Blog

7 dicas de comunicação que fazem você um viajante mais gentil

29 de outubro de 2020


Viajar é sobre se abrir para o novo. Mergulhar em uma nova paisagem, cercar-se de novas pessoas para imergir em novos idiomas e culturas; é abrir mão da sua visão de mundo por um momento, para enxergar o mundo pelo olhar do outro. Experimentar e celebrar as diferentes formas de viver a vida ao redor do mundo, com o respeito e a humildade mediando todas as relações. 

Ao planejar uma viagem, muito se fala sobre garantir reservas antecipadas, aproveitar as melhores promoções de hospedagem, fugir das ciladas clássicas para turistas… mas alguns viajantes ainda esquecem de uma outra atitude tão importante quanto: ser amável durante a viagem. É necessário lembrar que os cidadãos locais estão abrindo seu espaço de vivência para acolher os viajantes; quando a postura de quem vem de fora não retribui em gentileza e consciência, o turismo acaba se tornando um inconveniente.

Se você ama viajar e quer contribuir para que o turismo seja uma troca cada vez mais rica para ambos os lados, aplique as dicas de comunicação a seguir e torne-se um viajante mais gentil:

Leia também: Entenda a importância de comunicação intercultural nas empresas

PRATIQUE EDUCAÇÃO POR ONDE FOR

“Obrigado”, “com licença”, “por gentileza”, “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite” são bem-vindos em qualquer lugar e em qualquer circunstância. Não importa em qual país você esteja, a comunicação cordial e as boas maneiras sempre serão apreciadas e incentivarão os nativos a se dirigirem a você com a mesma dose de educação. Simpatia e pontualidade também são atributos valorizados e bem recebidos em todas as culturas.

RESPEITE E PRIORIZE A LÍNGUA NATIVA

Muitos viajantes enxergam o domínio do inglês como um passe livre para viajar para qualquer lugar do mundo. Por ser considerada uma língua global, realmente é possível estabelecer comunicação em diversas localidades através do inglês – mas aqui mora outro detalhe que merece a atenção do viajante que deseja se tornar mais gentil. Todo povo prefere se comunicar através de sua língua nativa, e receber turistas que se esforçam para comunicar no idioma local transmite respeito e interesse pela cultura. Portanto, se você tem algum conhecimento sobre o idioma materno do lugar que está visitando, priorize-o nos diálogos (e aproveite a oportunidade para tirar dúvidas e aprender ainda mais). E, é claro, nunca faça piadas ou comentários depreciativos sobre a forma de falar naquela região.

Leia também: Dicas para perder o medo de falar um novo idioma

DEMONSTRE INTERESSE PELA CULTURA

Assim como priorizar a língua nativa, existem outras atitudes que expressam interesse e apreço pela cultura local. Demonstre que a essência do viajante não é colonizadora ou exploratória, e que você está ali para conhecer e celebrar as raízes de um povo diferente do seu, com respeito à diversidade cultural. Valorize o turismo histórico, se aprofunde no folclore e nas tradições, vá além da rota turística padrão. Saia com locais, conheça a forma como eles se divertem, tente se conectar ao espírito do lugar sem julgamentos ou preconceitos – e tenha a certeza de que será bem recebido em qualquer lugar que visitar.

SEJA RECEPTIVO PARA CONVERSAS

Você está visitando a casa de um outro povo, ofereça mais do que uma cara fechada e meia dúzia de palavras a quem está lhe recebendo! Seja solícito para conversar, conte sobre o lugar de onde você vem e faça perguntas interessadas sobre o lugar que está visitando. Abandone qualquer traço de arrogância durante as conversas, mesmo quando forem contrastantes com sua realidade ou com seus ideais. Ouça com atenção as histórias contadas pelos nativos e crie laços com as pessoas que cruzarem seu caminho – estes são os melhores souvenirs que você pode levar de uma viagem.

ELOGIE AS COISAS QUE LHE AGRADAM

Durante os passeios, visitas e demais experiências que tiver na viagem, não deixe de expressar sua satisfação por estar ali, conhecendo novos lugares e pessoas! Pode ser verbalmente, conversando sobre as emoções e impressões positivas daquele momento, ou de formas mais sutis: uma notinha no hotel agradecendo o serviço, uma gorjeta ao garçom que lhe atendeu bem durante o jantar, um pequeno presente ao anfitrião ou guia de turismo que lhe apresentou às belezas daquela cidade. Seja grato à experiência e a todos que viabilizaram uma viagem inesquecível a você!

CHAME OS FUNCIONÁRIOS PELO NOME

Você pode até estar de férias enquanto viaja, mas todos os funcionários de hotéis, restaurantes e atrações turísticas estão trabalhando duro para lhe proporcionar uma boa viagem. Reconheça o esforço destes profissionais e dirija-se a eles pelo nome, em sinal de respeito. Um pequeno esforço por parte do viajante que gera reconhecimento e satisfação a todos os trabalhadores que se dedicam a tornar o turismo possível.

SEJA DISCRETO

Por fim, não se esqueça de que cada cultura tem suas particularidades e que o que é normal para você pode ser esquisito ou rude em outros lugares. Assim como as boas maneiras universais (citadas no item 1), uma dose sensata de discrição também cai bem em qualquer viagem. Evitar constrangimentos em locais públicos e respeitar o espaço individual de cada pessoa é uma grande característica do viajante que se preocupa em não ser inconveniente. Especialmente se não conhece bem as sutilezas da conduta social local, seja discreto!

Aprofunde seus conhecimentos em novas culturas começando pelo idioma! Com a Letmetell, você pode aprender inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e russo em uma plataforma 100% online, acessível de qualquer dispositivo com conexão à internet para você estudar na hora e no lugar que preferir! São cursos com atividades interativas e multimídia que abordam temas profissionais e cotidianos para você já sair falando. Faça o teste de nivelamento e comece ainda hoje!

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora