Blog

Aprender alemão é difícil? Entenda os 5 maiores desafios do idioma

4 de junho de 2021


Ao redor do mundo, existem cerca de 130 milhões de pessoas nativas da língua alemã, e estima-se que outras 75 milhões a praticam como idioma estrangeiro. O alemão é tido como língua materna em 42 países diferentes, sendo a língua mais falada dentro da União Europeia. Derivada da família das línguas indo-europeias, mas com notáveis influências do latim, do grego, do inglês e até do francês, o alemão é considerado uma língua pluricêntrica.

Com palavras visualmente complexas e uma pronúncia peculiar, é comum esbarrar com a sensação de que aprender alemão é difícil demais. Em contrapartida, a comunicação em alemão é uma habilidade que pode abrir portas preciosas para o seu futuro. Para conhecer a Europa, estudar fora do Brasil, concorrer a vagas em multinacionais ou, no caso dos brasileiros, saber mais sobre nossos antepassados. Seja qual for sua intenção, estudar alemão é um caminho cheio de oportunidades!

Leia também: Conheça 7 motivos para aprender alemão

É verdade que existem muitas diferenças entre a língua portuguesa e o alemão – e que talvez este não seja o idioma mais intuitivo para os nativos do português. Mas está longe de ser impossível! Ao invés de desanimar nos estudos porque aprender alemão é difícil, conheça os principais desafios do idioma para estudantes brasileiro e mantenha-se focado: 

GÊNERO DAS PALAVRAS

Na língua portuguesa, todos os substantivos são femininos ou masculinos. Existem línguas onde o gênero das palavras não interfere na construção gramatical, mas não é o caso do alemão. Na língua alemã, os substantivos podem ser masculinos (artigo der), femininos (artigo dier) ou neutros (artigo das). Cada gênero de substantivo gera uma flexão específica para as outras palavras que o acompanham (como adjetivos, por exemplo). 

PRONÚNCIAS

A sonoridade é uma das grandes responsáveis pela sensação de que aprender alemão é difícil. É natural que ouvidos brasileiros sintam dificuldade para distinguir as palavras de uma frase em alemão, visto que a construção dos idiomas é bem diferente. Existem sílabas e fonemas na língua alemã que não fazem parte da língua portuguesa, dificultando o trabalho dos estudantes. A letra “R”, por exemplo, pode assumir sons totalmente estranhos para brasileiros, como na palavra Freund (amigo). Tais sutilezas só podem ser percebidas e aprimoradas no contato prático com o novo idioma.

 CONJUGAÇÕES VERBAIS

Nós, brasileiros, entramos em contato com o português desde o nascimento. Estudantes de idiomas podem considerar isso uma sorte, dada a complexidade estrutural da língua portuguesa para quem não é nativo. O estudo de línguas como o inglês, por exemplo, revela estruturas simplificadas e mais fáceis de aprender. Assim como o português, o alemão reserva uma série de flexões verbais distintas, e a combinação “verbo conjugado + pronome pessoal” desperta confusão entre os estudantes. Mais uma vez, a solução depende da memorização pela prática.

Leia também: Como aprender alemão sozinho?

TRENNBARE VERBEN

 

Leva algum tempo até os brasileiros se acostumarem com o conceito de verbos separáveis. É exatamente o que os verbos trennbare são: verbos cujo prefixo é separado do restante da palavra no presente do indicativo ou no pretérito. Em frases grandes, o verbo é sucedido de preposições, adjetivos e advérbios até que o prefixo seja encaixado como último elemento. Peculiaridades como essa endossam a percepção de que aprender alemão é difícil, até que sejam assimiladas e naturalizadas. Como no aprendizado de qualquer outro idioma estrangeiro, tudo é uma questão de tempo, paciência e exercício.

ACUSATIVO E DATIVO

Artigos, adjetivos e pronomes não são flexionados apenas com base no gênero do substantivo, na língua alemã. Os casos dativo (usado para marcar o objeto indireto de um verbo) e acusativo (usado para marcar o objeto direto de um verbo) do alemão fazem um nó na cabeça dos estudantes. Em linhas gerais, existem flexões específicas para cada caso. O pronome “eu”, por exemplo, corresponde a “ich” na forma normativa (mais comum), “mir” na forma dativa e “mich” na forma acusativa.

Aprender alemão é difícil para alguns, mas vale a pena para todos que não desistem! Não se deixe intimidar por desafios linguísticos na busca pelos seus objetivos. Eleve seus conhecimentos em alemão ao próximo nível com auxílio da Letmetell, a ferramenta de idiomas 100% virtual da Editora Intersaberes! Cursos do iniciante ao proficiente acessíveis de qualquer dispositivo com conexão à internet, para você estudar na hora e no lugar que preferir. Metodologia didática com atividades interativas sobre temas cotidianos, para você aplicar o aprendizado na vida real. Faça o teste de nivelamento e comece de onde parou: https://www.letmetell.com/alemao/ 

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora