Blog

Como usar os verbos auxiliares em inglês

22 de fevereiro de 2022


Para os estudantes brasileiros, aprender inglês implica deixar para trás as lógicas gramaticais e semânticas do português. Na língua portuguesa, a maioria das palavras que constam na frase fazem parte da mensagem principal que se deseja transmitir. No inglês, existem palavras que apenas ajudam na construção do panorama comunicativo, sem de fato alterar o sentido da frase. 

Leia também: 8 hábitos que prejudicam o aprendizado de inglês

Os verbos auxiliares – que estão entre as palavras mais utilizadas na língua inglesa – são bons exemplos disso. Pode parecer abstrato e confuso num primeiro momento, mas você com certeza já os observou em filmes, séries, livros ou mesmo em seus diálogos internacionais. Que tal aprender a forma correta de aplicar os verbos auxiliares do inglês na sua comunicação?

O QUE SÃO OS VERBOS AUXILIARES?

Os verbos auxiliares são responsáveis por complementar o sentido da frase. São divididos em dois grupos: os conhecidos por verbos modais (can/may/might/should) e os chamados simplesmente de verbos auxiliares – que são o foco deste texto.

Leia também: CAN x MAY x MIGHT COULD – qual é a diferença entre eles?

Os verbos auxiliares desempenham função de ajudantes do verbo principal da frase (que descreve a ação desempenhada), sinalizando o tempo gramatical da oração. Sua aplicação ajuda a adicionar contexto na comunicação, indicando quando a ação do verbo principal foi realizada.

QUAIS SÃO OS VERBOS AUXILIARES PRINCIPAIS?

TO BE: o verbo “to be” é traduzido como “ser/estar” e pode assumir posição tanto de verbo principal como de auxiliar. Enquanto verbo auxiliar, o “to be” acompanha o verbo principal para comunicar que a ação está ocorrendo em determinado momento. Ele pode ser flexionado em am (I), is (he/she/it) e are (you/we/they) de acordo com a pessoa utilizada na sentença, para dizer que algo está acontecendo agora. Pode também aparecer em suas versões was (I/he/she/it) e were (you/we/they), ao dizer que algo estava acontecendo no passado. No negativo, usa-se “to be + not” ou as versões abreviadas (aren’t/isn’t/wasn’t/weren’t). Para perguntas, o auxiliar “to be” passa para o início da frase.

I am writing a letter to my grandfather.

Maria is cooking a delicious meal.

My friends are going to the beach today.

I wasn’t looking when the ball hit me.

Were you watching TV last night?

Leia também: Como utilizar os advérbios de frequência em inglês?

TO DO: traduzido como “fazer”, o verbo “to do” também pode ser principal ou auxiliar, dependendo do contexto. Enquanto auxiliar, ele acompanha verbos principais conjugados no simple present e no simple past em sentenças negativas e interrogativas. O “to do” pode ser flexionado em do (I/you/we/they) e does (he/she/it) no simple present, e em did (para todas as pessoas) no simple past. No negativo, usa-se “do + not” ou as versões abreviadas (don’t/doesn’t/didn’t). Para perguntas, o auxiliar “to do” passa para o início da frase.

I do not remember your phone number.

Jamie didn’t check the mailbox.

Does she know the movie schedule?

Don’t you want to eat ice cream with us?

TO HAVE: traduzido como “ter” enquanto verbo principal, o “to have” é aplicado como verbo auxiliar para formar os perfect tenses (present perfect/present perfect continuous/past perfect/past perfect continuous). É flexionado em have (I/you/we/they) e has (he/she/it), acompanhando verbos no passado. No negativo, usa-se “have/has + not” ou as versões abreviadas (haven’t/hasn’t). Para perguntas, o auxiliar “to have” passa para o início da frase.

I have been waiting for you.

Sandra has been travelling for the whole winter.

He hasn’t seen me since my last birthday party.

Have you lost your mind?

Leia também: Linking words – o que são e qual a sua função nas frases

WILL: diferentemente dos anteriores, o verbo auxiliar “will” não pode ser utilizado como principal e está sempre relacionado à ideia de futuro. É flexionado da mesma maneira para todas as pessoas, do singular e do plural. No negativo, usa-se “will + not” ou “won’t”; para perguntas, o auxiliar “will” passa para o início da frase.

I will go to the doctor next month.

She won’t let her child go out without any adults.

Will you be at my wedding next year?

Aprender inglês pode ser leve e divertido! Dedique-se ao aprendizado priorizando sua rotina, sem precisar de deslocamento e escolhendo a hora e o local mais confortáveis para você. Conheça a Letmetell: a plataforma de idiomas 100% virtual da Intersaberes! Cursos de inglês do básico ao proficiente, com lições interativas que abordam temas cotidianos e profissionais. As atividades são focadas no aprimoramento da fala, escuta, escrita e leitura, garantindo o desenvolvimento integral da comunicação em inglês. Para começar, basta fazer o teste de nivelamento e ter um dispositivo com conexão à internet! Fale com um de nossos consultores e traga o objetivo da fluência para mais perto de você:

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora