Blog

Mais fácil do que você pensa: saiba tudo sobre a gramática alemã!

19 de junho de 2019


As pessoas que procuram aprender um novo idioma geralmente fogem do alemão. Isso acontece pois é quase automático pensar que a gramática alemã é extremamente difícil. Por isso, aprender este idioma pode ser assustador quando comparado a outras línguas, principalmente, as latinas.

Com palavras enormes, repletas de consoantes e pouquíssimas vogais, o idioma alemão, no primeiro contato, passa a impressão de ter uma gramática muito complexa e desafiadora.

Se você acha que a gramática alemã é um grande obstáculo para aprender o idioma, saiba que está enganado. Neste post, separamos 5 razões para acabar com os mitos e desvendar os mistérios desse idioma.

Por que a gramática alemã é menos difícil do que você pensa?

Apesar de assustadora no início, a gramática alemã possui certas características que a tornam mais simples e objetiva do que se imagina. Ao contrário do português, que tem uma gramática complexa com diversas regras e exceções, o idioma alemão é bem definido.

Com normas claras e diretas, a língua chega a ser quase matemática. Ficou na dúvida? Observe essas 5 razões e entenda:

1 – Todos os substantivos são escritos com letra maiúscula

Isso mesmo! Todos os substantivos começam a ser escritos com letra maiúscula, independentemente da parte da frase em que se encontram. Desta forma, quando se lê uma frase, já é possível identificá-los de imediato e entender rapidamente o contexto do que está escrito.

Por exemplo: Das Buch ist sehr interessant – O livro é interessante

Leia tambémPretende viajar ou morar na Alemanha? 4 motivos para aprender alemão!

2 – A gramática alemã não possui grupos verbais

No idioma alemão, não existem grupos verbais. O que torna a conjugação dos verbos mais fácil do que em outros idiomas. Afinal, todos os verbos têm as mesmas terminações. Desta maneira, não existe a necessidade de memorizar três grupos verbais diferentes, como no português.

3 – Poucos tempos verbais

Na gramática alemã, não existem tantos tempos verbais quanto em outras línguas. Por exemplo: não tem um tempo para ações que estão acontecendo agora e nem muitos maneiras de descrever algo improvável ou incerto. Com isso, diminui o número de tempos verbais que você precisa aprender.

De forma prática, no idioma falado, usa-se ainda menos tempos verbais. Em geral, são utilizados apenas o presente e alguns modos do passado. Além disso, o presente também é aplicado para o futuro.

4 – Semelhanças com outras línguas usadas na Europa

Por incrível que pareça, mesmo parecendo uma língua complexa, o alemão possui vocabulário com palavras muitos semelhantes a de outros idiomas europeus. Principalmente, as línguas derivadas do Latim. Confira:

  • INVESTIEREN = investir
  • TRANSPORTIEREN = transportar
  • GENERATION = geração
  • ARGUMENTIEREN = argumentar
  • ALTERNATIVE = Alternativa
  • AKTIVIEREN = Ativar
  • KAPAZITÄT = Capacidade
  • MOTIVIEREN = motivar
  • FANTASTISCHE = Fantástico

Ler também5 filmes e séries para aprender alemão que estão na Netflix

5 – As palavras enormes são duas em um

Sabe quando você lê algo em alemão e se depara com aquele “palavrão”? Tipo aquelas palavras que contêm 11 letras, sendo 8 consoantes e 3 vogais? Então, elas possuem um significado muito mais simples e óbvio do que aparentam.

Essas palavras se tratam de justaposição sem o hífen. Entenda melhor com esses exemplos:

  • Handschuhe = Luvas
    Hand (mão) + Schuhe (sapatos) = Sentido Literal – “sapatos de mão”
  • Baumwolle = Algodão
    Baum (árvore) + Wolle (lã) = Sentido Literal – “lã da árvore”
  • Flugzeug = Avião
    Flug (voo) + Zeug (coisa) = Sentido Literal – “coisa que voa”
  • Feuerzeug = Isqueiro
    Feuer (fogo) + Zeug (coisa) = Sentido Literal – “coisa (que faz) fogo”
  • Zimmertürschlüssel = Chave da porta do quarto
    Zimmer (Quarto) + Tür (Porta) + Schlüssel (Chave) = Sentido Literal – “chave da porta do quarto”

Como você pode observar, a gramática alemã não é o bicho de sete cabeças que todos pensam ser. É claro que o domínio da língua depende diretamente da dedicação, um bom plano de estudos e muita prática.

Para ajudá-lo a tornar o aprendizado mais prático e flexível, os cursos online são ótimas opções. Com isso, os estudos podem ser feitos onde e quando você quiser.

Leia também5 dicas para montar um bom plano de estudos

Aprenda alemão com a Let Me Tell

Para o seu aprendizado fluir e você dominar a gramática alemã sem complicações, conheça a plataforma de cursos de idiomas 100% online da Let Me Tell. Com o sistema, você pode aprender alemão de forma personalizada e de acordo com seu nível de conhecimento no idioma.

Além disso, os cursos da Let Me Tell oferecem atividades interativas, como vídeos, jogos, piadas e notícias do dia a dia, para desenvolver sua compreensão oral, escrita, leitura e conversação.

Tudo isso com o auxílio de materiais de apoio exclusivos e proporcionando comodidade, redução de custos e flexibilidade de horários

Agora que você já descobriu que a gramática alemã é mais fácil do que imaginava, acesse nosso site e comece agora a aprender alemão.

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora