Blog

Como se preparar para ter uma carreira no exterior?

27 de agosto de 2020


Muitas pessoas carregam o sonho de mudar de vida, sair de sua terra natal para conhecer novos lugares, novas culturas e novas pessoas – e para viabilizar esse sonho, planejar uma carreira no exterior é uma das alternativas mais consistentes e procuradas. O mesmo se aplica para aqueles que iniciaram a carreira no Brasil e, após algum tempo de experiência no ramo, perceberam que as oportunidades podem ser maiores em outros países. Seja qual for a motivação, arquitetar a próxima etapa de sua vida profissional em um novo país é uma ideia cheia de expectativas positivas, mas que exige um bom preparamento para ser bem-sucedida.

Leia também: Pensando em mudar de país? O que é melhor, aprender idioma no Brasil ou fora?

A seguir, confira alguns pontos importantes para te ajudar na jornada de planejar uma carreira internacional com organização e assertividade:

  • DOMINE UM SEGUNDO IDIOMA

Este é o primeiro passo para planejar uma vida profissional fora do país. O domínio de outros idiomas além da língua materna é um atributo valorizado em qualquer oportunidade profissional mas, quando se fala em trabalhar no exterior, a proficiência no idioma oficial do país de destino torna-se obrigatória (para que as atividades profissionais possam ser desempenhadas sem barreiras de comunicação). Se você já tem o destino em mente, aprofunde seus conhecimentos no idioma mais utilizado na localidade escolhida – mas se ainda está ponderando sobre o país a escolher, aproveite para aprimorar seu domínio na língua inglesa. Atualmente, o inglês é categorizado como língua franca (língua utilizada para estabelecer comunicação entre duas pessoas com línguas maternas distintas) e tem abrangência global, o que pode lhe abrir muitas portas.

  • INVISTA EM NETWORKING

Quem tem contatos, tem tudo! Não daquele jeito ultrapassado, onde se usa a influência social para burlar burocracias e obter facilidades para ocupar cargos. Mas sim pela riqueza que as trocas profissionais têm a oferecer para todos os envolvidos. Mantendo contato atualizado com pessoas do seu ramo, é possível compartilhar conhecimentos e tendências para o mercado de trabalho, informações sobre oportunidades no Brasil ou fora, e até mesmo indicações daqueles que reconhecem seu trabalho e seus atributos profissionais de destaque. É muito mais fácil tirar seu plano do papel quando amparado por outros profissionais experientes e influentes no segmento. Não se esqueça: quem não é visto, não é lembrado!

  • ATENÇÃO AOS VISTOS

Organizar os requisitos burocráticos que permitem viver e trabalhar legalmente em outro país é outra etapa essencial do planejamento de quem quer tentar carreira no exterior. Os vistos e demais permissões de trabalho variam de país para país, uma boa pesquisa pode te ajudar a ter certeza de quais documentos deve reunir e para onde enviá-los, evitando assim contratempos burocráticos que podem prejudicar suas oportunidades. Resolva a papelada com antecedência (pois são processos longos e criteriosos) e lembre-se de que arriscar a carreira internacional na ilegalidade não é uma boa ideia, pois as punições envolvem multas elevadas, deportação e prisão.

Leia também: Trabalhar nos EUA. O que é preciso?

  • DE OLHO NAS DEMANDAS INTERNACIONAIS

Para aqueles que desejam construir uma carreira no exterior mas ainda não contam com uma proposta ou planos concretos no horizonte, a dica é ficar por dentro das principais demandas por mão de obra de cada país; ou, caso tenha algum destino em mente, pesquisar sobre a situação do mercado da sua área de atuação por lá. Existem profissões saturadas e outras em escassez de profissionais qualificados, o segredo é encontrar o destino que precisa do que você tem a oferecer.

  • MERGULHE NA CULTURA DO DESTINO

Antes de sair da sua terra natal, conheça o máximo possível sobre a cultura do seu destino ou prováveis destinos. Assim, você se previne de passar ou causar constrangimentos originados das diferenças de costumes. Pesquise sobre as leis, o estilo de vida, a gastronomia, as opções de lazer e imagine-se como cidadão para ter certeza de que é realmente o que você busca.

Dê início a um novo capítulo de seus sonhos aprimorando seu conhecimento em idiomas! Com a Letmetell, você pode aprender inglês, espanhol, francês, italiano, alemão ou russo em uma plataforma 100% online sem precisar sair de casa, respeitando os horários da sua rotina e acessando as lições em qualquer dispositivo com conexão à internet (computador, tablet ou smartphone). Agora é só escolher o idioma e dar o próximo passo rumo aos seus objetivos! Comece ainda hoje: https://www.letmetell.com/

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora