Blog

Although, Though, Even though, In spite of e Despite – você sabe como usar?

19 de abril de 2022


Nas comunicações do dia a dia, frequentemente queremos expressar uma ideia de contraste, de quebra de expectativa. São as conjunções concessivas que adicionam esse tom à fala – na língua portuguesa, “embora” e “apesar de” são as mais utilizadas. 

“Embora goste muito dessa cidade, preciso retornar para casa.”

“Apesar do meu bom resultado no vestibular, não consegui entrar na faculdade.”

A lógica é bem parecida no inglês. A diferença é que, para expressar os sentidos de “embora” e “apesar de”, existem 5 palavras distintas! “Although”, “Though” e “Even though” são conjunções equivalentes a “embora”, enquanto “In spite of” e “Despite” equivalem a “apesar de”. Mesmo formando dois grupos de significados equivalentes, cada uma dessas 5 palavras possui um contexto específico para ser usada dentro da língua inglesa, relacionado à ênfase e à estrutura. Saber identificar a hora certa de aplicar cada opção vai te ajudar a soar como um nativo – vamos aprender?

Leia também: O que é o “There to be” e como utilizar

ALTHOUGH: todo uso da palavra “although” precisa ser acompanhado de sujeito e verbo, logo na sequência. Pode aparecer no início ou no meio da sentença, desde que respeite a estrutura although + sujeito + verbo. Seu uso é associado a contextos mais formais, seja na escrita ou na fala.

Although she sleeps a lot, she never misses appointments. (Embora ela durma muito, ela nunca perde compromissos).

THOUGH: a aplicação da palavra “though” respeita a mesma estrutura usada para a palavra “although”though + sujeito + verbo. O que difere o uso dos dois termos é que, costumeiramente, “though” aparece em contextos mais informais (tanto na fala quanto na escrita).

Though he doubts, he always wins. (Embora ele duvide, ele sempre vence)

Leia também: Conheça as diferentes aplicações para a palavra “Up”

EVEN THOUGH: como terceira opção de equivalência a “embora”, a expressão “even though” também segue a mesma estrutura – even though + sujeito + verbo. O detalhe que a diferencia das opções anteriores é relacionado à intensidade. Usa-se “even though” na intenção de dar ênfase ao que está sendo dito ou escrito.

Even though I was very tired, I couldn’t sleep. (Embora eu estivesse muito cansado, eu não conseguia dormir)

IN SPITE OF: aqui partimos para o grupo de conjunções equivalentes a “apesar de”. A aplicação de “in spite of” obedece a uma estrutura diferente –  seu uso é sempre seguido de substantivo / pronome / gerúndio (verbo + ing). Nunca posicione sujeito e verbo após o uso dessa expressão.

In spite of the cold, we had a nice day at the beach. (Apesar do frio, nós tivemos um bom dia na praia)

John is not well, but in spite of this he came to work. (John não está bem, mas apesar disso ele veio trabalhar)

In spite of being hurt, he walked home. (Apesar de estar machucado, ele caminhou até em casa)

Leia também: Como usar os verbos auxiliares em inglês

DESPITE: como segunda opção equivalente a “apesar de”, a expressão “despite” segue a mesma estrutura explicada acima – despite + substantivo / pronome / gerúndio (ing). Mas atenção: seu uso nunca é seguido de “of”.

Despite what I said yesterday, I still love you. (Apesar do que eu disse ontem, eu ainda amo você)

I’m not tired, despite working all day. (Eu não estou cansado, apesar de ter trabalhado o dia inteiro)

Despite my careful plans, a lot of things went wrong. (Apesar dos meus planos cuidadosos, muitas coisas deram errado)

Agora você não erra mais o uso das conjunções concessivas em inglês! Quer continuar aprimorando seu domínio da língua inglesa sem precisar sair de casa, respeitando sua rotina? Conheça a Letmetell: a plataforma de idiomas 100% virtual da Intersaberes! Cursos de inglês do básico ao proficiente, com lições interativas que desenvolvem as habilidades de fala, escuta, escrita e leitura por meio de situações cotidianas. Você acessa de qualquer dispositivo com conexão à internet e estuda no local e no momento que preferir. Faça o teste de nivelamento e comece hoje mesmo: Curso de inglês online – Letmetell

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora