Blog

Aprender russo é muito fácil: conheça 5 razões que comprovam

12 de junho de 2019


Para muitos brasileiros, aprender russo pode parecer um desafio impossível por causa de sua pronúncia e escrita muito diferentes das línguas latinas. Porém, falar russo pode ser muito menos difícil do que você imagina.

Apesar do alfabeto diferente e com letras irreconhecíveis no primeiro contato, existem diversos fatores no idioma russo que facilitam a aprendizagem para as pessoas que falam português. Por isso, não tenha medo.

Neste artigo, confira 5 características da língua russa que mostram que aprender este idioma não é tão complexo.

Como aprender russo de forma descomplicada

Seja para uma breve visita ou para morar no maior país do mundo, é indispensável aprender russo. Isso porque, na Rússia, não há um grande número de pessoas que falam inglês e menor ainda os que sabem português. Para ajudá-lo neste desafio, conheça dicas úteis!

1 – Depois de conhecer o alfabeto, a pronúncia se torna fácil

O inglês, o francês e o alemão nem sempre refletem à escrita na pronúncia das palavras. No entanto, diferentemente destas línguas, o idioma russo tem pronúncia bastante regular e clara. Após entender e dominar as poucas regras, falar corretamente deixa de ser uma preocupação.

2 – Para pedir ou agradecer, existe apenas uma palavra

Seja para dizer por favor ou muito obrigado, uma mesma palavra é usada: “пожалуйста” (pazhàlusta). No sentido literal, seu significado é “por favor”. Porém, na prática, basta adicionar essa palavra a qualquer frase para pedir ou agradecer de maneira cortês.

Leia também: Aprender idiomas rápido: dicas para deixar seu cérebro mais produtivo

3 – Não existe artigo no idioma russo

Não existe gênero no russo. Logo, não é preciso usar artigos antes de um substantivo para definir se ele é masculino e feminino.

4 – Para construir frases negativas, basta usar um pequeno auxiliar

Para os verbos, substantivos e adjetivos serem colocados na forma negativa, basta colocar o auxiliar “не” antes deles.

5 – O idioma russo possui apenas 3 tempos verbais

A língua portuguesa possui diversos tempos verbais. Enquanto isso, o russo possui apenas passado, presente e futuro em somente dois modos: perfeito e imperfeito. Simples assim!

Além dessas 5 características, existem muitas palavras no idioma com pronúncia e significados semelhantes ao português. Observe e veja como aprender russo:

  • центр (tsentr) = centro
  • класс (klas) = classe / aula
  • акт (akt) = ato
  • актив (aktív) = ativo
  • альтернатива (alytyernatíva) = alternativa
  • дезодорант (dyezadaránt) = desodorante
  • дефект (dyefyékt) = defeito
  • дискуссия (diskússiya) = discussão
  • камера (kámyera) = câmera
  • материя (matyériya) = matéria
  • организм (arganízm) = organismo
  • структура (struktúra) = estrutura
  • тенденция (tendéntsêya) = tendência
  • транспорт (tránspart) = transporte
  • фальсификация (falysifikátsêya) = falsificação
  • фигура (figura) = figura
  • форма (fórma) = forma

Com certeza, você viu mais palavras com significado e pronúncia parecidos do que poderia imaginar, não é mesmo?

Vale também ressaltar que os russos possuem muito orgulho da sua terra natal, da cultura e do idioma. Por este motivo, os moradores estão sempre abertos a ajudar alguém que está se esforçando para aprender sua língua.

Para aprender russo, não perca a chance de conversar com alguém fluente no idioma. Isto irá contribuir muito com o seu aprendizado.

Leia também: 5 dicas para manter a disciplina nos estudos

Como os cursos online ajudam a aprender russo

Para aprender russo na prática, os cursos online de idiomas são uma ótima alternativa, já que permitem comodidade e flexibilidade para os estudantes. Neste cenário, conheça a Let Me Tell.

A plataforma 100% online pode ser acessada a qualquer hora e de qualquer lugar e conta com diversos cursos, incluindo o de russo. Contamos com metodologia de ensino específica por meio de associação, repetição e contextualização. O que facilita o aprendizado dos idiomas.

Dessa forma, a Let Me Tell proporciona aprendizado completo e focado na leitura, escrita, pronúncia e compreensão oral. Tudo isso com materiais teóricos ricos, atividades dinâmicas, recursos avançados como reconhecimento de voz e até jogos interativos.

Além disso, no seu primeiro acesso na plataforma, é realizado um teste para identificar o nível de conhecimento no idioma que deseja aprender. Com isso, o ensino é personalizado de acordo com as suas necessidades.

Quer aprender russo na prática com a Let Me Tell? Acesse nossa página e conheça nosso curso online de russo.  

 

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora