Blog

Dificuldade para aprender idiomas? Como perder o medo de falar uma nova língua

13 de março de 2019


Aprender idiomas é uma tarefa desafiadora para você? Apesar da necessidade cada vez maior em se tornar fluente em outra língua, principalmente o inglês, muitas pessoas acreditam que a rotina intensa e a falta de tempo vão dificultar o aprendizado. Por isso, acabam deixando esse sonho de lado. Porém, a principal razão, na verdade, é o medo de falar uma nova língua.

Quer ver uma comparação? Você já parou para pensar como algumas pessoas são capazes de se manter em um emprego que não gostam por medo de arrependimento ou instabilidade financeira?

O mesmo acontece com quem deseja aprender idiomas. Tanto para alavancar a carreira ou como para conhecimento e viagens. E, como muitas vezes as pessoas acreditam que será impossível avançar nos estudos, é normal desistir. Com isso, excelentes oportunidades são perdidas.

Se esse é o seu caso e você sente dificuldade para aprender idiomas, vamos ajudá-lo! Confira abaixo dicas para perder o medo de falar uma nova língua e desenrolar o aprendizado.

Leia tambémAprender idiomas rápido: dicas para deixar seu cérebro mais produtivo

Como perder o medo de aprender idiomas

Um dos principais medos no aprendizado é quando você duvida da sua capacidade de comunicação em outra língua. Para encarar esta dificuldade e superar os obstáculos, um passo a passo pode ser um ótimo começo para aprender idiomas.

Reconhecimento do problema

Em primeiro lugar, é importante reconhecer a existência desse sentimento e saber que o medo é prejudicial para a sua evolução. A partir daí, fica muito mais fácil colocar em prática um plano de ação para quebrar essa barreira.

É importante compreender durante esse processo que ter medo é algo natural do ser humano. Por isso, não precisa ter medo de sentir medo. Afinal, não é vergonha nenhuma dizer que não entendeu o que uma pessoa falou em outro idioma.

Leia também5 dicas de como manter o foco para aprender idiomas

Descobrir e vencer as fases do medo

O segundo passo é identificar as fases do medo para conseguir vencê-las. Por exemplo, se o seu receio está em falar inglês, comece a treinar falando sozinho em voz alta. Depois, busque praticar com uma outra pessoa. Assim, você vai se expor gradativamente ao medo, superando cada etapa no seu ritmo.

Para perder o medo de aprender idiomas, saiba que não entender algo ou errar é totalmente humano. Isso não quer dizer nada sobre a sua capacidade de aprendizado. Então, não entre em pânico! Se não entendeu algo, pergunte.

Use a tecnologia a seu favor

Além de confiar em você mesmo e encarar seus medos, conte com os benefícios proporcionados pela tecnologia. Afinal, os avanços tecnológicos facilitam o processo de aprendizado por meio de plataformas e ferramentas. Então, se você sente medo ou vergonha de aprender idiomas, que tal estudar online?

Um dos grandes desafios dos alunos que têm medo de praticar um idioma estrangeiro é a presença de outros estudantes em sala de aula. Por isso, estudar a distância, em sua casa, pode ser um facilitador.

No curso online, você também faz o seu horário de estudo e de dedicação. Ou seja, sofre menos com a pressão para integrar esse novo aprendizado à rotina e pode ter excelentes resultados com disciplina e determinação. Além disso, muitos aplicativos para estudo de línguas estão disponíveis para você treinar de uma maneira divertida e dinâmica.

Como a Let me Tell pode ajudar

Let me Tell é uma plataforma de cursos de idiomas 100% online, com exercícios e atividades contextualizadas e niveladas com base no seu desempenho. Tudo de acordo com as suas necessidades e a sua evolução nos estudos.

Com materiais de apoio e ensino completo (leitura, escrita, compreensão oral e conversação), superar o medo e aprender um novo idioma fica muito mais fácil. Assim, você pode por exemplo vencer as dificuldades de conversação e se tornar fluente na língua desejada.

Está interessado em aprender idiomas online? Conheça toda estrutura e materiais da Let me Tell. Quer saber mais? Acesse o site e fique por dentro desse universo de conhecimento.

Baixe nosso Guia dos Idiomas e conheça os principais métodos para aprender a língua desejada.

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora