Blog

Aprender francês do zero: entenda as semelhanças com o português

24 de maio de 2021


Aprender um idioma do zero é uma decisão que precisa estar respaldada por boas doses de foco, paciência e determinação. O cérebro naturalmente leva um tempo para deixar de interpretar a nova língua através dos parâmetros do idioma materno. É preciso muito contato com o novo idioma para que essa “virada de chave” aconteça e possibilite a fluência plena. Até lá, afaste a frustração e concentre-se nas pequenas conquistas que te aproximam cada vez mais de seu objetivo!

Para os nativos da língua portuguesa, aprender francês do zero pode soar desafiador. Quando comparado ao espanhol ou ao italiano, o caminho da aprendizagem parece mais complexo. A boa notícia é que tanto o português quanto o francês (assim como o espanhol e o italiano) derivam de uma mesma mãe: o latim. São as chamadas línguas românicas, ou neolatinas, que se originaram da evolução do latim vulgar.

Leia também: Dicas para aprender um idioma parecido com o seu

Brasileiros que sonham em falar francês podem contar com algumas vantagens! Ainda que as línguas pareçam destoantes num primeiro momento, existem muitas características preservadas da origem comum. São semelhanças de gramática e vocabulário que vão te ajudar a desmistificar o idioma francês e a interpretá-lo com olhos mais familiares. A seguir, entenda os benefícios de ser nativo da língua portuguesa na hora de aprender francês do zero:

ALFABETO LATINO

Imagine se, para aprender francês do zero, você precisasse começar aprendendo novas letras? É o que os estudantes brasileiros vivem ao decidir estudar idiomas como o russo (alfabeto cirílico, 33 letras) ou o árabe (alfabeto árabe, 29 letras). Considere, ainda, a língua japonesa, que conta com três sistemas de escrita diferentes – Hiragana, Katakana e Kanji!

O francês e o português compartilham o alfabeto latino (ou romano), com as mesmas 26 letras de A a Z tão conhecidas pelos brasileiros. Pode parecer simplista, mas essa já é uma vantagem e tanto para tomar coragem e dar início aos estudos!

ESTRUTURA DE FRASE

A próxima semelhança está relacionada à sintaxe. A sintaxe são as regras que regem a disposição das palavras na frase, e a disposição das frases no discurso. Determinam as formas de interligação dos elementos na sentença, para gerar relações de concordância, subordinação ou ordem. Está intimamente relacionada com a maneira de construir falas e sentidos em cada idioma.

A ordem sintática adotada pelo português e pelo francês é a mesma – o esquema SVO (Sujeito + Verbo + Objeto). Se no português falamos “Eu amo chocolate”, em francês fala-se “J’aime le chocolat”. A identificação deste mesmo esqueleto no idioma francês pode simplificar seus estudos.

CONCORDÂNCIA E CONJUGAÇÃO

Igualmente ao português, a concordância com o sujeito da frase se dá em gênero (feminino ou masculino) e número (singular ou plural) no francês. Por exemplo:

  • Ele é bonito – Il est beau
  • Ela é bonita – Elle est belle
  • Eles são bonitos – Ils sont beaux
  • Elas são bonitas – Elles sont belles

O mesmo se aplica à conjugação dos verbos. Tanto no português quanto no francês, a conjugação adequada varia em função da pessoa (primeira, segunda ou terceira, no singular ou plural).

Leia também: Erros que brasileiros cometem ao falar francês

VOCABULÁRIO

Uma das facilidades que os nativos do português certamente perceberão com rapidez está no vocabulário. O francês e o português compartilham muitas palavras de mesmo significado com grafias idênticas ou bem similares! São palavrinhas que dão aquela gostosa sensação de familiaridade em meio a um idioma desconhecido. Tente, desde já, reconhecer algumas delas em filmes ou seriados franceses:

SUBSTANTIVOS

  • Árvore – Arbre
  • Cabana – Cabane
  • Fácil – Facile
  • Laboratório – Laboratoire
  • Obediência – Obédience
  • Fábrica – Fabrique

VERBOS

  • Estudar – Étudier
  • Exercitar – Exerciter
  • Dançar – Danser
  • Morrer – Mourir
  • Dar – Donner
  • Ver – Voir
  • Vender – Vendre
  • Avançar – Avancer

A França te espera! Não deixe o medo de aprender francês do zero te afastar de grandes oportunidades e novas experiências de vida. Eleve seu conhecimento em francês ao próximo nível com auxílio da Letmetell: a plataforma de idiomas 100% online da Editora Intersaberes! Cursos de francês do iniciante ao proficiente, com lições interativas que desenvolvem fala, escuta, escrita e leitura através de situações cotidianas. Tudo acessível do computador, tablet ou smartphone, para você estudar onde e quando preferir: https://www.letmetell.com/frances/

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora