Blog

Italiano para iniciantes: os verbos irregulares que você precisa entender

6 de março de 2019


Aprender um idioma estrangeiro pode até parecer um desafio. Mas tudo depende de sua vontade de seguir uma rotina de estudos e usar ferramentas para facilitar este aprendizado. Quando se trata do italiano para iniciantes, não é diferente.

Para o aprendizado do italiano, nós, brasileiros, e outros falantes de línguas com raízes do latim, temos uma certa facilidade. Isso devido à semelhança entre o italiano, espanholfrancês e português.

Importância dos verbos na língua italiana

Como qualquer idioma, o italiano tem sua estrutura linguística sustentada pelos verbos. Por isso, é importante conhecê-los. Afinal, os verbos tratam de ações em determinados tempos: passado, presente e futuro.

Ou seja, qualquer frase que contenha algo que aconteceu, está acontecendo ou acontecerá vai ter um verbo, esteja certo disso!

Além da definição de ação e tempo, o verbo também tem características específicas para cada tipo de pessoa. Ou seja, a conjugação: eu, tu, ele/ela, nós, vós, e eles/elas em português e io, tu, lui/lei, noi, voi, essi em italiano, respectivamente.

Leia tambémQuer aprender idiomas rápido? Saiba quais são as 3 línguas mais fáceis

Aprendizado de verbos no italiano para iniciantes

Posto isso, vamos tratar de um tema que costuma ser o pesadelo para iniciantes no aprendizado de qualquer idioma: os verbos irregulares! E, então, sentiu o friozinho na barriga só de ler isso, não é mesmo?!

Mas não se preocupe. Para você que está iniciando o aprendizado do italiano, separamos alguns verbos irregulares que você precisa entender. Curioso? Continue a leitura e descubra quais são esses verbos!

Leia tambémQuais as melhores formas de aprender idiomas em cada idade?

Verbos irregulares essenciais

O italiano para iniciantes, basicamente, serve como estrutura para aperfeiçoar o domínio na língua. E, como em qualquer outro idioma, existem alguns verbos irregulares no italiano, que são essenciais para compreender a formação de sentenças e frases. Tanto na escuta e leitura como na fala e escrita.

Vamos seguir, então, com os quatro principais verbos irregulares da língua italiana?

Essere – ser

Io – sono

Tu – sei

Lui-lei – è

Noi – siamo

Voi – siete

Essi – sono

Avere – ter

Io – ho

Tu – hai

Lui-lei – ha

Noi – abbiamo

Voi – avete

Essi – hanno

Fare – fazer

Io – faccio

Tu – fai

Lui-lei – fa

Noi – facciamo

Voi – fate

Essi – fanno

Andare – ir

Io – vado

Tu – vai

Lui-lei – va

Noi – andiamo

Voi – andate

Essi – vanno

Observe atentamente: avere, fare e andare quando conjugados terminam sempre da mesma forma “Io–o”, “Tu-ai”, “Lui/Lei-a”, “Noi-iamo”, “Voi-ate” e “Essi-anno”.

Leia tambémTurismo gastronômico na Itália: 5 palavras para usar quando for ao país

Desta forma, em vez de decorar os verbos irregulares, é muito mais simples aprender o formato que eles têm. Muitos deles seguem um esquema em comum. Basta analisar uma porção deles e, logo, perceberá os grupos e as semelhanças entre eles.

Aprendendo a conjugar um verbo de cada grupo, você saberá como conjugar todos eles!

O italiano para iniciantes e a Let Me Tell

Se a sua leitura chegou até aqui, significa que você está muito interessado em aprender italiano e procura formas de fazer isso online. A Let Me Tell possui uma plataforma 100% online, que permite que você aprenda italiano no conforto de sua casa, no seu tempo disponível e de acordo com seu nível de conhecimento no idioma.

Além disso, a metodologia de ensino usada pela Let Me Tell possibilita que você pratique a língua italiana em situações comuns de seu dia a dia, aumentando sua imersão no novo idioma.

A plataforma também conta com materiais de apoio para o domínio de gramática, vocabulário, compreensão oral e novos exercícios todos os dias, de forma dinâmica, intuitiva e interativa.

Leia também4 lições da neurociência para aprender idiomas em casa

Agora que você já conhece os verbos irregulares importantes no italiano para iniciantes, comece agora mesmo a estudar o idioma em nossa plataforma 100% digital!

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora