Blog

Apóstrofos em inglês: como usar

16 de março de 2021


Os sinais de pontuação existem para dar ritmo e entonação à leitura, indicando pausas curtas ou longas, encerramento de ideias, falas de personagens, explicações sobre temas previamente abordados, entre outros. Dentre os diversos tipos de pontuação gráfica englobados pela ortografia, talvez o sinal que mais desperta dúvidas sobre seu uso seja o apóstrofo – aquele com formato de vírgula voltada para a esquerda.

O uso correto do apóstrofo é específico para cada idioma. No português, seu emprego é feito para gerar elisão, que nada mais é do que a supressão de letras e sons em um termo escrito (como em “roda d’água”, por exemplo). Na língua inglesa, o apóstrofo é usado em duas situações principais, mas que se confundem com outras condições ortográficas e acabam gerando confusão na cabeça dos estudantes e até na de alguns nativos do idioma! Para descomplicar e solucionar as dúvidas, confira a seguir quais são as aplicações adequadas do apóstrofo na língua inglesa e fique atento aos erros mais comuns:

APÓSTROFO PARA CONTRAÇÕES

As contracted forms são principalmente utilizadas em contextos informais, como forma de dar mais dinamismo e fluidez a um diálogo. A contração consiste na combinação de um substantivo ou pronome com um verbo, substituindo o uso da(s) letra(s) suprimida(s) pela aplicação do apóstrofo. A maioria das contrações é feita com o verbo to be e com os verbos modais, tanto na forma positiva quanto negativa.

Exemplos:

I am (modo formal) – I’m (modo contraído)

She is (modo formal) – She’s (modo contraído)

He is not (modo formal) – He isn’t (modo contraído)

You have (modo formal) – You’ve (modo contraído)

We would (modo formal) – We’d (modo contraído)

They should not (modo formal) – They shouldn’t (como contraído)

APÓSTROFO POSSESSIVO

A aplicação do apóstrofo seguido de “s” ao final de um substantivo ou sujeito serve para indicá-lo como possuidor de algo.

Exemplos:

The boat’s captain is here. (O capitão do barco está aqui)

My cat’s bed is soft and warm. (A cama do meu gato é macia e quente)

Don’t tell anybody, this is Carol’s secret. (Não conte a ninguém, este é o segredo da Carol)

Quando o substantivo atrelado à posse está no plural, é preciso avaliar duas situações:

  • Se o plural não termina em “s”, a regra anterior se aplica normalmente. (Ex.: The children’s vacation is coming)
  • Se o plural termina em “s” (ou se o próprio substantivo termina em “s” em sua forma padrão), acrescenta-se apenas o apóstrofo após o “s” final. (Ex.: The bus’ driver is sick today / Where is the ladies’ room?)

#1 ERRO COMUM: PRONOMES POSSESSIVOS

Aqui está uma pegadinha de sonoridade! É muito comum que os estudantes confundam as contrações (aglutinação pronome + verbo) com pronomes possessivos, por soarem muito semelhantes na hora de falar. A diferença fica clara na escrita:

  • You’re looking sad today. What ‘s wrong? (You’re – você é/você está)
  • Where is your cell phone? (Your – seu/sua)
  • It’s raining with lightning and thunder. (It’s – ele ou ela é/ele ou ela está para animais e coisas)
  • The bird is building its nest. (Its – dele/dela para animais e coisas)

#2 ERRO COMUM: “YES OR NO” QUESTIONS

Em perguntas de “sim ou não”, existem as respostas curtas padrão da língua inglesa:

  • Are you student? Yes, I am.

Nestes casos, o uso do apóstrofo como recurso de aglutinação é indevido. A resposta “Yes, I’m” está incorreta. O mesmo vale para o caso específico de “I am + not”, ainda que a contração negativa seja possível nos demais pronomes. You aren’t (you are not), she isn’t (she is not), he isn’t (he is not) estão corretos; I amn’t e outras variações estão equivocadas. Para negar na primeira pessoa, use sempre “I am not”.

#3 ERRO COMUM: PLURAL

Por fim, o apóstrofo seguido de “s” em hipótese alguma deve ser usado para indicar plural. Plural se indica com “-s”, “-es” ou com uma palavra específica, nos casos irregulares. Apóstrofo + “s” funciona apenas para contrações e para indicar possessividade.

  • My pet’s are beautiful. (incorreto)
  • My pets are beautiful. (correto)

O bom domínio do inglês está cada vez mais requisitado na atualidade. Seja para turbinar a carreira, fazer novas viagens ou mudar de vida em um novo país, chegou a hora de fazer acontecer! Tire seus estudos da gaveta ou comece do zero com o apoio da Letmetell: a plataforma de idiomas 100% online da Editora Intersaberes. Cursos do iniciante ao proficiente, com atividades interativas que desenvolvem as habilidades de leitura, escrita, audição e fala através de situações do dia, para você já sair falando! Basta um dispositivo com conexão à internet para estudar quando e onde preferir: https://www.letmetell.com/ingles/  

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora