Blog

Como aprender alemão rápido?

14 de julho de 2021


Considerando a forte colonização alemã que ocorreu no Brasil a partir de 1829, o alemão é um idioma familiar para muitos brasileiros. Especialmente entre quem é do sul, é provável que exista alguma influência alemã na árvore genealógica da família. Entretanto, só a herança genética não basta para otimizar a aprendizagem da língua alemã – para a tristeza de muitos estudantes de idiomas.

Leia também: Aprender alemão é difícil? Entenda os 5 maiores desafios do idioma

O alemão é uma língua que contrasta com o português e, por isso, assusta alguns brasileiros que almejam a fluência. A predominância das consoantes e a sonoridade marcante são de fato desafiadoras aos nativos da língua portuguesa. Por isso, é importante lembrar: qualquer pessoa, de qualquer idade, é capaz de aprender qualquer novo idioma! É hora de afastar a sensação de que “é difícil demais” e ficar por dentro destas dicas certeiras para quem quer aprender alemão rápido:

COMECE COM O QUE VOCÊ TEM

Diante de idiomas tidos como “difíceis”, muitas desculpas aparecem para desencorajar os primeiros passos. A verdade é que, para aprender um novo idioma, basta apenas vontade, foco e determinação! Para quem está sem dinheiro, a internet é uma grande escola. Explore canais, blogs e aplicativos focados na aprendizagem da língua alemã e certamente encontrará opções gratuitas. Para quem não tem bagagem prévia, existe muito conteúdo em texto, áudio ou vídeo direcionado para alunos iniciantes. Seja qual for o bloqueio, o primeiro passo para aprender alemão rápido é aceitar que você pode começar hoje, com aquilo que já tem em mãos.

Leia também: Como aprender alemão sozinho?

ABANDONE O “NÃO TENHO TEMPO”

A aprendizagem de qualquer novo idioma requer treino diário, ainda que seja por alguns minutinhos. Se você realmente deseja tornar-se fluente em alemão, saiba que precisará incorporá-lo em sua rotina. Para quem vive na correria, é possível aproximar o alemão do dia a dia com algumas técnicas simples. Trocar o idioma do celular, computador e demais dispositivos do português para o alemão, por exemplo, é uma forma de praticar através de atividades que já estavam previstas na rotina. Apesar disso, separar 30 minutos de cada dia para dedicação exclusiva ao idioma fará toda a diferença para quem deseja aprender alemão rápido.

EXPONHA-SE AO IDIOMA

O cérebro precisa naturalizar as características do alemão para poder desempenhá-lo com fluência. Para transformar algo que é estranho em algo natural o que funciona melhor do que a convivência? Quanto mais você se expor ao idioma nas mais diferentes mídias, maiores são as chances de aprender alemão rápido. Mas fique tranquilo – não é preciso expandir os 30 minutos de estudo diário para conhecer a língua alemã de pertinho. Você pode combinar estudo com diversão! Busque por filmes, séries, podcasts e playlists alemãs para se familiarizar com a pronúncia através de linguagens que lhe despertam interesse. A arte e os recursos de lazer são grandes aliados para quem busca se aprofundar no idioma e na cultura alemã.

 ESTABELEÇA METAS DE ESTUDO

Idiomas muito diferentes da língua materna tendem a dar ao estudante a sensação de pouco ou nenhum avanço (a curto e médio prazo). Aí a desmotivação bate na porta e a dedicação aos estudos parece não fazer sentido. É evidente que a fluência demanda tempo e esforço prolongados, mas a cada dia você está um passo mais perto deste objetivo. A melhor forma de driblar a frustração nos estudos de alemão é criar uma métrica que mensure seus avanços diários. Agrupar vocabulários por raiz ou campo semântico, por exemplo, é uma boa forma de se dedicar à conclusão de um pequeno objetivo de estudo. Manter-se motivado e animado com o progresso da aprendizagem é indispensável para quem planeja aprender alemão rápido.

Leia também: Conheça 7 motivos para aprender alemão

FALE, FALE MUITO, FALE SEM MEDO!

Poliglotas recomendam a prática oral de um novo idioma a partir do momento em que houver um mínimo embasamento teórico. Não se preocupe em dominar cada regra de gramática ou toda a vastidão de vocabulários – quando conseguir falar, fale! A expressão oral é a forma mais efetiva de exercitar a fluência; é quando se compreende a pronúncia, ritmo e a real tonalidade do idioma. Abandonar o medo, abraçar o erro e falar sempre que puder é uma postura corajosa que vai te ajudar na missão de aprender alemão rápido. Se precisar de parceria, hoje existem dezenas de aplicativos que conectam estudantes do mundo inteiro interessados em treinar conversação. Um recurso interessante para praticar o idioma, trabalhar a vergonha e nutrir laços interculturais.

Agora que você já está confiante e tem um plano de aprendizagem, o que mais pode te ajudar a aprender alemão rápido? Uma ferramenta didática, 100% virtual que desenvolve fala, escuta, escrita e leitura em atividades interativas para você estudar quando e onde preferir! A Letmetell é a ferramenta de idiomas da Editora Intersaberes e oferece cursos de alemão do básico ao proficiente, acessíveis de qualquer dispositivo com conexão à internet. Faça o teste de nivelamento e comece hoje mesmo: https://www.letmetell.com/alemao/

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora