Blog

O que é o “There to be” e como utilizar

28 de março de 2022


O português e o inglês diferem nas possibilidades de emprego de alguns verbos. Para dizer que “tem um livro em cima da mesa”, é possível usar o verbo “ter” no português. O equivalente de “ter”, em inglês, é o verbo “to have” – e é aí que mora a pegadinha! É errado usar o “to have” para indicar a existência de algo, pois seu significado expressa apenas conotação de posse. Para traduzir o exemplo dado acima, seria inevitável o uso da expressão “there to be”.

O “there to be” é amplamente empregado na prática da língua inglesa, nos mais diferentes contextos. Você certamente já percebeu seu uso em filmes, livros ou músicas em inglês! Chegou a hora de compreender sua formação, seu significado e suas possíveis flexões.

O QUE É O “THERE TO BE”

O “there + verbo to be” é uma combinação que expressa sentido de “existir”, “haver” ou “ter”. Existem muitas possibilidades para sua aplicação! O segredo para empregá-lo corretamente é lembrar que sua flexão varia de acordo com número e tempo verbais. Em outras palavras, é possível flexionar o “there to be” no presente – singular ou plural – e no passado – singular ou plural. Existe uma formação específica para cada caso, como veremos a seguir.

Leia também: Conheça as variadas formas de dizer Oi em inglês

“THERE TO BE” – PRESENTE

O “there to be” no presente pode assumir duas formas: 

“There is”, que significa “existe/há”;

“There are”, que significa “existem/há”. 

A forma singular abreviada “there’s” pode aparecer no início das frases, nunca no final. A forma plural não possui abreviação.

O emprego de cada forma depende do número da frase. Sentenças no singular levam “there is”, sentenças no plural levam “there are”.

  • There is a woman waiting for you outside. (Há uma mulher esperando por você lá fora)
  • In my city, there are many cool bars to enjoy the night. (Na minha cidade, existem muitos bares legais para curtir a noite)

Leia também: Linking words – o que são e qual a sua função nas frases

Para frases negativas, a forma singular vira “there is not” ou “there isn’t”; a forma plural vira “there are not” ou “there aren’t”.

  • There isn’t anything to compare. (Não há nada para comparar)
  • There aren’t any magazines in this waiting room. (Não há revistas nesta sala de espera)

Para frases interrogativas, o verbo “to be” (seja no singular ou no plural) passa para o início da frase.

  • Is there an empty room in your home? (Há um cômodo vazio na sua casa?)
  • Are there two birds in this tree? (Há dois pássaros nesta árvore?)

“THERE TO BE” – PASSADO

O “there to be” no passado também assume duas formas:

“There was”, que significa “existiu/houve”;

“There were”, que significa “existiram/houveram”.

“There was” é empregado para as pessoas I, She, He, It (singular), enquanto “there were” é aplicado para as pessoas You, We, They (plural).

  • A long time ago, there was a forest full of trees right there. (Muito tempo atrás, havia uma floresta cheia de árvores logo ali)
  • There were lots of tourists in my city last week. (Haviam muitos turistas na minha cidade na semana passada)

Leia também: Como usar os verbos auxiliares em inglês

Para frases negativas, a forma singular vira “there was not” ou “there wasn’t”; a forma plural vira “there were not” ou “there weren’t”.

  • There wasn’t any pencil on the table when I left. (Não havia nenhum lápis sobre a mesa quando saí)
  • There weren’t enough tickets for my cousin’s play last year. (Não houveram ingressos suficientes para a peça da minha prima no ano passado)

Para frases interrogativas, o verbo “to be” (singular ou plural) novamente passa para o início da frase, como na forma presente.

  • Am I wrong or was there a nightclub in that house? (Eu estou errada ou havia uma boate naquela casa?)
  • Were there many people at the cinema last night? (Haviam muitas pessoas no cinema noite passada?)

A fluência em inglês abre um universo de possibilidades! Aproxime-se de melhores oportunidades profissionais e inesquecíveis experiências culturais aprofundando seu conhecimento no idioma. É possível progredir nos estudos de inglês sem sair de casa, estudando na hora e no local mais convenientes para sua rotina. Conheça a Letmetell: a plataforma 100% virtual da Intersaberes! Cursos de inglês do básico ao proficiente, com atividades interativas e didáticas que ensinam a partir de situações da vida real. Tudo acessível a qualquer hora, de qualquer dispositivo com conexão à internet, para você personalizar seu cronograma de estudos. Faça o teste de nivelamento e aproveite tudo o que você já sabe: https://www.letmetell.com/ingles/ 

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora