Blog

Aprender francês rápido: 5 dicas para melhorar sua compreensão oral

5 de junho de 2019


Um desafio muito comum ao aprender francês é compreender o que foi falado. Isso acontece por causa da pronúncia muito peculiar da língua, com diversos sons que não são encontrados em nenhuma palavra no português.

Além disso, a combinação entre vogais e consoantes cria sons diferentes dos quais estamos acostumados em português. Porém, existem algumas dicas que aprimoram a compreensão oral e, por consequência, melhoram o aprendizado do francês como um todo.

Neste artigo, separamos passos úteis para aprender francês e ser fluente na língua.

Saiba como aprender francês do básico ao fluente com dicas práticas e facilmente aplicáveis à sua rotina de estudos.

Como aprender francês e melhorar sua compreensão oral

Aprender francês vai além de exercícios e leitura, pois é necessário treinar bastante a compreensão oral para ser fluente e entender a língua falada. No geral, para aprender qualquer idioma, a regra básica é praticar, praticar e então praticar um pouco mais!

Por isso, confira agora 5 dicas para otimizar sua compreensão oral.

1 – Crie uma rotina de estudos

Em primeiro lugar, é fundamental traçar um plano de estudos. Afinal, não basta só acompanhar as lições dos cursos, mas também é preciso complementar os estudos.

Separe duas horas por dia para aprofundar os seus conhecimentos e divida esse período em quatro sessões de acordo com cada habilidade. Assim, é possível utilizar cada meia hora para evoluir compreensão oral, escrita, leitura e fala.

Leia tambémAprender idiomas: 5 dicas para manter a disciplina nos estudos

2 – Veja notícias e busque informações em francês

Assista a telejornais, canais de entretenimento e quaisquer outros programas de assuntos do seu interesse em francês. Você pode se informar sobre o que acontece na França com o jornal Le Quotidien com Yann Barthès.

Outra alternativa muito boa é usar os podcasts. Existe uma infinidade de temas que podem ser encontrados no idioma.

3 – Assista a filmes e ouça músicas

Comece a ver filmes com legenda em francês, depois os assista novamente sem legenda. Quando não entender o que foi falado, pause o filme e ative a legenda. Assim que tirar sua dúvida, volte ao filme sem legenda. No princípio, pode ser trabalhoso, mas, com o tempo, a compreensão começa a fluir.

Além disso, as músicas também ajudam a identificar o sotaque para aprender francês. Então, mesmo que no início você não entenda nada, ouvir as canções exercita seus cérebro com os sons emitidos na pronúncia da língua. Crie playlists para diversas situações: viajar, passear, relaxar, estudar e até limpar a casa! Abuse da sua criatividade.

Leia também: Quer aprender a falar francês? Conheça as expressões mais usadas

4 – Fale francês!

Essa é a parte que aterroriza muitos estudantes, mas não tem escapatória. Para realmente obter uma ótima compreensão oral, é preciso perder o medo e conversar em francês.

Sempre que for possível, tente se expor em diálogos com nativos e fluentes em francês. Outra possibilidade é usar ferramentas online com conversação com estrangeiros. Isso é necessário, pois cada pessoa fala em uma velocidade, com vocabulário e sotaque diferente.

5 – Leia textos em voz alta

Essa dica é excelente para melhorar sua compreensão oral e pronúncia. Além disso, com o tempo, você começa a criar conexões entre o que você lê e o que escuta. Outra dica útil é pegar frases famosas em francês e repeti-las várias vezes.

Caso encontre palavras que não saiba como pronunciar, busque a tradução em dicionários e ouça a pronúncia. Essas são formas valiosas de aprender francês.

Como aprender francês com cursos online

Precisa de ajuda para melhorar a compreensão oral e aprender francês com comodidade e flexibilidade? Conte com o curso online do idioma na Let Me Tell. Atuamos com uma plataforma 100% online e com metodologia de ensino voltada para evoluir as principais competências no aprendizado de idiomas.

Além disso, a Let me Tell possui uma uma infinidade de exercícios complementares e até jogos para auxiliarem seu aprendizado.

Confira as vantagens da ferramenta:

  •        App disponível para Android e IOS;
  •        Plataforma fácil e intuitiva;
  •        Atividades de reconhecimento de voz;
  •        Exercícios interativos e jogos;
  •        Muito mais!

Está pronto para melhorar sua compreensão oral e aprender francês de uma vez por todas? Visite nosso site, conheça nossos cursos e aprenda mais sobre a língua!

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora