Blog

Como a música pode auxiliar na aprendizagem de uma nova língua

26 de novembro de 2020


A música e a existência humana caminham juntas há muito tempo. Registros indicam que os egípcios já possuíam um elevado nível de expressão musical há 4.000 anos, o que dá certa perspectiva sobre o grande impacto da musicalidade no desenvolvimento cerebral, no equilíbrio físico e mental e no bem-estar dos humanos. Como uma linguagem universal, a música ultrapassa barreiras cronológicas e culturais e assume diferentes estilos em cada canto do mundo, sempre preservando a capacidade de comunicar, divertir e inspirar crianças e adultos.

Leia também: Existe uma idade certa para se aprender um novo idioma?

Além de entreter e expressar emoções, a música é carregada de informações matemáticas que desenvolvem o raciocínio lógico e a capacidade de concentração – e, atualmente, já se reconhece a importância da música como ferramenta facilitadora na aprendizagem de novos idiomas! Quer saber como? Descubra a seguir:

ESTÍMULO À MEMÓRIA

Você com certeza já passou pela situação de não conseguir tirar uma melodia da cabeça. Isso acontece porque a música é um eficiente gatilho para ativar o mecanismo da memória nos humanos. Informações transmitidas de maneira musicalizada têm grandes chances de serem memorizadas pelo interlocutor, o que pode ser de grande ajuda quando se está aprendendo um novo idioma. O aluno pode ouvir músicas originais do idioma estudado para internalizar conceitos gramaticais e de vocabulário presentes na letra, mas também pode criar suas próprias letras musicais inspiradas em conteúdos de estudo (como verbos irregulares, por exemplo) para facilitar a memorização.

FIXAÇÃO POR REPETIÇÃO

A repetição é um recurso de ensino que busca a internalização de um conceito até que o estudante ganhe confiança e autonomia para aplicá-lo em novos contextos. Os refrões demonstram o quanto a música é permeada pela repetição, o que ajuda os estudantes a assimilarem a linguagem dentro de um contexto restrito até que sejam capazes de transpor esse conceito a diferentes situações comunicativas.

DESENVOLVIMENTO DA PRONÚNCIA

O ritmo da música facilita a articulação da fala e ameniza o constrangimento natural de falar em um novo idioma. Quando o aluno ouve músicas de diferentes regiões que praticam um mesmo idioma, também consegue aguçar a percepção sobre sotaques e regionalismos. Ao adquirir referências de oralidade com cantores nativos e trabalhar fatores limitantes como a vergonha de falar, torna-se muito mais fácil desenvolver uma pronúncia bem articulada e atingir a fluência com desenvoltura.

Leia também: Quanto tempo leva para ser fluente em um novo idioma?

GANHO DE VOCABULÁRIO

Pense em quantas letras de música você tem armazenadas na mente. Quando se está aprendendo um idioma, as músicas são fontes ricas para a construção do novo vocabulário. Oferecem contato com termos coloquiais às vezes pouco explorados em cursos de idioma, mas que são parte do cotidiano dos nativos e fazem grande diferença na comunicação em viagens. Palavras que se repetem em diferentes músicas podem ensinar significados por associação, além de demonstrar a diversidade de contextos em que uma mesma palavra pode se encaixar.

FAMILIARIZAÇÃO COM A ORALIDADE

A música acostuma o ouvido do aluno com o ritmo, a entonação e toda a expressão oral do idioma que está aprendendo. A melodia e a técnica vocal dos cantores facilita a identificação do início e do fim de cada palavra, exercício difícil e fundamental para quem recém iniciou o contato com uma nova língua. Quanto maior for o consumo de músicas no idioma estudado, mais automático será o reconhecimento da oralidade na hora de praticar diálogos reais.

APRENDIZAGEM LÚDICA E PRAZEROSA

A grande vantagem da música enquanto ferramenta de ensino é que ela não tem “cara de estudo”, mas sim de diversão. Ouvir música é uma atividade gostosa e emocionante, que ensina ao mesmo tempo em que relaxa e diverte. A ludicidade do “aprender brincando” tira o peso da hora do estudo e enche o estudante de motivação, exigindo menos esforço na assimilação dos novos conteúdos.

Aprender novas línguas faz bem para a saúde cognitiva, expande oportunidades profissionais e abre a cabeça para novas experiências! Qual o próximo idioma da sua lista? Com a Letmetell, você pode aprender inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e russo sem sair de casa e na hora que melhor se encaixar na sua rotina. Cursos 100% online do iniciante ao avançado, em plataforma intuitiva com vários recursos didáticos que pode ser acessada de qualquer dispositivo com internet. É só escolher seu idioma, fazer o teste de nivelamento e começar: https://www.letmetell.com/

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora