Blog

Como aprender alemão sozinho?

17 de maio de 2021


Aprender alemão do zero é uma daquelas metas que dão frio na barriga dos brasileiros! O desafio é real, considerando a mínima familiaridade que há entre os idiomas. Enquanto o alemão deriva das línguas indo-europeias, o português vem da transformação do latim vulgar com influência do galego e das línguas das tribos que aqui viviam.

E aprender alemão sozinho? Muitos podem dizer que é impossível! Não se deixe enganar pela primeira impressão. O alemão pode parecer complexo mas, com foco e persistência no início, você aprende a compreender as sutilezas do idioma e a aprendizagem flui naturalmente. E não se esqueça: aprender uma nova língua é sempre um esforço recompensador. Seja na carreira profissional, na bagagem cultural ou em novas oportunidades de vida, o conhecimento em idiomas sempre traz benefícios.

Leia também: Conheça 7 motivos para aprender alemão

Para te ajudar a chegar na fluência sem perder a motivação, aqui estão algumas dicas para aprender alemão sozinho. São práticas simples que podem otimizar seus estudos, de maneira independente e eficiente:

FAMILIARIZE-SE COM O IDIOMA

Pense sobre o processo de aprendizagem da sua língua materna. Você era uma criança sem qualquer domínio sobre os códigos de linguagem. Em resposta à exposição prolongada, você começa a reproduzir as palavras mais utilizadas pelos familiares no cotidiano. Partindo de palavras desconexas, você logo aprende a conectar termos e formar frases para expressar suas vontades. Depois de um bom período praticando a língua falada, você então foi incentivado a ler e escrever.

Geralmente fazemos o caminho inverso quando vamos estudar um idioma estrangeiro. Começamos pela teoria, lições de gramática, flexões verbais, memorização de regras. Até que se construa uma “boa base” que assegure a prática. Muitos poliglotas defendem que a melhor forma de internalizar um novo idioma é refazendo o processo de aquisição da língua materna – aprender por familiaridade. Especialmente para o alemão, cuja sonoridade é tão distinta do português, a etapa de reconhecimento é essencial. Dedique-se, no primeiro momento, a acostumar o ouvido com o idioma, aprender a distinguir as palavras na frase, compreender o ritmo da fala.

Leia também: Aprender um idioma do zero? Saiba por onde começar

VÍDEOS E PODCASTS

Partindo do princípio do tópico anterior, a internet será sua grande aliada. Há uma infinidade de conteúdos gratuitos na web, prontos para facilitar sua aprendizagem. Quem acaba de iniciar a jornada pode se beneficiar de podcasts e vídeos criados com o intuito de ensinar alemão. Funcionam como aulas em diversos formatos, divididas por pequenos temas ou níveis de compreensão. Existem muitas opções, procure a que melhor funciona para você!

Quando avançar um pouquinho na compreensão do idioma, saia do material educativo e busque conteúdos de seu interesse. Esportes, culinária, cinema, moda, viagens, maquiagem – existem vídeos e podcasts sobre todos os temas possíveis! Através de assuntos que você gosta, será mais fácil iniciar pequenas sessões de imersão no novo idioma. Além, é claro, de ampliar o repertório de vocabulários específicos.

RÁDIO E TV LOCAIS

Quando se sentir apto a compreender (ainda que não literalmente) conteúdos com temas previamente delimitados, é hora de dar o próximo passo. Rádios e TVs originalmente alemães são excelentes opções para dar continuidade à sua imersão auditiva. Jornais e programas informativos fornecem panoramas atuais e realistas sobre a vida na Alemanha. Rádios de música e entretenimento oferecem um gostinho sobre a forma como os alemães se divertem.

Desbravar um novo idioma é muito mais do que linguagem, é sobre cultura. Ampliar o contato com produtos culturais locais inspira a curiosidade e incentiva o processo de aprender alemão sozinho.

CONVERSE COM NATIVOS

Em certa altura dos estudos, você perceberá que a verdadeira assimilação de um novo idioma não se dá de maneira passiva. A prática é a chave! E para desvendar as sutilezas do alemão, nada melhor do que o diálogo com nativos do idioma. Mais uma vez, a tecnologia pode ser sua aliada de estudos.

Existem dezenas de aplicativos gratuitos cujo intuito é conectar estudantes do mundo todo interessados em trocas linguísticas. Você ensina sobre sua língua materna e é auxiliado no idioma que está aprendendo. Tudo através de diálogos cotidianos, com espontaneidade e livre do engessamento das aulas. Ótima oportunidade para evoluir nos estudos, se aprofundar em novas culturas e fazer amizades internacionais!

TCHAU, VERGONHA: FALE MUITO!

Desde o primeiro dia de estudo, repita para si mesmo: errar faz parte do processo. Não há vergonha alguma em errar. Errar hoje é a melhor fórmula para acertar amanhã! Tenha certeza de que os demais estudantes de idioma acolherão seus erros com naturalidade e estarão dispostos a lhe ajudar. Não tenha medo de falar da forma como você sabe, fazer perguntas e abraçar as correções sempre que necessário.

Comece com diálogos de texto, para treinar a escrita. Quando sentir confiança, evolua para áudios e aprimore sua pronúncia. Com mais um empurrãozinho, parta para as conversas de vídeo e deixe fluir! Tenha certeza de que se sentirá muito mais preparado para quando for viajar e dialogar pessoalmente em alemão.

Mas, se preferir, você não precisa aprender alemão sozinho! É possível elevar seus estudos ao próximo nível sem sair de casa ou modificar sua rotina. Conheça a Letmetell: a plataforma de idiomas 100% virtual da Editora Intersaberes! Cursos de alemão do iniciante ao proficiente, com lições interativas aplicadas em situações cotidianas para você já sair falando. Tudo acessível via smartphone, tablet ou computador, assim você estuda quando e onde preferir. Faça o teste de nivelamento e aproveite tudo o que você já aprendeu: https://www.letmetell.com/alemao/ 

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora