Blog

Como construir um bom vocabulário em inglês?

16 de março de 2022


Aprender inglês é uma jornada cheia de etapas, que exigem um passo de cada vez. Compreender a lógica da construção das frases, da conjugação dos verbos e da tonalidade dos diálogos são habilidades indispensáveis para se comunicar em um novo idioma… mas se faltar vocabulário, a comunicação trava!

Leia também: 8 hábitos que prejudicam o aprendizado de inglês

O vocabulário do inglês é infinito – existem palavras para descrever tudo aquilo que nos rodeia. Pode ser formal, informal, técnico, de áreas específicas… a pretensão de dominar todo esse universo de palavras intimida até o mais dedicado dos estudantes! Você não precisa conhecer todas as palavras para ter confiança na sua prática de inglês; o segredo é ampliar seu vocabulário de forma inteligente e funcional. Quer saber como? Continue a leitura!

EXPLORE CONTEÚDOS DE SEU INTERESSE

O contexto é a chave para o não esquecimento. Talvez seja pouco produtivo se dedicar à memorização de vocabulários da biologia, da administração ou do setor financeiro se essas áreas não se relacionarem com a sua realidade. Destine sua energia de aprendizagem para palavras que fazem parte da sua vida; a partir do momento em que você precisar da nova palavra que aprendeu, certamente não irá mais esquecê-la. Se o seu foco está em expandir vocabulário, priorize as temáticas que você precisa ou tem interesse em se aprofundar. Existem podcasts, filmes, documentários, revistas e artigos sobre tudo o que você imaginar!

Leia também: Expressões em inglês que não fazem sentido em português

APOSTE NA SEQUÊNCIA VAA

Existem muitas metodologias focadas no desenvolvimento de habilidades específicas, dentro do estudo de idiomas. Para ampliar o vocabulário, é interessante experimentar a Sequência VAA: ver, anotar, aplicar. Ao esbarrar com uma palavra nova do inglês em um site, livro, filme, série ou música, anote-a junto ao seu significado em um lugar visível, para não esquecê-la. A meta é aplicá-la em uma frase dentro dos próximos 7 dias. Identificar, anotar e inserir a nova palavra em um contexto real são técnicas que intensificam a capacidade de memorização.

MANTENHA AS ANOTAÇÕES ORGANIZADAS E SEMPRE À MÃO

O estudante de inglês atento está sempre com olhos curiosos ao seu entorno, tentando expandir sua compreensão fora da língua materna. Anotar as novas descobertas é uma boa técnica de memorização – se você aplicar a Sequência VAA, logo construirá seu próprio glossário pessoal! O importante é não esquecer de organizar as anotações e, se possível, unificá-las em um local específico, para facilitar a consulta. Perceba, de acordo com seus hábitos, se é mais interessante anotá-las em papel ou no celular – pensando que a intenção é revisitá-las com a maior frequência possível.

Leia também: Como usar os verbos auxiliares em inglês

ESCREVA DA FORMA COMO VOCÊ SABE – MAS ESCREVA!

A escrita é um excelente recurso para memorizar novas informações, e pode ser sua grande aliada na construção de um bom vocabulário em inglês. Afaste a autocrítica! Não importa se o resultado será simples, pouco aprofundado ou pontuado por alguns errinhos; encare a prática como um exercício de aprendizagem. Comece escrevendo sobre coisas que aconteceram no seu dia, da forma como conseguir se expressar. Quando precisar de uma palavra que ainda não domina, pesquise, anote no seu glossário pessoal e continue o exercício.

CONTE COM O DICIONÁRIO BILÍNGUE

Em complemento à dica anterior, um bom dicionário bilíngue é item coringa na expansão do vocabulário em inglês. Hoje existem diversas versões em aplicativos de celular, para você pesquisar na hora em que precisar daquela palavrinha que só lembra em português. Muitos dicionários já vêm equipados, inclusive, com exemplos de aplicação e áudios que explicam a pronúncia!

Leia também: Conheça as variadas maneiras de dizer Oi em inglês

USE A TECNOLOGIA E AS REDES SOCIAIS A SEU FAVOR

Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e outras redes sociais fazem parte da nossa rotina atual, são os novos meios de consumo de informação. Da mesma forma, celulares, computadores e tablets se tornaram instrumentos cotidianos, muitas vezes enquanto ferramentas de trabalho. Que tal usar esses recursos em prol do seu estudo de inglês? Siga páginas de nativos, professores, pesquisadores em suas redes sociais – e por que não páginas de humor em inglês? São ótimas formas de entrar em contato com dicas, gírias, abreviações e nuances menos “engessadas” da língua. Experimente também trocar o idioma de seus dispositivos eletrônicos de português para inglês e, em poucos dias, já terá assimilado várias novas palavras pelo contato frequente.

NÃO FUJA DA CONVERSAÇÃO

O grande receio da maioria dos estudantes de inglês é colocar seus conhecimentos à prova durante uma conversação. O medo da exposição e do erro são normais, mas somente a prática pode trazer naturalidade à comunicação. É no diálogo, frente a frente ou online, que você explora o vocabulário que já domina e descobre novas palavras para dar seguimento às suas ideias. Existem muitos aplicativos dedicados à prática do inglês, com pessoas dispostas a te ajudar sem julgamentos. Não deixe de tentar!

Viu só? Ampliar seu vocabulário de inglês é mais simples do que você imaginava! E você também pode dar continuidade aos estudos de inglês com comodidade e praticidade, respeitando os compromissos que já tem na sua rotina. Conheça a Letmetell: a plataforma de idiomas 100% virtual da Intersaberes! Cursos de inglês do básico ao proficiente, basta fazer o teste de nivelamento para partir de onde você parou. As atividades são interativas e focadas no desenvolvimento integral das habilidades de fala, escuta, escrita e leitura, para sua comunicação ser completa! Tudo acessível a qualquer hora, em qualquer lugar, através de qualquer dispositivo com conexão à internet. Comece hoje mesmo: https://www.letmetell.com/ingles/ 

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora