Blog

10 motivos para aprender um novo idioma

9 de junho de 2020


A quarentena reorganizou a rotina de muita gente que agora está descobrindo um novo “tempo livre”, antes absorvido pelo trânsito, pelo cansaço e por toda a correria do dia-a-dia. Com a impossibilidade de curtir a vida lá fora, a quarentena oferece um tempo precioso para olhar pra dentro, cuidar de si mesmo e colocar em dia as metas que vinham sendo adiadas pela falta de tempo. Que tal começar aprendendo um novo idioma? Separamos 10 motivos para te inspirar a aprender uma nova língua:

1 – FAZ BEM PRA SAÚDE

A ocorrência de problemas cognitivos é menor em pessoas fluentes em mais de uma língua, e o benefício aumenta proporcionalmente ao número de idiomas apreendidos. A prática de idiomas simultâneos atrasa em até 5 anos o aparecimento dos primeiros sinais de Alzheimer, dentre outros sinais de demência decorrentes da idade. É uma ótima maneira de preservar suas memórias vivas!

2 – VALORIZA O CURRÍCULO PROFISSIONAL

Num mundo cada vez mais globalizado, acordos comerciais entre empresas de diferentes países são comuns. O profissional capacitado para mediar contato com estrangeiros é o que se destaca! E a importância não é menor para os autônomos: será que seu cliente de amanhã será brasileiro – ou ainda, quem disse que não será você trabalhando fora do Brasil no futuro? Deixe as portas se abrirem.

3 – AGUÇA A PERCEPÇÃO E A TOMADA DE DECISÃO

Educar o cérebro para raciocinar em 2 ou mais idiomas aprimora a atividade cognitiva, aumentando a capacidade de manter o foco no ponto central da questão. Comunicar-se em uma língua estrangeira ajuda, ainda, a deixar a mente mais sistemática na tomada de decisões, rompendo com o hábito de se basear nos fatores negativos diante de uma escolha (tendência mental predominante no uso da língua nativa).

4 – DESENVOLVE A CAPACIDADE DE EXPRESSÃO

Ao começar a estudar novos idiomas, você logo percebe que nem todas as palavras e expressões possuem tradução, e que nem tudo o expressamos no Brasil pode ser colocado em palavras em outros lugares do mundo. Essas barreiras de linguagem expandem nossa capacidade de expressão para além dos limites linguísticos, e simplificam problemas de comunicação com estrangeiros, com brasileiros e até com nós mesmos.

5 – AMPLIA A VISÃO DE MUNDO

Aprender um novo idioma é aprender também como aquele povo pensa. Comportamentos e tradições até então vistos como “naturais”, tornam-se apenas mais um jeito de pensar e agir. Além disso, o domínio de outras línguas ajuda a estar por dentro da repercussão internacional de grandes fatos, e a ter acesso a notícias que nem chegam até nós via mídia nacional. Falar um novo idioma é abraçar a possibilidade de aprender pela visão do outro.

6 – DESENVOLVE HABILIDADES MULTITAREFA

O cérebro aprende a alternar entre dois (ou mais) sistemas de fala e escrita quando a língua nativa deixa de ser o único canal de expressão. Essa habilidade facilita o desempenho de atividades simultâneas, pois o cérebro está acostumado a “deslizar” entre uma estrutura linguística e outra.

7 – FACILITA OPORTUNIDADES FUTURAS

Quem nunca sonhou com um curso, uma especialização ou uma oportunidade profissional fora do Brasil? A fluência em inglês facilita várias situações, mas dominar o idioma nativo dos demais países é um diferencial que abre portas para oportunidades ilimitadas – além de permitir uma experiência muito mais imersiva e enriquecedora com a outra cultura.

8 – CONECTA COM NOVOS AMIGOS

Quantas pessoas e histórias especiais você deixou de conhecer porque a comunicação não fluiu bem? Seja encontrando estrangeiros no Brasil ou viajando para fora, são muitas as amizades que florescem quando as fronteiras linguísticas não são um problema. Sem falar que, na internet, você pode fazer amigos ao redor do mundo enquanto pratica o novo idioma e estreita laços com os costumes de uma outra cultura.

9 – VIAGENS MAIS EMOCIONANTES

Quem domina o idioma local ganha muito mais liberdade para viajar! Desprenda-se da necessidade de guias e tradutores e monte seu próprio roteiro, pois qualquer resolução de problemas será muito mais simples se você estiver apto a dialogar com os locais. Abra as portas para aventuras emocionantes e inesquecíveis!

10 – NOVO OLHAR SOBRE SI MESMO

Quanto mais compreendemos nosso entorno, mais fácil fica entender o que acontece por dentro. Vivências interculturais ensinam sobre o mundo, a pluralidade de visões e despertam um novo olhar sobre nossa própria identidade. Ficar atento a tais sutilezas cria caminhos para uma vida mais leve e feliz.

Chega de planejar e vamos aprender! A Let Me Tell oferece cursos de inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, russo e português para estrangeiros em plataforma 100% online, com abordagem didática em lições que cabem na sua rotina. Confira nossas opções em aqui .

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora