Blog

10 perguntas em inglês mais comuns na imigração

6 de abril de 2022


Viajar para fora do Brasil, seja a trabalho, turismo ou intercâmbio, é uma vivência inesquecível. Uma verdadeira imersão cultural em um novo ambiente, com pessoas e costumes diferentes – e, é claro, um idioma diferente! Especialmente na primeira experiência internacional, o desafio de falar fora da língua materna dá um grande frio na barriga e até rouba o sono de muitos viajantes brasileiros. “Será que as pessoas vão entender o que eu falo?”, “Vou conseguir compreender o ritmo e as expressões dos nativos?”, “Meu sotaque vai causar algum constrangimento?” são algumas das clássicas preocupações do estudante de inglês que se aventura fora do país.

Leia também: Como construir um bom vocabulário em inglês?

Se tentar fazer amizades ou pedir informações nas ruas e restaurantes já é motivo de tensão, existe outra etapa da viagem que eleva o nervosismo a um novo nível: a imigração. Logo ao desembarcar no novo país, todo viajante estrangeiro passa por essa entrevista antes de sair do aeroporto. “E se eu não entender o que o agente da fronteira está falando?”, “E se eu for barrado?” são os primeiros medos que invadem a cabeça. As perguntas são feitas para analisar as reais intenções da visita ao país, verificar a categoria e validade do visto, a data prevista para saída e checar se o viajante tem dinheiro suficiente para se manter durante esse período. A imigração, seja nos EUA ou nos países anglófonos da Europa, existe como medida de controle da população que entra e sai do país, visando a segurança dos habitantes e também dos visitantes.

Ainda que o medo seja grande, a imigração não é o “bicho de sete cabeças” que a maioria dos viajantes imagina. Para que você possa se preparar com antecedência e viajar com mais tranquilidade, selecionamos as perguntas em inglês mais frequentes na imigração:

May I see your passport and form, please? (Posso ver seu passaporte e formulário, por favor?) – O passaporte é seu documento oficial fora do Brasil, e o formulário de imigração é preenchido no aeroporto, antes da entrevista. Esses dois documentos são indispensáveis para passar pela imigração, mantenha-os por perto. Nesse momento, você pode responder com “Here it is” (Aqui está).

Leia também: Inglês Americano Vs. Inglês Irlandês – quais as diferenças?

What is the purpose of your visit? (Qual o motivo da sua viagem?) – Essa pergunta é padrão e provavelmente será feita em toda entrevista de imigração. Você deve explicar o que está indo fazer no país de destino – turismo, trabalho ou estudo -, e sua resposta precisa condizer com seu tipo de visto. “Tourism”, “Business” ou “Study” são respostas cabíveis.

How long are you staying? (Quanto tempo irá ficar?) – Outra pergunta clássica da imigração, que você provavelmente vai enfrentar. Basta responder seu real tempo de permanência no país, lembrando que o oficial pode pedir para conferir suas passagens (e há chance de confusão caso as datas não batam com sua resposta). Tenha as passagens em mãos, mas mostre-as somente se solicitado. “Fifteen days”, “Two weeks” ou “One month” são respostas cabíveis.

Where will you be staying? (Onde você vai ficar?) – Mais uma pergunta relacionada às suas condições de permanência no país. Você pode responder com “In a hotel” ou “At a friend’s house”; procure ser honesto nas informações para evitar contratempos.

Leia também: Como construir uma frase em inglês

What is your final destination? (Qual é o seu destino final?) – Como a entrevista de imigração acontece no primeiro desembarque no país, muitas vezes trata-se apenas de uma conexão, e não do destino final. Não há necessidade de descrever toda a rota que pretende fazer dentro do país ou entrar em grandes detalhes, responda apenas com o nome do local de onde sairá seu voo de retorno.

How much money do you have? (Quanto você tem de dinheiro?) – Quantias muito grandes ou muito pequenas de dinheiro podem levantar suspeitas. Calcule, previamente, um valor diário médio para comer e se transportar, e multiplique pela quantidade de dias que ficará no país. “1500 dollars in cash and credit card” é uma resposta cabível.

Are you traveling alone? (Você está viajando sozinho?) – Se você passar pela imigração sozinho ou acompanhado apenas de amigos, certamente ouvirá essa pergunta. Somente familiares podem passar juntos pela imigração – um representante pode responder por todos da família, inclusive.

Do you know someone in the USA? (Você conhece alguém nos EUA?) – É uma pergunta recorrente na imigração dos EUA, mas pode acontecer em outros países anglófonos também. Responda que sim apenas se houver alguém com quem mantém contato próximo no país; conhecidos distantes não fazem diferença nessa situação e podem complicar a resposta. Lembre-se de ser sempre objetivo e responder apenas o necessário.

Leia também: Trabalhar nos EUA. O que é preciso?

What is your job? (Qual a sua profissão?) – Uma pergunta que costuma aparecer quando o oficial sente alguma desconfiança em relação a dinheiro. Responda com a profissão que desempenha no Brasil e entre em detalhes (nome da empresa, cargo que ocupa) apenas se solicitado.

Have you been to USA before? (Você já esteve nos EUA antes?) – Outra pergunta comum na imigração dos Estados Unidos, que também pode ocorrer em outros países. Aqui, basta responder “Yes” ou “No” e, se o oficial fizer mais perguntas, explicar o motivo da(s) viagem(ns) anterior(es).  

É pouco provável que sua passagem pela imigração vá muito além das perguntas acima listadas. Completamente possível responder mesmo com um domínio básico da língua inglesa, não há motivo para medo. Depois da entrevista, é só digitalizar suas impressões digitais, tirar uma foto, pegar o passaporte e o formulário carimbados e aproveitar sua viagem!

Viajar é um jeito incrível de ganhar experiências e ampliar a visão de mundo! Não deixe que as limitações de idioma te impeçam de conhecer novos lugares. Com a Letmetell. você pode conquistar a fluência estudando quando e onde preferir! A plataforma de idiomas da Intersaberes oferece cursos de inglês do básico ao proficiente, com lições interativas que desenvolvem fala, escuta, escrita e leitura de maneira integral. Tudo acessível de qualquer dispositivo com conexão à internet, para você praticar no momento mais viável na sua rotina – ou até mesmo enquanto viaja! Faça o teste de nivelamento e aproveite tudo o que você já sabe: Curso de inglês online – Letmetell

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora