Blog

8 personalidades famosas que são poliglotas para você se inspirar

30 de março de 2021


Poliglotas são pessoas com domínio fluente de 3 ou mais idiomas, incluindo a língua materna. Para quem estuda o primeiro ou até segundo idioma estrangeiro, pode parecer uma meta impossível, mas o importante é manter o foco no que os próprios poliglotas costumam dizer: quanto mais idiomas você aprende, maior a facilidade para estudar o próximo. No mundo globalizado de hoje, a habilidade de se comunicar em diferentes línguas expande possibilidades na carreira profissional e abre diversas oportunidades para mudanças de vida – se você é apaixonado por idiomas e suas culturas, não se deixe intimidar e aprenda o maior número de línguas possível! Esta habilidade lhe trará somente frutos positivos e vai constantemente renovar sua visão de mundo.

Leia também: Como os poliglotas aprendem novos idiomas tão rapidamente

Para inspirar você, estudante, a confiar em seus objetivos e a chegar mais longe superando os limites comunicacionais, selecionamos histórias de 8 personalidades que, além de famosas em suas profissões (do mundo online à Hollywood), também são poliglotas:

Audrey Hepburn

Ícone do cinema, da televisão e do teatro, a britânica Audrey Hepburn sustentou uma das maiores carreiras da história das artes cênicas, de 1948 a 1993. Além de estrela da dramaturgia, Audrey se destacou pelo talento com novos idiomas. Tendo o inglês como língua materna, aprendeu holandês ainda na juventude, quando se mudou para a Holanda com a mãe e precisava disfarçar o sotaque inglês para não ser notada pelo regime nazista. A paixão por idiomas só cresceu: até o fim da vida, Audrey se tornou fluente em inglês, holandês, flamengo (variante do neerlandês), francês, espanhol e italiano.

Benny Lewis

Conhecido como “The Irish Polyglot”, Benny Lewis é escritor de best-sellers, dá palestras e é popular na internet por seu canal no YouTube “Benny Lewis” e principalmente por seu blog “Fluent in 3 Months” – um dos blogs dedicados à aprendizagem de idiomas mais famosos do mundo. Além de macetes de ensino usados e aprovados pelo poliglota, o blog fala sobre os desafios de morar em diferentes países e como desenrolar uma comunicação efetiva no prazo de 3 meses. Seu foco está em abraçar os erros para encontrar, através deles, atalhos que aceleram a compreensão da nova língua. Benny Lewis é fluente em inglês (língua materna), espanhol, português, francês, italiano, alemão, mandarim, holandês, gaélico irlandês, esperanto e na língua americana de sinais.

Natalie Portman

Israelense com cidadania americana, Natalie Portman é mundialmente reconhecida por seu talento como atriz, produtora e cineasta em grandes obras do cinema. Tem o hebreu e o inglês como idiomas maternos, os quais fala com fluência desde a infância. Hoje, aos quase 40 anos de idade, a atriz também domina o francês, o alemão, o espanhol e o japonês.

Penélope Cruz

Natural de Alcobendas (em Madrid), Penélope Cruz foi a primeira intérprete espanhola a ganhar um Óscar. Sua língua materna é o espanhol, mas seu desempenho impecável na língua inglesa contribuiu para sua ampla aceitação em Hollywood. Além do espanhol e do inglês, a atriz ainda é fluente em francês e italiano, habilidades que ajudam tanto na vida pessoal quanto na conquista de importantes participações em produções internacionais.

Donavan Nagel

Donavan Nagel é um australiano que viaja o mundo com sua esposa reunindo impressões, experiências e dicas que registra no “The Mezzofanti Guild” – seu website dedicado à aprendizagem descomplicada de novos idiomas! Donavan defende que a maneira mais eficiente de aprender uma língua estrangeira é simulando a forma como aprendemos nossa língua materna: ouvindo e imitando as pessoas ao nosso redor, compreendendo expressões e não terminologias avulsas, deixando a gramática e as regras teóricas para um segundo momento. Fluente em inglês (nativo), italiano, russo, coreano, grego, gaélico irlandês, árabe egípcio, árabe moderno padrão e grego, Donavan sabe o que está falando quando o assunto é aprender novas línguas.

Viggo Mortensen

Amplamente reconhecido por sua atuação como Aragorn na trilogia “O Senhor dos Anéis”, Viggo Mortensen é um bom exemplar de artista multifacetado: ator, produtor, fotógrafo, pintor, poeta, músico – e um poliglota de respeito! Nascido em Nova York, Viggo tem dupla cidadania americana e dinamarquesa, e teve o inglês, o dinamarquês e o espanhol como suas línguas maternas. Na vontade de ir além dos três idiomas que praticou desde a infância, hoje aos 62 anos também é fluente em francês, russo, alemão, sueco e árabe algeriano.

Maha Yakoub

Maha Yakoub é uma palestina inspiradora que começou sua carreira como professora particular de árabe e, posteriormente, passou a ensinar através do YouTube. No seu canal, compartilha aulas de árabe, hebreu e italiano nos níveis iniciante e intermediário, além de ensinamentos sobre cultura árabe, receitas tradicionais e experiências pessoais. Mesmo recebendo ataques de repúdio ao islamismo em seu canal, Maha Yakoub segue firme com seu trabalho e inclusive organiza cursos intensivos de “12 Dias na Palestina” para os que buscam imersão no aprendizado do árabe! A professora poliglota é fluente em árabe (nativo), hebraico, italiano, inglês e alemão.

Jimmy Mello

Por último mas não menos importante, fica a inspiração de um poliglota brasileiro! Jimmy Mello é natural de Belo Horizonte, formado em Linguística e Pedagogia e tem sua própria escola de idiomas aqui no Brasil – a Mello Method, cujo método foi desenvolvido e aperfeiçoado por mais de 15 anos através das experiências e aprendizados do fundador. Sem nunca ter morado fora do país, Jimmy defende que motivação, dedicação e comprometimento são suficientes para aprender uma língua estrangeira, e que o principal pilar da aprendizagem é falar sem medo de errar. Hoje, “The Brazilian Polyglot” é fluente em português (nativo), espanhol, catalão, inglês, francês, italiano, russo, polonês e esperanto.

Avance no conhecimento em idiomas sem precisar sair de casa, estudando na hora e no lugar que mais se encaixam na sua rotina! Conheça a Letmetell: a plataforma de idiomas 100% online da Editora Intersaberes. Cursos de inglês, espanhol, francês, alemão e italiano acessíveis de qualquer dispositivo com conexão à internet, do nível básico ao proficiente, com diversas atividades interativas que desenvolvem as habilidades de fala, escrita, leitura e audição através de situações da vida real, para você sair falando! É só escolher o idioma, fazer o teste de nivelamento e aproveitar tudo o que você já sabe: https://www.letmetell.com/cadastro/

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora