Blog

8 profissões que exigem fluência em inglês

26 de fevereiro de 2021


De acordo com a pesquisa realizada em 2020 pela Ethnologue, a língua inglesa acumula cerca de 1.268.000.000 de falantes ao redor do mundo, sendo o idioma mais difundido do planeta. Cerca de ⅕ da população mundial se comunica através do inglês – embora apenas 400 milhões de indivíduos o tenham como língua materna, mais de um bilhão de pessoas das mais diferentes culturas e nacionalidades dominam o inglês por ser hoje considerado o “idioma universal”, especialmente quando se trata de negócios internacionais.

Leia também: 10 expressões fundamentais do inglês para negócios

Diante de conexões comerciais, financeiras e educacionais que unem os quatro cantos do mundo a uma mesma realidade globalizada, o inglês despontou como solução comunicacional unificada para que as linguagens regionais deixassem de ser um percalço nos acordos e parcerias multiculturais. Sua influência universal vem há anos se alastrando pelos mais diversos setores da economia, mas fique atento: para algumas áreas de atuação, a fluência em inglês já deixou de ser diferencial para se tornar requisito. Descubra quais áreas são essas e prepare-se para as exigências do mercado globalizado:

Tecnologia da Informação

Analistas de sistemas, analistas de negócios, cientistas de dados, técnicos de manutenção e quaisquer outros profissionais especializados em Tecnologia da Informação precisam de um bom domínio sobre a língua inglesa por um simples motivo: o inglês é a linguagem padrão dos códigos de programação e da grande maioria dos softwares operacionais. Além disso, as fontes de capacitação de maior credibilidade – sejam instituições, cursos de formação ou conteúdos disponibilizados online – também são majoritariamente internacionais. Logo, o profissional comprometido com o aprimoramento de suas habilidades teóricas e práticas deve desempenhar uma boa compreensão do inglês.

Relações Internacionais

Como o nome sugere, o profissional do ramo das Relações Internacionais atua diretamente no intermédio de negociações econômicas, políticas e sociais entre países. O contato entre diferentes linguagens e culturas é intrínseco ao desempenho desta profissão – logo, os profissionais que se destacam são os capacitados para debater acordos fora da língua materna (com urgência especial para o inglês, por seu caráter de língua universal). As publicações científicas de maior relevância também são redigidas em inglês, e o domínio do idioma se faz necessário aos que dependem do acesso a pesquisas atualizadas a nível global.

Comércio Exterior

O profissional da área do Comércio Exterior é agente ativo no gerenciamento do mercado globalizado da atualidade. Sua atuação está ligada a processos de importação e exportação, transações de câmbio, pesquisas de mercado e logística internacional, atividades cujo desempenho fica limitado quando há domínio apenas da língua materna. Profissionais brasileiros devem dar atenção extra à fluência em inglês, visto que o Brasil é um expoente global na exportação de produtos agrícolas e o contato com parceiros e fornecedores internacionais é constante.

Engenharia

A engenharia se desdobra em vários segmentos e os manuais e regulamentações são publicados primeiro no exterior em quase todos eles. Também se trata de um ramo muito globalizado, com novas tecnologias sendo importadas e exportadas a todo momento, o que sustenta um contato frequente com empresas internacionais. O engenheiro ainda deve se preocupar com a coordenação de equipe, capacitação de profissionais e com as relações institucionais e, para isso não, barreiras comunicacionais não podem ser toleradas.

Marketing Digital

Na era da internet e das mídias sociais, o profissional do Marketing Digital trabalha com plataformas cuja função é conectar pessoas de todos os lugares do mundo. Google, Instagram e Facebook são algumas das ferramentas mais populares da atualidade e são todas produzidas em inglês. Assim como em muitas das áreas citadas anteriormente, a maioria das tendências e conteúdos de capacitação para Marketing Digital vêm do exterior, além das várias terminologias operacionais que exigem um amplo domínio do inglês para o desempenho da profissão.

Turismo

Seja em agências de viagem, na rede hoteleira, nas empresas de transporte ou no turismo de negócios, o dia a dia do turismólogo é em constante contato com pessoas dos mais variados países. Ao planejar, organizar e divulgar eventos, sejam voltados ao público (como oportunidades de viagem) ou aos parceiros comerciais (como exposições e congressos entre companhias de turismo), é muito improvável que todos os presentes compartilhem de uma mesma língua materna. Com seu caráter de idioma universal, o inglês é uma ferramenta de trabalho obrigatória para quem trabalha com turismo.

Leia também: Inglês britânico x americano – diferenças que vão além do sotaque

Administração

Administradores de empresas são comprometidos com o crescimento e sucesso de suas companhias – e para muitos ramos, a oportunidade de expansão está fora das fronteiras do país. Com negociações cada vez mais abertas à escala global, o inglês se torna requisito na gestão das relações com clientes, fornecedores e empresas internacionais parceiras. Pensando em termos de tendências de mercado e modernização de marca, o inglês é a ferramenta pela qual o gestor se comunica com o mundo para manter seu negócio atualizado.

Profissional Tradutor ou Intérprete

Para estas profissões, a principal ferramenta de trabalho é o domínio de idiomas. Considerando que o inglês é a língua em que mais se produz conteúdo (com seu uso nada restrito aos nativos do idioma), seu domínio é indiscutível para quem atua na tradução de documentos, textos para publicações, entrevistas, filmes, séries, etc. Neste caso, o profissional deve sustentar uma fluência abrangente inclusive para gírias e expressões regionais, para que seu trabalho possa ser realizado sem prejuízo aos conteúdos originais.

Não deixe o inglês para depois! Melhores oportunidades profissionais e habilidade para dialogar e negociar com pessoas de qualquer lugar do mundo são algumas das muitas facilidades que a fluência em inglês pode trazer para a sua vida. Se você não tem tempo ou interesse em frequentar cursos tradicionais, conheça a Letmetell: a plataforma de idiomas 100% virtual da Editora Intersaberes! Vá do nível básico ao proficiente em língua inglesa sem precisar sair de casa, estudando quando e onde quiser com lições acessíveis de qualquer dispositivo com conexão à internet. Faça o teste de nivelamento e aproveite tudo o que você já sabe: https://www.letmetell.com/ingles/ 

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora