Blog

Italiano para viagem: 10 frases que você deve aprender antes de viajar

1 de julho de 2021


Viajar ao redor do mundo ainda é uma das principais motivações para aprender novos idiomas. Mesmo para viagens curtas de turismo, é interessante não depender da comunicação em inglês (restrita a grandes restaurantes e hotéis, dependendo do destino) e se desafiar a falar – pelo menos o básico – na língua local. Ao se esforçar para comunicar no idioma nativo, você se abre para experiências mais imersivas que possibilitam contato genuíno com a cultura e tradição local.

Quem planeja desbravar a gastronomia, as paisagens e as tantas outras maravilhas da Itália, deve dominar algumas expressões básicas de italiano para viagens. É uma segurança para viajantes que se preocupam em conseguir informações fora da língua materna, e que desejam experimentar o estilo de vida daquela região.

Leia também: 7 sugestões para aprender italiano com música

Para ser bem recebido e não transmitir uma postura arrogante, saiba que o “per favore” será bem aceito em qualquer contexto na Itália. A seguir, estão mais algumas dicas de italiano para viagens que vão facilitar sua passagem pelo sul europeu:

  1. Un biglietto di treno/autobus” (Uma passagem de trem/ônibus): essa é uma expressão de destaque no italiano para viagens. A maioria das pessoas que visitam a Itália usam transporte público para explorar as cidades, por ser mais barato e pela experiência do cotidiano local. Agora você já sabe como garantir suas passagens. 
  2. Come arrivo alla stazione?” (Como chego daqui na estação?): essa dica se conecta com a expressão anterior. Quem usa transporte público em viagens sempre terá que retornar à estação. Pode ser uma missão complicada para turistas de primeira viagem, mas você estará preparado para se informar.

Leia também: Aprender francês ou italiano? Entenda o que melhor funciona para os seus planos

  1. Dove prendo il treno per andare a Milano?” (Onde pego o trem para Milão?): é raro encontrar alguém que planeje uma ida à Itália sem dar uma passadinha em Milão. Se está nos seus planos, essa dica de italiano para viajantes é para você.
  2. Dove è il bagno?” (Onde é o banheiro?): uma frase essencial para viajantes, em qualquer que seja o destino. Saber reproduzi-la em italiano oferece segurança e ajuda a não depender exclusivamente dos italianos que falam inglês.
  3. Per favore una informazione” (Por favor, uma informação): esse é um verdadeiro coringa do italiano para viajantes. Uma frase extremamente útil em qualquer contexto ou circunstância. Talvez seja a frase mais utilizada por turistas – e agora você já sabe dizê-la em italiano!
  4. Quanto costa?” (Quanto custa?): outra expressão obrigatória para turistas, especialmente para os preocupados com a taxa de câmbio entre as moedas. Sabendo como perguntar o valor de cada coisa, você diminui o risco de passar por más surpresas financeiras.

Leia também: Semelhanças entre italiano e português

  1. Il conto” (Pedir a conta no restaurante): a gastronomia tradicional é um dos grandes atrativos turísticos da Itália. Após uma agradável experiência em um restaurante, é assim que você solicitará a conta.
  2. Dove possiamo sedere?” (Onde podemos nos sentar?): outra frase importante para quem pretende explorar as delícias gastronômicas da Itália. Aplicar essa dica de italiano para viajantes lhe tornará um turista mais educado e respeitoso.
  3. A che ora chiudete il negozio?” (Que horas vocês fecham a loja?): uma expressão que pode ser aplicada em dezenas de contextos diferentes, e certamente lhe será útil.
  4. Dove posso comprare una SIM per il cellulare?” (Onde posso comprar um chip para o celular?): para fechar, a dica de ouro para os turistas que não querem ficar incomunicáveis durante a viagem. Sabendo como adquirir um chip italiano, você poderá compartilhar cada detalhe com amigos e familiares aqui do Brasil!

Ainda não está confiante com seu domínio de italiano para viagens? Não tem problema! Você pode caminhar rumo à fluência em italiano com total autonomia, estudando na hora e local que preferir. Conheça a Letmetell: a plataforma de idiomas 100% digital da Editora Intersaberes! Cursos de italiano do básico ao proficiente, com lições interativas que desenvolvem fala, escuta, escrita e leitura através de temas cotidianos. As atividades são acessíveis de qualquer dispositivo com conexão à internet, para que seu estudo não tenha fronteiras. Faça o teste de nivelamento e comece ainda hoje: https://www.letmetell.com/italiano/

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora