Blog

Conheça as variadas maneiras de dizer Oi em inglês

21 de fevereiro de 2022


Simpatia e cordialidade são conceitos que variam para cada idioma. As características que definem uma comunicação respeitosa e amigável dependem dos parâmetros de socialização de cada povo. Isso mostra o quanto a língua é resultado de um longo acúmulo de bagagens históricas e sociais. O idioma e a linguagem falam muito da identidade de cada nação.

O cumprimento é um símbolo da comunicação praticado por todos os povos – cada um da sua forma, de acordo com os próprios parâmetros culturais. No Brasil, por exemplo, é natural cumprimentar pessoas (próximas ou não) com um “oi” seguido de beijinhos no rosto; em muitas culturas essa atitude é invasiva e malvista. O estudante de idiomas que busca não apenas comunicar, mas viver trocas culturais em experiências estrangeiras, deve se familiarizar com tais sutilezas da prática de cada língua.

Leia também: Expressões em inglês que não fazem sentido em português

No inglês, existem diversas formas de cumprimentar uma pessoa. Contextos formais, descontraídos, entre pessoas desconhecidas ou amigos de longa data – existem variações do “oi” adequadas às mais diversas situações. Que tal conhecê-las para fugir do óbvio?

Hi / Hello: são as formas mais comuns de dizer “oi” em inglês. Essas você já sabe, certo?

Hiya: um “oi” bastante informal, frequentemente utilizado pelos britânicos. Equivalente ao “hi” dos norte-americanos.

Hey, everyone/guys: ao chegar em um grupo de pessoas, estas duas opções são formas simpáticas e descontraídas de cumprimentar.

Leia também: CAN x MAY x MIGHT x COULD – qual a diferença entre eles?

What’s up? / ‘Sup?: similar ao “e aí!” do português, é um jeito amigável de cumprimentar pessoas. Geralmente usado para se dirigir a amigos, pessoas jovens ou crianças.

Wotcha: uma expressão clássica e um pouco antiga (embora ainda usada) dos cumprimentos britânicos. É bem informal, adequada a bares e contextos sociais. Não é considerada uma pergunta e, portanto, não exige resposta – um sorriso já é suficiente.

Hey there: mais um cumprimento informal e familiar, geralmente usado por pessoas que possuem intimidade entre si (conotação carinhosa). Além das conversas faladas, também é empregado em comunicações via texto.

What’s going on?: expressão usada como “olá”, com sentido de “o que está rolando por aqui?”. Um jeito animado de chegar em festas e confraternizações.

Howdy: uma forma de dizer “oi” típica do sul dos Estados Unidos, usada principalmente em núcleos de pessoas jovens.

How do: equivalente ao “howdy” dos americanos, o “how do” é uma saudação clássica do norte da Inglaterra. É amigável e adequada a contextos um pouco mais formais.

Leia também: Linking words – o que são e qual a sua função nas frases

How are you?: um cumprimento educado e polido, similar ao “como vai você?” do português. Transita bem em situações formais e informais – embora, entre amigos, você provavelmente prefira usar saudações mais descontraídas.

There he/she is: um jeito carinhoso e receptivo de dizer “olá”, muito utilizado quando se está esperando algum conhecido chegar. Expressa alegria em encontrar a pessoa.

Nice/good/great to see you: se você não vê a pessoa há algum tempo, essas três opções de cumprimento são muito bem-vindas. Costumam ser direcionadas a pessoas já conhecidas, pelas quais se sente carinho.

Alright?: mais uma opção comum entre os britânicos, equivale a uma forma atualizada do “wotcha”. Não expressa muito entusiasmo, é adequado para cumprimentar atendentes ou demais desconhecidos com quem tenha contato na rua.

Leia também: Aprenda a utilizar corretamente o superlativo em inglês

What’s crackin’?: uma saudação extremamente informal, que deve ser usada apenas entre pessoas que possuem intimidade. Opção descolada e divertida.

Good morning/afternoon/evening: três opções de cumprimento educado e cordial, adequados para manhã, tarde e noite. Podem ser usados em contextos formais, profissionais, entre desconhecidos, em hotéis, restaurantes e lojas. Lembre-se sempre que “good evening” equivale ao “oi” da noite – “good night” é mais adequado para despedidas noturnas.

Aprender inglês é um intrigante mergulho em um idioma praticado ao redor do mundo! Você pode desbravá-lo sem sair de casa, respeitando sua rotina, estudando quando e onde preferir. Conheça a Letmetell, a plataforma de idiomas 100% virtual da Intersaberes! Cursos de inglês do básico ao proficiente, você faz o teste de nivelamento e começa de onde parou. As atividades são interativas e desenvolvem as habilidades de escrita, leitura, fala e escuta, para você se comunicar de todas as formas. Para praticar, basta ter um dispositivo com conexão à internet e encaixar os estudos no momento mais conveniente para o seu estilo de vida. Fale com nossos consultores e comece hoje mesmo: https://www.letmetell.com/ingles/

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora