Blog

Dicas para perder o medo de falar um novo idioma

18 de agosto de 2020


Muitas pessoas dominam a ortografia, o vocabulário, a pronúncia e toda a teoria de um novo idioma, mas na hora de conversar… não dá! O medo de errar é comum entre os estudantes, pois a fala é a habilidade que exige maior rapidez e agilidade de raciocínio. A exposição diante do interlocutor também gera constrangimento a quem não está habituado a se expressar no novo idioma, mesmo com todo o conhecimento teórico em mente.

Leia também: Qual idioma devo aprender? Saiba como decidir

Existe uma única maneira de vencer a insegurança e desenvolver sua oralidade fora da língua materna: praticando! Aqui vão algumas dicas para você se soltar e abandonar o medo de se comunicar em um novo idioma:

TRAGA O IDIOMA PARA O COTIDIANO

Retire o novo idioma do local do desconhecido e incorpore-o na sua vida cotidiana, para se familiarizar cada vez mais com as diferenças de sonoridade entre este e sua língua materna. Músicas e podcasts são ótimas ferramentas para assimilar a pronúncia, o ritmo e as expressões coloquiais de um novo idioma; filmes legendados no mesmo idioma do áudio ajudam a associar a forma falada e escrita da língua estudada. Quanto mais referências de pronúncia você acumular, mais intuitiva será sua performance na hora de conversar.

FALE CONSIGO MESMO

Muito do medo e da vergonha ao falar um novo idioma vem do estranhamento de ouvir sua própria voz comunicando em outra língua. Você pode começar pensando no novo idioma, traduzindo suas impressões mentalmente sem que ninguém ao redor perceba seu exercício. Depois, leia em voz alta quando estiver sozinho para praticar a pronúncia. Por fim, crie diálogos consigo mesmo, pense em voz alta até que seu cérebro se acostume a raciocinar no novo idioma. A naturalidade vem com a prática!

Leia também: 10 palavras sem tradução para nenhum idioma

PROCURE AMBIENTES SEGUROS

Ambientes competitivos aumentam a tensão na hora de falar em um novo idioma. Antes de participar de uma reunião fora da sua língua materna ou conversar frente a frente com alguém fluente no idioma que está aprendendo, procure grupos acolhedores para exercitar sua oralidade e confiança. Existem muitas comunidades para estudo de idiomas online, em redes sociais ou aplicativos específicos, onde você encontra pessoas que estão desenvolvendo a habilidade da conversação, assim como você! Estes espaços são livres de competitividade e receptivos ao erro, pois todos estão ali para aprender.

DOMINE AS “EXPRESSÕES DE SOBREVIVÊNCIA”

Se você precisa se comunicar em outra língua mas ainda não tem plena confiança na sua habilidade, certifique-se de dominar ao menos as “expressões de sobrevivência”. Além do vocabulário básico (saudações, agradecimentos, questões sobre localização, etc.), é interessante ter em mente algumas frases-chave que serão de grande auxílio caso você enfrente problemas na comunicação. “Desculpe, não entendi o que você falou”, “Você pode falar um pouco mais devagar?” ou “Você pode repetir sua última frase, por favor?” são expressões que comunicam sua dificuldade com humildade e educação, e certamente serão bem recebidas pelo interlocutor.

FAÇA AS PAZES COM O ERRO

Errar é natural! Ninguém aprende algo novo sem errar! O erro faz parte da evolução! Fazer as pazes com o erro é entender que ele estará presente em qualquer processo de aprendizagem, e que é muito mais fácil aprender novas habilidades quando não há medo de errar. Confie em seus estudos e saia falando por aí, não deixe que a insegurança lhe roube a chance de conhecer o mundo, fazer novos amigos e colecionar experiências de vida!

Qual é o próximo idioma da sua lista? Com a Letmetell, você pode aprender inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e russo a qualquer hora do dia, sem sair de casa em uma plataforma 100% online! Lições curtas e recursos didáticos para você estudar de maneira leve e descomplicada, com professores disponíveis para esclarecer suas dúvidas. Faça o teste de nivelamento e comece hoje mesmo!

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora