Blog

É possível aprender um novo idioma sozinho?

27 de novembro de 2020


Aprender habilidades por conta própria é um próspero caminho rumo à autonomia e à liberdade e, com um pouco de disciplina, pode ser a solução para muitos entraves práticos que impedem a conquista de novos sonhos. Muitas pessoas desejam aprender um novo idioma mas não sobra tempo na rotina de trabalho, falta dinheiro para bancar um curso ou intercâmbio, ou acaba a disposição para frequentar aulas na correria do dia a dia… para estas e outras circunstâncias, desenvolver a capacidade autodidata ajuda a colher os resultados desejados!

Leia também: Como os poliglotas aprendem novos idiomas tão rapidamente

Talvez não seja uma trajetória tão simples, mas é totalmente possível aprender um novo idioma sem o auxílio de outras pessoas. É claro que, para isso, uma dose extra de dedicação e um olhar atencioso para a metodologia adotada se farão mais do que necessários. Confira a seguir algumas dicas de poliglotas e estudiosos em idiomas para facilitar a aprendizagem de uma nova língua por conta própria:

APLICATIVOS E PLATAFORMAS DE APRENDIZAGEM ONLINE

A internet é uma grande vantagem para quem quer estudar idiomas sozinho nos dias de hoje. Existe uma série de aplicativos e plataformas digitais que facilitam o aprendizado de uma nova língua, algumas com abordagem mais simples (para reconhecimento de vocabulário e de noções gramaticais básicas) e outras estruturadas em formato de curso, com módulos didáticos projetados para conduzir a evolução do aluno rumo à proficiência. Se você deseja aprender sozinho, a internet reserva muito conteúdo de qualidade e pode ser sua fiel companheira na trajetória autodidata.

FREQUÊNCIA, DISCIPLINA E METAS REALISTAS

Para quem prefere uma abordagem mais autônoma e livre da cobrança dos professores, a disciplina é requisito obrigatório. Pelo menos 1 hora de cada dia deve ser reservada para dedicação estrita ao estudo, se possível em imersão no idioma. É importante que o tempo de estudo seja de qualidade, livre de interrupções e estímulos externos, para que os resultados sejam conquistados. E para atingir resultados, é preciso ter metas – mas não aquelas de longo prazo, que parecem hipotéticas e impossíveis de atingir. Trace metas realistas sobre os avanços que deseja alcançar ao longo da trajetória, os conteúdos que quer dominar a cada novo mês de estudo. A conquista de objetivos graduais ajuda a mensurar a evolução do aprendizado e fomenta a motivação para continuar a dar os próximos passos.

CONVERSAÇÃO EM TODAS AS ETAPAS

Muitos alunos pensam na conversação como uma das etapas finais no estudo de idiomas, quando já se acumulou grande base teórica para então sustentar diálogos produtivos na nova língua. Estudantes autodidatas são amplamente beneficiados quando inserem a conversação já no início do aprendizado, mesmo com desenvoltura reduzida. Isso porque a conversação é a forma mais consistente de assimilar e fixar o idioma, principalmente quando praticada com nativos dispostos a ajudar. Também existem aplicativos online que reúnem pessoas interessadas em praticar conversação nos mais diferentes idiomas, livres de julgamentos e com foco total no aprendizado. Perceber os diálogos antes limitados passando por uma expansão de complexidade nas ideias e assuntos é bastante inspirador e motiva o estudante a se manter firme nos objetivos.

Leia também: 7 dicas de comunicação que fazem você um viajante mais gentil

INSIRA O IDIOMA NO COTIDIANO

Quem está interessado em praticar um novo idioma deve tirá-lo do campo das ideias e inseri-lo na vida real. Configurar o celular no idioma estudado, nomear os objetos da casa com bilhetes, dar preferência para filmes e músicas originais do idioma ou até falar consigo mesmo na nova língua são estratégias muito praticadas por alunos interessados em mais do que teoria. Incorporar o idioma no dia a dia é um movimento de familiarização com as novas sonoridade e grafia, o que traz naturalidade na hora de praticar.

NÃO GUARDE DÚVIDAS PARA DEPOIS

Se você se propôs a aprender um novo idioma sozinho, saiba que suas dúvidas não podem ficar para depois – e que elas aparecerão o tempo todo! A expressão usada no filme, o termo técnico lido no rótulo e todas as outras perguntas sem resposta que surgirem na cabeça não podem cair em esquecimento e devem ser solucionadas pelo principal agente da aprendizagem autodidata: você mesmo. Para isso, a dica é ter sempre um dicionário à mão. A tecnologia ajuda mais uma vez, com uma infinidade de dicionários e aplicativos de tradução para você fazer consultas rápidas a qualquer momento.

Se você quer aprender um novo idioma sem precisar sair de casa, em uma plataforma 100% online e estudando no horário que melhor se encaixa na sua rotina, conte com a Letmetell! Cursos de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano ou russo do iniciante ao avançado, com metodologia que aborda temas profissionais e cotidianos e possibilidade de acesso em qualquer dispositivo com conexão à internet. É só escolher o idioma, fazer o teste de nivelamento e partir rumo à fluência!

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora