Blog

Conheça a origem da língua portuguesa

31 de julho de 2019


A língua portuguesa tem mais de 260 milhões de falantes espalhados pelo mundo e ocupa a sexta posição no ranking dos idiomas mais falados no planeta. Mas qual a origem da língua portuguesa e como ela se disseminou?

O português veio do latim, mais precisamente do latim vulgar. Trata-se de uma “subdivisão” do idioma oficial do Império Romano, mais acessível e falado pelo povo de classes mais baixas.

Um pouco de história: conheça a origem da língua portuguesa

Com a expansão do Império Romano, a partir do século III a.C., o latim espalhou-se pela península Ibérica. Outros povos, como os bárbaros germânicos, também invadiram a península e acabaram influenciando a formação da nova língua.

Posteriormente, no século VIII, a região foi tomada e colonizada por povos árabes, que deixaram uma forte marca cultural e linguística. Depois dessa invasão, começou a reconquista cristã, que migrou do norte da península Ibérica para o sul. Os árabes, então, foram expulsos.

Com isso, o idioma galego-português, falado no Condado da Galiza, se tornou oficial no Condado Portucalense, território onde Portugal surgiu. Assim, estima-se que a origem da língua portuguesa, como conhecemos hoje, tenha ocorrido entre os séculos IX e XII.

Mas, só no século XIII, D. Dinis, rei de Portugal, determinou que o português seria a língua oficial usada em todos os documentos do reino. Ou seja, deixando definitivamente o latim de lado.

Leia tambémAprender idiomas novos: 5 dicas de como melhorar sua compreensão oral

As fases de desenvolvimento do português

Após a oficialização pelo rei de Portugal, a língua portuguesa passou por fases de amadurecimento. Tais etapas podem ser destacadas, como:

  • Português arcaico: datado do século XIII até o final do século XIV;
  • Português arcaico médio: período da primeira metade do século XV à primeira metade do século XVI;
  • Português moderno: período da segunda metade do século XVI ao final do século XVII;
  • Português contemporâneo: do início do século XVIII até hoje em dia.

A origem da língua portuguesa no Brasil

Se a origem da língua portuguesa propriamente dita teve tantas influências, no Brasil, não foi diferente. A expansão marítima portuguesa, responsável por desbravar os mares e colonizar novas terras, trouxe os lusitanos até a costa brasileira, em 1500.

A partir disso, a forte catequização dos índios pelos jesuítas firmou a presença da língua portuguesa em terras brasileiras. Isso em detrimento das muitas línguas indígenas faladas aqui até então. Com o passar do tempo, os idiomas nativos foram perdendo força e alguns chegaram até a desaparecer.

Porém, mesmo banalizadas, as línguas indígenas, como a língua tupinambá, da família tupi-guarani, influenciaram muito o português falado no Brasil. Além dos indígenas, idiomas africanos trazidos pelo tráfico de escravos também moldaram o português que falamos hoje.

Oficialmente, a língua portuguesa se tornou oficial no Brasil no século XVIII. Em 1758, o Marquês de Pombal proibiu o uso da língua geral e instituiu o idioma português, já bem diferente de suas origens em Portugal.

Leia tambémQuanto tempo leva para aprender idiomas e ficar fluente?

O idioma português pelo mundo

Outros lugares também foram colonizados por países que falam português ou sofreram influência da língua. Como sexto idioma mais falado no mundo, sua presença é forte pelo planeta.

Conheça os nove países que adotaram esse idioma como sua língua oficial:

  1. Brasil;
  2. Portugal;
  3. Angola;
  4. Moçambique;
  5. Cabo Verde;
  6. Timor-Leste;
  7. Guiné-Bissau;
  8. Guiné Equatorial;
  9. São Tomé e Príncipe.

Essas nações compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), formada para difundir a língua e promover a cooperação entre os países falantes do português.

Dentre os nove países, o português sofre variações. Muito se deve às influências que a língua sofreu com a cultura e a formação de cada país.

Para tentar unificar a língua, em 1990, foi assinado o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O documento passou a valer no Brasil em 2009 e tornou-se obrigatório para todos em janeiro de 2016.

Como aprender português com cursos online

Com tantos falantes no mundo, disseminado em diversos países e com a origem da língua portuguesa no latim, o português é um dos idiomas mais procurados para visitantes, turistas e estrangeiros aprenderem. Seja por viagem de passeio, negócios, ou para morar no Brasil.

Por isso, é fundamental encontrar as melhores formas para aprender português. Os cursos online são ótimas opções, pois possuem flexibilidade, praticidade e proporcionam muitas vantagens.

Nesse sentido, conheça a Let Me Tell. A escola de idiomas online tem um método inovador e dinâmico para ensinar línguas, inclusive o português para estrangeiros. O curso é totalmente personalizado para estudantes estrangeiros que desejam aprender o idioma.

Por meio de aulas 100% online, o aluno estuda na hora que puder e por quanto tempo desejar. O curso de português para estrangeiros tem duração média de 12 meses. No entanto, o aluno pode cursá-lo no seu tempo, de acordo com a sua rotina e a sua evolução.

Além disso, a Let Me Tell oferece diversas atividades interativas para facilitar o aprendizado, como vídeos, piadas, notícias, jogos e exercícios. Tudo para você entender mais rápido o vocabulário, a gramática, compreensão oral e muito mais.

A plataforma de ensino é fácil e intuitiva e ainda conta com aplicativos para Android e iOS. Agora que você já sabe a origem da língua portuguesa, que tal estudar a fundo essa língua tão rica? Comece agora mesmo na plataforma da Let Me Tell!

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora