Blog

Dicas de fonética para aprimorar a pronúncia em inglês

24 de agosto de 2020


A fonética é o estudo dos sons produzidos pela fala humana, em todas as variações decorrentes da pronúncia, do ritmo e até da maneira de modular a boca aplicados na oralidade de cada idioma. Brasileiros que estudam inglês costumam enfrentar dificuldades de pronúncia, visto que a língua inglesa possui características fonéticas não utilizadas na língua portuguesa. O domínio das habilidades de writing, reading e listening são passos importantes no aprendizado do inglês, mas a conquista de uma boa pronúncia é essencial para evitar mal-entendidos ou constrangimentos na hora de dialogar com nativos. 

Leia também: Entenda o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR)

Se você está na busca pela fluência na língua inglesa, é importante ficar atento aos erros e vícios de linguagem mais comuns entre brasileiros durante o estudo do inglês. As dicas a seguir te ajudam a treinar com foco nas dificuldades mais frequentes:

VOICELESS LETTERS

B, K, P, S e T são as voiceless letters (letras sem som) da língua inglesa, o que significa que não são pronunciadas quando aparecem em algumas palavras: know (saber), doubt (dúvida), island (ilha), knife (faca) são alguns exemplos onde as letras em destaque não são pronunciadas. Isso é motivo de confusão entre os estudantes brasileiros, já que na língua portuguesa as letras sem pronúncia são quase inexistentes (como o H no início da palavra, por exemplo). A pronúncia das voiceless letters é um erro facilmente identificado pelos nativos ao dialogar com estrangeiros – estudantes que buscam a proficiência em inglês devem se manter atentos a este detalhe de pronúncia.

VARIAÇÕES DO FONEMA TH

No português, o TH aparece somente em nomes próprios e sua pronúncia considera apenas a letra T (como em Matheus ou Thales, por exemplo); no inglês, o TH é muito frequente e se divide em dois fonemas que não existem na língua portuguesa: o TH sonoro e o TH surdo. O TH sonoro, presente em vários pronomes (como this, that, they, these), é frequentemente falado pelos estudantes com som de “DÊ”, mas este é um clássico erro de pronúncia. O fonema TH sonoro deve manter a língua entre os dentes e levemente para fora durante a pronúncia, emitindo um som semelhante ao Z. Enquanto no TH surdo, a língua permanece entre os dentes mas, ao invés de vibrar, emite um pequeno sopro durante a pronúncia (em um som semelhante ao S). Estudantes costumam confundi-lo com som de F (como em Think), mas reproduzem uma pronúncia inadequada.

Erros relacionados ao fonema TH são comuns entre brasileiros, pois não existe pronúncia similar em nosso idioma nativo. A única forma de naturalizar o novo fonema na sua fala é treinando!

FONEMAS THER e CH

Estes dois fonemas são muito presentes na língua inglesa, e os brasileiros devem se desassociar da sonoridade portuguesa para pronunciá-los da maneira correta. No inglês, a terminação -THER assume som de D (como em Brother ou Other), enquanto o CH é falado como se sempre estivesse acompanhado de um T invisível (como em Teacher, Church ou Chair). O domínio destes pequenos detalhes de pronúncia é um passo importante rumo à fluência na língua inglesa.

Leia também: 10 palavras sem tradução para nenhum idioma

VARIAÇÕES DO FONEMA ED (VERBOS REGULARES NO PASSADO)

No inglês, os verbos regulares conjugados no passado recebem a terminação -ED (com algumas outras adaptações na escrita, de acordo com a terminação original de cada verbo). O que confunde muitos estudantes é que o sufixo -ED pode assumir três fonemas diferentes: som de T, som de ED e som de D. O som de T se aplica aos verbos terminados em CE, SS, SE, K e P (como em Developed, Asked ou Missed), com a pronúncia rápida e curta. O ED é pronunciado nos verbos terminados em T, TE, D e DE (como em Started, Generated ou Wasted), com ênfase na sílaba final. Por fim, o som somente de D se aplica ao restante dos verbos (como em Called, Prepared ou Returned), suprimindo a pronúncia do E.

FONEMAS OUS e AIN

Vale a pena memorizar: toda vez que há OUS ou AIN em uma palavra da língua inglesa, a pronúncia não corresponde à leitura literal das letras. O fonema OUS corresponde ao som “ÃS” (como em Delicious ou Gorgeous), enquanto o fonema AIN corresponde a “IN” quando está no fim da palavra (como em Captain) ou a “EIN” nas palavras monossilábicas (como em Pain ou Gain).

Este é o momento de elevar seus conhecimentos em língua inglesa ao próximo nível! A Letmetell é uma ferramenta de idiomas 100% online, para você estudar quando e onde quiser, acessando as atividades do celular, tablet ou computador. Os cursos são compostos por lições curtas e didáticas que se encaixam na sua rotina, e o teste de nivelamento garante total aproveitamento do seu conhecimento prévio no idioma, comece ainda hoje!

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora