Blog

Como ter hábitos saudáveis pode ajudar no aprendizado de idiomas

4 de março de 2021


Todo mundo já enfrentou momentos em que o ânimo para realizar sumiu e a motivação ficou lá embaixo, com a incômoda sensação de que falta energia até para sair da cama. Com a correria do dia a dia e constante falta de tempo para colocar a cabeça no lugar, as sensações descritas acima se tornam cada vez mais comuns. Momentos de esgotamento físico e mental convidam a refletir sobre a importância de transformar hábitos saudáveis em rotina – coisa que todos estamos cansados de ouvir, mas que poucos realmente colocam em prática.

Hábitos saudáveis contribuem para a manutenção do equilíbrio do corpo e da mente. Ao entender o corpo humano como uma máquina, é necessário prezar pela saúde biológica e psicológica para que todas as engrenagens continuem rodando adequadamente. A boa notícia é que, uma vez incorporados, os hábitos saudáveis trazem benefícios para múltiplos aspectos da vida – no desempenho profissional, nas relações sociais, no planejamento pessoal e até no aprendizado de novos idiomas!

Leia também: Dicas para planejar o ano de estudos em 2021

Aos viajantes e estudantes, os hábitos a seguir podem oferecer mais leveza e fluidez para a aprendizagem e para a vida como um todo:

CORPO EM MOVIMENTO

A prática de exercícios físicos aumenta o fluxo sanguíneo em direção ao cérebro, o que propicia a criação de novas células cerebrais e estimula novas sinapses. A longo prazo, a atividade física mantém a mente jovem e desperta, com avanço da capacidade cognitiva em todas as suas funcionalidades. A curto prazo, alguns minutos de malhação diários ajudam a liberar o estresse e a potencializar a energia, deixando o cérebro mais apto a receber, processar e fixar novos conteúdos.

SONO DE QUALIDADE

Em tempos de ansiedade generalizada, noites mal dormidas são frequentes e relatadas por um número cada vez maior de pessoas. Além de minar a energia produtiva e desestabilizar o humor, a privação de sono ou a baixa qualidade das horas dormidas são uma grande armadilha para o avanço dos estudos. Isso porque o sono é o principal responsável pela consolidação da memória; é enquanto dorme que seus novos conhecimentos são fixados no cérebro para serem acessados futuramente. O sono permite a reestruturação do sistema nervoso central para armazenar informações necessárias e eliminar a sobrecarga mental, levando a um despertar revigorado na manhã seguinte. Priorize suas 8 horas diárias de bom sono (local escuro, silencioso e livre de estímulos digitais) para colher melhores resultados nos estudos.

ALIMENTAÇÃO DE QUALIDADE

Se o corpo humano é como uma máquina, o alimento é o combustível que a mantém funcionando. Para pensar, questionar, aprender e realizar, uma alimentação rica e balanceada é indispensável. Além do prazer das comidas gostosas ou do desejo de “matar a fome”, alimentação é nutrição: a carga nutricional (proteínas, vitaminas, sais minerais, carboidratos, gorduras) de cada refeição é o que fornece energia (de alta ou baixa qualidade) para o cérebro comandar o restante do corpo. Quando subnutrido, o cérebro desempenha as funções cognitivas com deficiência – falta de memória, dificuldade de concentração, falta de energia e mau humor são alguns dos sintomas. Para progredir nos estudos, a mente precisa estar a todo vapor… então capriche no prato colorido!

HIDRATAÇÃO EM DIA

Nós, humanos, podemos suportar semanas sem ingerir alimento, mas passar de 3 a 5 dias sem ingestão de água pode levar o corpo ao colapso. A água é o principal componente do corpo humano e seu consumo é essencial na regulação de todo o metabolismo. Especialistas recomendam a ingestão de 2,5 litros de água ao dia para que todas as demandas do corpo sejam supridas, o que ajuda a reduzir a retenção de líquidos, eliminar as toxinas do organismo, turbinar a imunidade, equilibrar a pressão sanguínea e prevenir cálculos renais. Estudantes que mantêm-se adequadamente hidratados desfrutam de um metabolismo acelerado, com melhor capacidade de concentração e alívio do estresse e da ansiedade.

Leia também: A importância da leitura na prática de um novo idioma

TEMPO PARA RELAXAMENTO

Preservar o espaço do lazer também é um ato de cuidado com a saúde. A mente que trabalha ou estuda sem parar vai de encontro à exaustão, que leva ao gradativo enfraquecimento das capacidades cognitivas e psicoemocionais. Se você está focado em atingir a fluência em novo idioma, não se esqueça de descansar! Organize uma rotina de estudos que inclua períodos de relaxamento – ler um bom livro, meditar, caminhar, contemplar uma bela paisagem, apreciar boas companhias. Descargas de alegria e satisfação ajudam o cérebro a aliviar tensões acumuladas, deixando-o mais ativo para os momentos que exigem foco, memória e concentração.

Hábitos saudáveis são um importante passo para quem quer deixar de sonhar e começar a realizar! Se o seu objetivo está no aprendizado de novos idiomas, priorizar um estilo de vida equilibrado pode tornar sua jornada de estudos mais leve e prazerosa. Com o auxílio da Letmetell, você pode pode ir do iniciante ao proficiente em inglês, espanhol, francês, italiano ou alemão sem sair de casa, com material didático interativo e de qualidade na palma da mão. Conheça a ferramenta de idiomas 100% virtual da Editora Intersaberes e caminhe rumo à fluência estudando quando e onde preferir: https://www.letmetell.com/ 

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora