Blog

Conheça 5 ferramentas de idiomas que vão te auxiliar nos estudos

8 de julho de 2021


Anos atrás, no mundo pré-internet, quem sentia o desejo de aprender um idioma estrangeiro precisava recorrer a um curso presencial. Desta forma, apenas um grupo limitado de pessoas tinha condições de estudar para além da língua materna. Dinheiro, tempo, rotina de trabalho e locomoção são alguns dos quesitos que ainda dificultam o acesso de muitas pessoas aos cursos presenciais.

No mundo conectado em que vivemos hoje, as possibilidades são outras! Existem muitas ferramentas de idiomas digitais, para auxiliar quem precisa ou prefere estudar de maneira independente. São aplicativos e recursos online, muitas vezes gratuitos, com diversas abordagens que dão suporte à aprendizagem das mais diferentes línguas.

Leia também: 8 personalidades famosas que são poliglotas para você se inspirar

Dentre as ferramentas de idiomas a seguir, você certamente encontrará uma boa opção para deixar seus estudos mais dinâmicos:

ELSA

No aprendizado de línguas estrangeiras, a prática costuma ser a etapa mais desafiadora. Para estudantes de inglês inseguros com a qualidade da pronúncia, o ELSA é a ferramenta de idiomas ideal. O aplicativo foi desenvolvido para aprimorar a fala em inglês americano com naturalidade e confiança, através da tecnologia de reconhecimento de voz com inteligência artificial. A ferramenta auxilia na redução do sotaque e dá dicas de refinamento de pronúncia para uma comunicação mais próxima a de um falante nativo. Muito utilizado por quem está se preparando para exames, discursos ou entrevistas de emprego em inglês.

Leia também: Aprender um idioma do zero? Saiba por onde começar

HelloTalk

Com mais de 150 idiomas disponíveis e mais de 30 milhões de usuários cadastrados, o HelloTalk promove a aprendizagem com experiências interculturais. Através de uma comunidade global, a ferramenta de idiomas conecta estudantes com falantes nativos gratuitamente. O diferencial do aplicativo está nos acessórios, que permitem interações via chat, áudio, vídeo ou até desenhos. Também conta com recursos de tradução, pronúncia, transliteração e correções, para conversas em duplas ou em grupos. No recurso “Momentos”, sua publicação se conecta com todos os falantes nativos do idioma utilizado, para que deixem comentários ou dicas linguísticas.

Forvo

Em uma proposta baseada em praticidade e rapidez, o Forvo funciona como um dicionário de pronúncia. É hoje o maior guia de pronúncia do mundo, com mais de 390 idiomas habilitados. A pesquisa pode ser feita por palavras específicas, onde o aplicativo disponibiliza a tradução e a pronúncia em áudio. Há também um gigantesco sumário dividido por categorias, para que o usuário consulte ao estudar. Os usuários também podem gravar a pronúncia correta e disponibilizar para outros estudantes. A ferramenta de idiomas ainda reúne informações sobre cada idioma, como número de falantes e lista das palavras já pronunciadas na plataforma.

Leia também: A importância da imersão no aprendizado de idiomas

Tandem

O Tandem certamente está entre as ferramentas de idiomas mais utilizadas por estudantes. Com dezenas de idiomas cadastrados e milhões de usuários espalhados pelo mundo, o aplicativo funciona na lógica do “ensinar e aprender”. Você escolhe qual idioma deseja treinar e é auxiliado por um falante nativo; em troca, deve ensiná-lo noções de seu próprio idioma materno. Os parceiros são escolhidos por idioma, localização, interesses e outras categorias, e as interações são mediadas por recursos de chat, áudio, vídeo, correção e tradução. Uma opção divertida e gratuita para estudar e cultivar amizades internacionais!

Surface Language

Ótima opção para reforçar os estudos com praticidade, o Surface Language oferece “resumões” de várias línguas ao redor do mundo. Cada idioma é dividido por categorias que trazem noções essenciais de vocabulário acompanhadas da pronúncia por áudio. Um excelente recurso para consultas rápidas, como em viagens, por condensar um grande número de informações básicas sobre o idioma escolhido.

As ferramentas de idiomas estão aí para te lembrar que o estudo não precisa ser massante! Você pode aprender uma nova língua do zero, sem sair de casa, estudando quando e onde preferir. Conheça a Letmetell: a ferramenta de idiomas 100% online da Editora Intersaberes! Cursos de inglês, espanhol, francês, italiano ou alemão do básico ao proficiente, para alunos de todos os níveis. Lições interativas que desenvolvem fala, escuta, escrita e leitura, em plataforma acessível de qualquer dispositivo com conexão à internet. Está esperando o que? Escolha seu próximo idioma e faça o teste de nivelamento: https://www.letmetell.com/cadastro/

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora