Blog

Dicas para planejar o ano de estudos em 2021

11 de janeiro de 2021


O sucesso no desenvolvimento de qualquer nova habilidade está muito ligado a planejamento, disciplina, persistência e paciência. O mesmo vale na aprendizagem de um novo idioma! Tudo começa no planejamento de qual será o idioma escolhido e de que forma será estudado (através de cursos presenciais, ferramentas digitais, por conta própria…). A disciplina é essencial para cumprir as metas propostas e evoluir na aprendizagem, e a persistência é necessária nos momentos em que a evolução parece lenta e acaba abalando a motivação nos estudos. Quando bate a desmotivação, boas doses de paciência ajudam a lembrar que todo aprendizado é uma jornada e que é preciso respeitar o ritmo do processo para colher bons frutos no futuro.

Leia também: É possível aprender um novo idioma sozinho?

Você já sabe qual será seu novo idioma em 2021? Se ainda está inseguro quanto a sua estratégia de estudos e gostaria de traçar um plano saudável e efetivo neste ano que inicia, siga os passos a seguir:

Estabeleça seus objetivos de estudo

O que você deseja ter conquistado até o fim do ano? Seja para finalizar um estudo pendente, iniciar um novo ou dar um bom avanço naquelas lições que não saem do lugar há meses, o primeiro passo para chegar onde deseja é saber para onde está indo. Objetivos são o principal componente de um planejamento de estudos, pois norteiam todas as demais estratégias. Defina seus objetivos de estudo com clareza para que não falte motivação ao longo da jornada de aprendizagem. Foco e persistência levam à realização!

Determine uma rotina de estudos realista

Com os objetivos estabelecidos, é hora de definir qual parte do dia será focada na progressão da aprendizagem. A rotina de estudos fomenta a produtividade e condiciona o cérebro a um melhor desempenho nos momentos destinados à assimilação de novos conteúdos. Para determinar um cronograma realista, antes olhe com atenção para os demais aspectos da sua rotina – quanto do seu tempo já está ocupado por trabalho, família, atividade física, lazer e descanso? Planeje sua nova rotina de estudos levando seu tempo livre em consideração, para que possa efetivamente cumpri-la sem entrar na frustração de “não dar conta de tudo”. Priorize os períodos do dia em que sente mais energia e disposição e, se necessário, reajuste horários de outras tarefas.

Crie um plano de ação 

O plano de ação é onde os objetivos estabelecidos e a rotina de estudo se convergem: qual estratégia usar para gerenciar seu tempo de estudo a fim de facilitar a conquista de seus objetivos? É hora de identificar a metodologia e os recursos de aprendizagem que melhor dialogam com sua forma individual de aprender. A Técnica Pomodoro (que sugere a cronometragem de 25 minutos de estudo ininterrupto seguidos de 5 minutos de descanso, como estímulo à concentração) e o método da Curva de Esquecimento (que sugere três revisões – uma após 24 horas, outra após uma semana e outra após um mês – sobre o conteúdo estudado através de resumos feitos pelo próprio aluno, para garantir a fixação) são opções bem aceitas entre os estudantes de idiomas. Também é interessante personalizar o plano de ação de acordo com seus interesses, reservando um ou mais dias na semana para estudar por meio de filmes, séries ou aplicativos de conversação, por exemplo.

Teste sua progressão

Verificar a evolução é uma das melhores formas de manter a motivação em alta no longo processo de aprender um novo idioma. Crie métricas que sinalizem sua progressão, faça testes sobre os conteúdos estudados, desafie-se a dialogar sobre um tema recém-aprendido com algum nativo no idioma ou a assistir filmes sem tradução (com legendas no idioma estudado). Outra boa dica é parcelar seus grandes objetivos em pequenas metas, que vão sendo atingidas ao longo da rotina de estudos e te levam cada vez para mais perto da conquista completa.

Leia também: Dicas de como vencer o bloqueio no aprendizado de idiomas

Encontre um ambiente saudável para estudos

A criação de um ambiente saudável para estudos deve estar contida no planejamento do aluno que deseja elevar seus resultados em 2021. O cérebro enfrenta maiores dificuldades para assimilar um novo conteúdo quando precisa driblar outros estímulos do ambiente. Encontre (ou crie) um espaço confortável, iluminado, limpo, silencioso e livre de distrações (música, televisão, celular, conversas) para convencionar como ambiente de estudos. Evite estudar no sofá, na cama ou em outros ambientes de lazer ou descanso.

Não esqueça das pausas

Pesquisas na área da educação sugerem que há grande queda de rendimento após uma hora ininterrupta de estudo. Perceba seu ritmo de estudo e inclua pausas de 5 a 10 minutos em meio ao fluxo para levantar da cadeira, alongar ou dar uma caminhada. São pausas pequenas que causam grande alívio na sobrecarga mental, permitindo melhor assimilação e fixação dos conteúdos. Mas não esqueça de estabelecer a frequência e a duração das pausas para não cair na procrastinação!

Comece 2021 abrindo portas para novas oportunidades e experiências! O domínio de idiomas estrangeiros é valorizado no mercado de trabalho e incentiva a descoberta de culturas, lugares e diferentes visões de mundo. Com a Letmetell, você pode aprender inglês, espanhol, francês, alemão ou italiano em uma plataforma 100% online, sem sair de casa e na hora que preferir! Conte com recursos didáticos interativos que facilitam a aprendizagem e acesse de qualquer dispositivo com conexão à internet. Saiba mais: https://www.letmetell.com/

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora