a sigla para “Chief Financial Officer”, que significa “Diretor Executivo Financeiro”. É a pessoa responsável por gerir e supervisionar as operações financeiras da empresa.

B2B – é a sigla para “Business to Business”, que significa “Negócios para Negócios”. É a expressão usada para categorizar transações que ocorrem entre duas empresas (e não entre empresa e consumidor). Você poderá se deparar com essa expressão durante a definição do público-alvo de uma ação, por exemplo.

B2C – é a sigla para “Business to Costumer”, que significa “Negócios para Consumidor” (em tradução literal). É o oposto do B2B, quando a transação ocorre entre empresa e consumidor final (de pessoa jurídica para pessoa física). Também é bastante utilizada em referência ao público-alvo, na definição do tipo de cliente que o estabelecimento deseja atrair.

Budget – a tradução literal é “despesa”, mas seu uso corporativo é predominantemente no sentido de orçamento. É o termo usado para se referir ao valor que a empresa tem disponível para investir em determinado produto, serviço ou campanha.

Leia também: Entenda a importância da comunicação intercultural nas empresas

Target – a tradução é “alvo”, e é neste mesmo sentido que a expressão é usada na dinâmica empresarial. Se refere ao objetivo que um funcionário, um setor ou a empresa como um todo deseja atingir.

Networking – “net” significa rede e “work” significa trabalho; logo, “networking” é o termo que se refere à rede de relacionamentos ou rede de contatos que se faz entre a comunidade empresarial, no objetivo de trocar informações e experiências, expandir negócios e conquistar novas oportunidades de atuação.

Benchmarking – a tradução é “ponto de referência”; sua aplicação corporativa é no sentido de avaliação comparativa. Se refere aos estudos e pesquisas feitos com base nas atitudes de outros negócios do mesmo ramo, na intenção de verificar os pontos positivos e negativos das práticas empresariais dos concorrentes para aprimorar a gestão / produto / cultura interna da própria empresa.

Brainstorm – “brain” significa cérebro e “storm” significa tempestade; em sentido figurado, se refere a uma chuva de ideias! São reuniões dinâmicas que objetivam criar um novo produto ou solução e, para isso, os participantes se comprometem a expor ideias boas e ruins no intuito de reunir o maior número de possibilidades criativas. A partir delas, faz-se uma filtragem e as ideias de maior potencial são desenvolvidas em torno de uma demanda específica.

Briefing – sem uma tradução literal no português, o termo se refere às instruções ou conjunto de informações que norteiam o desenvolvimento de um projeto (similar a um diagnóstico). É um “roteiro” gerado pelo cliente para instruir a empresa, no maior detalhamento possível, sobre os problemas que devem ser solucionados pelo projeto em questão.

Conquiste sua fluência em inglês sem sair de casa, estudando quando e onde preferir! A Letmetell é a plataforma de idiomas 100% online da Editora Intersaberes, com cursos do nível básico ao proficiente acessíveis de qualquer dispositivo com conexão à internet. Através da metodologia sociointeracionista, você aprende com vídeos, áudios, jogos e atividades interativas que abordam situações da vida real, para já sair falando! Faça o teste de nivelamento e aproveite todo o conhecimento que você já tem: https://www.letmetell.com/ingles/

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora