Blog

Entenda a importância da comunicação intercultural nas empresas

5 de outubro de 2020


A globalização, acelerada pela era da internet, estreitou as relações entre pessoas do mundo todo e trouxe à tona a discussão sobre diversidade e inclusão. Com obstáculos de distância e tempo driblados pelos recursos digitais, cresce o contato entre diferentes povos e as particularidades de cada cultura ficam mais evidentes. Para além dos estereótipos, a globalização convida para a construção de indivíduos cada vez mais aptos a compreender e dialogar ativamente com culturas diferentes da sua, criando redes de conexão que transcendem fronteiras e valorizam o local, ao invés de inferiorizá-lo.

A mesma tendência se aplica ao universo corporativo. As empresas multinacionais expandem suas conexões a um número crescente de países, incorporando equipes cada vez mais multiétnicas e diversas. Para que tal diversidade valorize o potencial da corporação ao invés de despertar indisposições ou conflitos internos, a comunicação intercultural ganha destaque na dinâmica empresarial.

Leia também: Como escolher o melhor curso de idiomas para a sua empresa

  • O QUE É COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL

A comunicação intercultural se baseia na consciência de que as diferenças culturais influenciam no processo de comunicação e nos resultados obtidos; tal competência permite compreender as distinções entre culturas numa abordagem positiva. Consiste no conjunto de interações entre pessoas de origens culturais distintas, que usam da linguagem, dos recursos não verbais e dos relacionamentos espaciais para mediar, partilhar e negociar suas diferenças culturais.

  • COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL NAS EMPRESAS

O contexto de trabalho cria uma interação social mediada pela obrigatoriedade, construindo convivências que não se fundamentam na afinidade em muitos dos casos. Os conflitos surgem das diferenças de valores e normas de comportamento herdados de diferentes culturas, cujo choque gera reações emocionais e defensivas. Com o desenvolvimento da comunicação intercultural nas empresas, os indivíduos passam a responder a situações de conflito não mais baseados em seus padrões pessoais, mas em orientações comportamentais baseadas em características culturais. Tornam-se, assim, mais dispostos a interpretar comportamentos sob outro ponto de vista, a adaptar suas respostas para negociar desentendimentos e a lidar com emoções negativas com menos explosão e mais compreensão. Nesta abordagem, as diferenças culturais na dinâmica de trabalho deixam de ser fonte de conflito e passam a funcionar como estrutura para avaliar e interpretar os comportamentos próprios e do outro. A consequência direta está na construção de um ambiente muito mais saudável para gestores e colaboradores desempenharem suas funções.

Leia também: Como se preparar para uma entrevista de emprego em outro idioma?

  • MUDANÇA DE POSTURA NA DINÂMICA EMPRESARIAL

O aparecimento de conflitos é inevitável e muitas vezes imprevisível, especialmente dentro de uma corporação. Dada a crescente multinacionalização das empresas, o contato entre pessoas de diferentes culturas é cada vez maior – aumentando também as oportunidades de conflito. Cresce, por consequência, a necessidade de aprimorar o diálogo com o diferente, a habilidade de se expressar assertivamente diante de um interlocutor com referências culturais distintas.

A gestão da comunicação intercultural em empresas transforma comportamentos pessoais que refletem construtivamente na postura do colaborador. Aumenta a sensibilidade face à diferença, exercita a tolerância, desenvolve as competências de diálogo (verbal e não verbal), cooperação e adaptação. Trata-se, portanto, de uma medida estratégica para o crescimento sólido do negócio – tanto no aumento da harmonia e integração interna, quanto na expansão do comércio exterior (com uma equipe capacitada para se aprofundar na cultura, nos hábitos e na maneira de fazer negócios de outros países).

Dominar novos idiomas é um passo importante para profissionais que buscam compreender diferentes culturas e visões de mundo! Com a Letmetell, você pode aprender inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e russo sem sair de casa, na hora que melhor se encaixar na sua rotina. Cursos 100% online com lições que abordam temas profissionais e cotidianos, em plataforma que pode ser acessada do computador, tablet ou smartphone. Do iniciante ao proficiente, faça seu teste de nivelamento e comece já: https://www.letmetell.com/cadastro/

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora