Blog

Quer aprender a falar francês? Conheça as expressões mais usadas

12 de dezembro de 2018


Um objetivo bastante comum em quem gosta de idiomas é aprender a falar francês, pois trata-se de um idioma falado nos cinco continentes e que abre diversas oportunidades profissionais.

Assim, aprender a falar francês é um desejo bastante comum para quem tem ascendência francesa ou possui objetivos diversos atrelados ao aprendizado, mas também devido à sonoridade e beleza do idioma que o torna único. Saiba mais a seguir.

Saiba como aprender francês do básico ao fluente com dicas práticas e facilmente aplicáveis à sua rotina de estudos.

10 expressões em francês muito usadas

Além da linguagem formal, todos os idiomas possuem expressões relacionadas à cultura local amplamente conhecidas pela população. O francês não é diferente. Quem deseja visitar ou morar na França, precisa conhecer esses termos.

Leia também: Como aprender qualquer idioma de maneira rápida

Conheça a seguir 10 expressões em francês muito usadas.

1. C’est simple comme bonjour!

Na tradução literal, a expressão quer dizer “é simples como (dizer) bom dia!”. A expressão é utilizada em várias situações cotidianas na França quando o objetivo é referir-se a algo muito fácil de ser feito, afinal, não dá para negar que dizer “bonjour” é muito simples.

2. On n’est pas sorti de l’auberge!

Literalmente, a expressão pode ser traduzida como “nós não saímos do albergue!” e é usada para referir-se a uma situação ruim, da qual é difícil de sair. O termo “l’auberge” era um eufemismo para designar cadeia, o que justifica o porquê de ser difícil de sair.

3. Mettre les points sur les i

Expressão que significa literalmente “colocar os pingos nos is”, que pode ser entendida como esclarecer as coisas. De uso em vários países, inclusive no Brasil, a expressão é mais comum e deve ser conhecida por turistas que querem aprender a falar francês.

4. Il (ne) faut pas pousser mémé dans les orties!

Na tradução direta, a frase significa “não se deve empurrar a avó para as urtigas!”, a qual é utilizada por quem quer dizer que não se deve exagerar. Para entender a frase, basta pensar que, independente da situação, empurrar a avó nas urtigas sempre será um exagero.

5. Ça ne casse pas trois pattes à un canard

Bastante comum na França, a expressão é traduzida como “isso não quebra nem três pernas de um pato”, que significa basicamente que algo não é nada especial. Apesar de confusa, a expressão refere-se a algo que não existe e, portanto, que não é especial.

6. Pisser dans un violon

Traduzida literalmente como “mijar em um violino”, a expressão significa desperdiçar esforços, uma vez que essa atitude não é produtiva e não vai contribuir em nada para resolver um problema.

7. Chacun voit midi à sa porte

A expressão pode ser traduzida como “todos veem o meio-dia à sua porta”. É usada para fazer referência a situações nas quais alguém julga uma situação a partir do próprio ponto de vista.

O termo é usado principalmente para pessoas “cabeça dura” ou que não querem ou não se esforçam para ver um problema a partir da perspectiva do outro.

8. Au petit bonheur la chance

A expressão pode ser traduzida como “à pequena felicidade, a sorte”. É usada para dizer que a sorte foi lançada e nada pode ser feito em relação a isso.

9. Donner un coup de main

A tradução literal significa “dar um golpe de mão”, entretanto, o termo é usado para dizer “dar uma mão”, ou seja, oferecer uma ajuda.

10. En avoir ras le bol

Outro termo comum para quem quer aprender a falar francês é esse, que significa “ter a tigela cheia disso”. A expressão é usada para afirmar que a pessoa está de saco cheio de algo, ou seja, que não aguenta mais.

Como aprender a falar francês em menos tempo?

Para aprender a falar francês corretamente e em menos tempo é fundamental escolher uma escola de idiomas com metodologia de ensino que abrange gramática, vocabulário, compreensão e exercícios orais, como a Let Me Tell, que possui aulas online de francês para diferentes níveis – se você gostar de outros idiomas, também disponibilizamos os seguintes cursos: italiano, alemão, espanhol, holandês e inglês.

Além disso, a ferramenta disponibiliza funcionalidades que auxiliam a realização das aulas, como dicionário, sinônimos, tradução e pronunciação de palavras. Com duração média de 12 meses meses, o curso online de francês visa atender às necessidades específicas de cada aluno e, por ser flexível, facilita a organização da rotina de estudos.

Quer começar a aprender francês agora mesmo? Por apenas R$ 44,00 no plano mensal e R$ 186,90 no plano semestral, você tem acesso completo a nossa plataforma de cursos online. Matricule-se já!

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora