Blog

Aprender francês ou italiano? Entenda o que melhor funciona para os seus planos

9 de junho de 2021


Comunicar-se para além da língua materna é uma habilidade vantajosa em todos os sentidos. O esforço da jornada de aprendizagem é recompensado com a abertura de um futuro cheio de oportunidades. Grande parte dos estudantes de idiomas escolhe o inglês como primeira língua estrangeira, por ainda ocupar o posto de “idioma global”. Com um bom domínio do inglês, as chances de desenrolar diálogos em qualquer local do mundo ficam bem mais altas.

Na hora de ponderar sobre a segunda língua estrangeira, é importante incluir suas motivações na conta. O que te leva a estudar um terceiro idioma? Boas razões não faltam: vontade de viver em outra cultura, de conquistar melhores empregos, viajar para novos países, conhecer novas pessoas… Para priorizar a aprendizagem, critérios de proximidade geográfica, relevância econômica e política e de difusão no mundo devem ser avaliados em cada idioma candidato.

Leia também: Aprender um idioma do zero? Saiba por onde começar

Aos estudantes brasileiros, é mais vantajoso aprender francês ou italiano? Ambos derivam do latim, assim como a língua portuguesa, o que garante algumas similaridades estruturais que facilitam o estudo. Sabendo que os dois idiomas reservam suas vantagens e desafios, basta descobrir qual dialoga melhor com suas aspirações para o futuro! Descubra, a seguir, os principais benefícios de aprender francês ou italiano:

APRENDER FRANCÊS

Para além do charme romântico da França, o idioma francês é uma escolha oportuna para os estudantes brasileiros. Profissionalmente falando, o Brasil é o maior parceiro comercial da França na América Latina. Existem mais de 500 empresas francesas sediadas no Brasil, que empregam milhares de brasileiros em diversas áreas de atuação. No comércio global, a França desponta nos setores de aeronáutica, telecomunicações, energia e produtos farmacêuticos. Brasileiros que atuam nesses ramos devem considerar a fluência em francês como um grande atributo profissional.

Leia também: Aprender francês do zero – entenda as semelhanças com o português

São cerca de 290 milhões de pessoas falando francês ao redor do mundo, sendo o idioma oficial de 29 países diferentes. Dentre eles, está o Canadá – uma das grandes potências econômicas mundiais, com a qual o Brasil sustenta boas relações diplomáticas e comerciais. O país é um destino certeiro para brasileiros que buscam trabalhar com games ou seguir carreira diplomática, desde que sustentem fluência no francês. Se ainda estiver na dúvida, lembre-se de que o francês é a língua oficial das Olimpíadas, da Cruz Vermelha e da OTAN – um idioma de grande relevância!

APRENDER ITALIANO

As massas, as artes, os bons vinhos, e alguns dos destinos turísticos mais requisitados da Europa… a Itália é fascinante! E tem notícia boa: o italiano é considerado a língua mais fácil para brasileiros aprenderem, pela fonética simples e as semelhanças gramaticais e de vocabulário. São aproximadamente 120 milhões de praticantes do italiano ao redor do mundo, sendo a língua oficial da Itália, Suíça, San Marino, Vaticano, Croácia e Eslovênia.

Leia também: Semelhanças entre italiano e português

No aspecto profissional, existem cerca de 900 companhias italianas em solo nacional empregando brasileiros fluentes no idioma. A Itália está entre os 10 principais parceiros comerciais do Brasil, com acordos cooperativos para desenvolvimento acadêmico, cultural, energético e espacial. Brasileiros que almejam uma carreira internacional no ramo da moda também podem se beneficiar da fluência em italiano. Por fim, a forte descendência italiana em algumas regiões do Brasil atribui valor cultural e histórico ao domínio do idioma.

Ainda está na dúvida sobre aprender francês ou italiano? Não tem problema! Seja qual for a sua opção, você pode estudar sem sair de casa e na hora em que preferir. Conheça a Letmetell: a plataforma de idiomas 100% virtual da Editora Intersaberes! Cursos de francês e de italiano do nível básico ao proficiente, com atividades interativas que desenvolvem fala, escuta, escrita e leitura. Aprenda com temas cotidianos e saia falando! Faça o teste de nivelamento e comece hoje mesmo:  https://www.letmetell.com/cadastro/

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora