Blog

Italiano para iniciantes: por onde começar?

28 de julho de 2021


Os apaixonados por massas, sorvetes e bons vinhos certamente já se imaginaram passeando – ou, por que não, morando? – na Itália! Um destino rico em gastronomia, artes e paisagens, que atrai cerca de 50 milhões de visitantes a cada ano. Para muitos brasileiros, a ligação com o país tem também um aspecto ancestral. A colonização italiana no Brasil entre 1880 e 1930 foi muito intensa, especialmente na região sul – gerando uma grande comunidade de ítalo-brasileiro.

Leia também: Italiano para viagem – 10 frases que você deve aprender antes de viajar

Infelizmente, ser descendente de italianos não é suficiente para dominar o idioma. Mas nativos da língua portuguesa que buscam a fluência em italiano já saem na frente, graças às semelhanças preservadas entre os idiomas derivados do latim. Se você quer se aproximar da língua e da cultura italianas mas está com medo dos primeiros passos, confira algumas dicas de italiano para iniciantes:

COMECE PELO COMEÇO

A primeira lição de italiano para iniciantes é segurar a ansiedade e lembrar que toda aprendizagem é um processo! Pular etapas para avançar mais rápido é uma ilusão que só lhe fará perder tempo de estudo. É importante se dedicar aos conteúdos iniciais para criar uma boa base que sustente os conteúdos mais complexos. Portanto, se você está começando, foque na compreensão do alfabeto italiano, na pronúncia das letras, na construção de sílabas e nas palavras mais básicas. No futuro, quando estiver em nível avançado, você se agradecerá por ter olhado com carinho para as lições básicas.

Leia também: Aprender francês ou italiano? Entenda o que melhor funciona para os seus planos

APROXIME A CONVIVÊNCIA

Seu cérebro nunca assimilará um novo idioma enquanto só conviver com a língua materna. Quanto mais contato houver com o novo idioma, mais rapidamente o cérebro reconhecerá as novas estruturas e fará associações, saindo do estado de estranhamento. Uma das lições essenciais de italiano para iniciantes é aproximar o idioma da convivência, acostumar os ouvidos, trazê-lo para espaços de naturalidade. É possível fazer isso através de filmes, séries, músicas, podcasts, vídeos, estações de rádio e canais de TV italianos. Use e abuse da internet para consumir as mais diferentes mídias italianas e, assim, desmistificar e se aproximar deste novo grupo de códigos de linguagem.

Leia também: 7 sugestões para aprender italiano com música

CRIE LISTAS TEMÁTICAS

Quanto mais filmes, músicas, vídeos, podcasts e demais programas italianos você consumir, mais vocabulário irá adquirir. Através da frequência, você reconhecerá palavras comuns que se repetem em diferentes contextos, e palavras que pertencem a um universo específico. Você pode, inclusive, escolher as mídias de maneira temática, para acumular vocabulário em áreas de seu interesse. A dica é escrever listas com todo novo vocabulário assimilado, divididas por temas, para que você possa revisitar as palavras aprendidas e driblar o esquecimento. Manter as listas de vocabulário – assim como um bom dicionário português-italiano – sempre por perto é uma boa técnica de estudo de italiano para iniciantes.

ESTUDE TODOS OS DIAS

Tem trabalho, faculdade, família, afazeres da casa, exercício físico, tempo de lazer, tempo de deslocamento entre atividades… como estudar todos os dias? Calma! Se você conseguir separar 30 minutos diários para se dedicar exclusivamente ao estudo de um novo idioma, sem distrações, logo colherá resultados. É muito mais proveitoso estudar um pouco todos os dias do que reservar várias horas de estudo em um único dia, não mantendo contato com o idioma no restante da semana. Na aprendizagem de italiano para iniciantes, vale explorar diferentes recursos para não cair na monotonia e manter-se sempre engajado no objetivo da fluência. Aqui você encontra 5 ferramentas de idiomas que vão te auxiliar nos estudos .

PRATIQUE O MÁXIMO QUE PUDER

Para estudantes de todos os níveis e de todos os idiomas, a conclusão é sempre a mesma: apenas a prática leva a perfeição. Todo conhecimento teórico do mundo não trará fluência ao estudante que não pratica. A decisão de dominar uma língua estrangeira lhe cobrará, cedo ou tarde, o abandono da vergonha e do medo de errar. Quanto mais cedo isso acontecer, melhor para você! Exercite a oralidade em italiano assim que conquistar um repertório básico e, no futuro, terá menores problemas com ritmo e pronúncia. Os aplicativos de conversação estão aí, gratuitos, esperando para te conectar com um nativo da Itália interessado em aprender português!

Viu só? O processo de aprendizagem de italiano para iniciantes não precisa ser complexo ou intimidador. Comece com o que tem em mãos, apostando sempre no foco e na determinação para avançar. Se quiser atingir a fluência sem sair de casa, estudando quando e onde preferir, conte com a Letmetell! Na plataforma de idiomas 100% online da Editora Intersaberes, você encontra cursos de italiano do básico ao proficiente. As atividades são interativas e desenvolvem escrita, leitura, fala e audição com situações cotidianas, para você sair falando. Faça o teste de nivelamento: https://www.letmetell.com/italiano/

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora