Blog

Aprender idiomas rápido: 7 maneiras de aumentar o vocabulário

20 de março de 2019


Se você estuda para aprender idiomas, seja ele qual for, memorizar novas palavras é um constante desafio, não é mesmo? Para realmente aprender uma nova língua, é necessário dominar as regras gramaticais. Mas também é imprescindível expandir diariamente seu vocabulário para impressionar em qualquer diálogo.

Felizmente, você pode contar com técnicas para encurtar esse caminho e acelerar o processo de aprendizagem e ampliação do vocabulário. Para ajudá-lo a otimizar os estudos e aprender idiomas mais rapidamente, continue a leitura.

Leia tambémQuais as melhores formas de aprender idiomas em cada idade?

Como aumentar o vocabulário e aprender idiomas mais rapidamente

Você já deve ter notado que aprender idiomas é uma atividade diária que precisa ser incorporada à rotina. Só assim é possível assimilar de maneira natural e aumentar o sucesso no processo de aprendizagem.

Ao adotar medidas simples, mesmo com pouco tempo disponível, você pode aumentar seu vocabulário em outras línguas e melhorar o aprendizado. Confira abaixo 7 maneiras de fazer isso.

1. Leia, leia, leia um pouco mais

A melhor forma de conhecer novas palavras é a leitura. Leia tudo que você puder na língua que está aprendendo. Quando você lê, você não está apenas vendo uma nova palavra, mas sim identificando-a em um contexto.

Ou seja, é a maneira mais clara para o seu cérebro fazer uma associação e entender aquela palavra. O que torna mais difícil de esquecê-la.

Leia tudo desde livros até bulas de remédios ou rótulos. Toda leitura de forma prática e em situações do cotidiano ajuda no processo.

Leia também: 5 dicas de como manter o foco para aprender idiomas

2. Associe imagens às palavras

Usar a associação não é uma estratégia nova no processo de aprendizagem. Isso porque o método pode ser colocado em prática para aprender idiomas mais rapidamente por qualquer pessoa.

A forma mais eficiente é utilizando flash cards. Faça cartões de memorização com uma imagem e sua respectiva frase na língua estudada. Assim, você irá associar a imagem a um contexto.

Por exemplo, para iniciantes, podemos utilizar o flash card com a frase “Read a book” e uma imagem representativa da leitura de livro.

O bom é que a tecnologia é nossa aliada. Então, muitos aplicativos e cursos online disponibilizam essa técnica prática para estudar línguas.

3. Leve o idioma para a vida

Como comentamos anteriormente, introduzir o idioma na rotina é muito importante para assimilar suas peculiaridades de maneira natural. Por isso, busque por filmes, livros, músicas e qualquer outro material na língua estudada e passe a maior parte do tempo possível imerso nesse universo.

Isso vai ampliar o seu vocabulário sobre expressões do dia a dia, gírias e o uso mais informal das palavras. Além disso, vai tornar o estudo muito mais divertido.

4. Converse

Falar também é importante. Portanto, converse nem que seja com você mesmo. Se possível, filme você falando em outra língua. E, posteriormente, assista para identificar as falhas na pronúncia e descubra onde você tem mais dificuldade.

5. Faça anotações

Uma dica interessante é ter sempre um caderninho de bolso para anotar as palavras e expressões diferentes que você ainda não sabe o significado.

Escreva-as e faça a tradução ao lado, identificando várias frases com contextos diferentes. Afinal, não basta conhecer a tradução literal de uma palavra se não souber como aplicá-la.

6. Tenha um bom dicionário

Para tirar o máximo proveito da dica anterior, é sempre bom ter ao lado um dicionário. Isso porque ele será a ferramenta que ajudará a ampliar ainda mais seu vocabulário no dia a dia. Invista em um de qualidade, seja ele físico ou online.

7.  Escreva sobre a sua rotina

Um exercício simples e fácil, que você pode fazer diariamente para aprender idiomas mais rapidamente, é anotar sua rotina ao final de cada dia. Dessa forma, você busca por novas palavras todos os dias, além de treinar a construção de frases e sentenças maiores.

Estudar idiomas com cursos online

Aprender outro idioma é uma necessidade cada vez mais exigida pelo mercado de trabalho e a globalização. Porém, nem sempre temos o tempo necessário para nos dedicarmos aos estudos.

Com a tecnologia, a oferta de cursos online cresce e se torna uma alternativa mais viável para quem não quer parar de estudar, mas não tem tanto tempo e precisa de flexibilidade por causa da rotina agitada.

Let Me Tell é uma escola de idiomas 100% online com uma plataforma de aprendizagem virtual, moderna e dinâmica. Estude inglêsespanholitalianofrancês ou alemão com auxílio de uma plataforma digital.

Se você está interessado em aprender de forma flexível e no seu tempo, temos o método de aprendizado certo para você! A Let Me Tell desenvolve um curso personalizado, que respeita o ritmo de cada aluno.

Com um sistema de nivelamento, é possível aprender de acordo com seu nível de domínio no idioma. Além disso, você conta com técnicas de conversação, compreensão oral, leitura e escrita, e materiais de apoio para aprender idiomas de forma mais rápida.

Agora você percebeu como estudar uma nova língua pode ser mais simples e divertido do que parece? Acesse o site da Let Me Tell, saiba como funciona e conheça nossos cursos de idiomas 100% online.

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora