Blog

Conheça a origem da língua russa

2 de outubro de 2019


O russo é um idioma de origem eslava, que pertence à família linguística indo-europeia. Hoje, é o oitavo idioma mais falado do mundo, segundo o site Ethnologue. Mas como se deu a origem da língua russa? Confira a seguir!

O princípio da língua russa gira entre os séculos II e I a.C sobre influência de um grupo de dialetos relacionados às línguas usadas na indo-europa.

No entanto, durante o século VII d.C., todos esses dialetos usados por um bom tempo na região deram formato a um idioma proto-eslavo. E, a partir deste momento, começou a se formar o idioma russo que conhecemos atualmente.

Quer aprender mais sobre a história do idioma russo? Continue sua leitura e aproveite!

A língua russa e seus períodos de transformação

A origem da língua russa usada atualmente é dividida em 4 diferentes períodos:

  • Quievano e a desagregação feudal;
  • Moscovita;
  • Imperial;
  • Soviético e contemporâneo;

De acordo com registros históricos, por volta do ano 1000, houve a unificação política dos feudos que habitavam a região onde hoje se localiza Bielorrússia, Rússia e Ucrânia. Então, foi fundada a Rússia de Quieve, que possuía o eslavônico como língua comercial e literária.

Naquela época, esta região era considerada o ramo oriental dos eslavos e seus habitantes usavam um grupo de dialetos bem parecidos entre eles. É neste momento da história que se inicia a origem da língua russa.

Pouco tempo depois, o cristianismo foi introduzido na Rússia de Quieve e o alfabeto cirílico começou a ser adotado. Além disso, o eslavônico eclesiástico foi desenvolvido e estabelecido como língua litúrgica e oficial a partir disso.

Mas, sob influência do grego bizantino, muito utilizado para comércio e principalmente para estudos, alguns termos, palavras e derivações foram inseridos no eslavônico eclesiástico. Assim, o idioma foi modificado significativamente.

Após a separação da Rússia de Quieve próxima aos anos 1100, os dialetos usados começaram a se diferenciar. Então, apareceram duas vertentes principais:

  • Ruteno, onde atualmente se localiza a Bielorússia e a Ucrânia;
  • Russo medieval, no território russo europeu atual, que era basicamente uma mistura de eslavônico eclesiástico e dos dialetos locais. Ou seja, o novo eslavônico eclesiástico.

Como o idioma russo foi transformado e deu forma à língua atual?

Por séculos, a região continuou usando o novo eslavônico eclesiástico como língua literária. Isso durou até que o Czar Pedro, o Grande, restringiu seu uso somente para textos bíblicos e litúrgicos.

Desta maneira, o russo continuou se modificando e ganhando forma com forte influência do eslavônico eclesiástico. No final do século XVII, a situação mudou e o idioma russo começou a se destacar entre os todos os habitantes.

Depois, em uma de suas reformas, Pedro, o Grande, padronizou o alfabeto e inseriu grandes grupos de vocabulários que eram usados na Europa Ocidental com o intuito de ocidentalizar a região. Além disso, as pessoas passaram a ter em sua grade de aprendizado os idiomas francês e alemão.

Leia também: Como aprender russo: conheça as palavras que são de origem de outras línguas

A forte influência dos grandes escritores

De 1800 a 1830, Aleksandr Pushkin e outros escritores importantes da época revolucionaram a literatura russa. Isso porque em suas obras rejeitavam os vocabulários de “alto estilo” e usavam somente a língua falada pelos habitantes da região.

Tal atitude deu forma ao vocabulário e, enfim, representou a origem da língua russa empregada nos dias de hoje.

A União Soviética e o auge do idioma russo

O ápice do idioma russo atual foi com o surgimento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Assim, a língua passou a ser usada como idioma oficial para as políticas, a educação e as transações econômicas em todos os países da URSS.

Atualmente, o idioma russo é um dos mais importantes em todo mundo e é falado por mais de 258 milhões de pessoas no planeta.

Aprenda a falar russo com o curso online da Let Me Tell

Apesar de parecer complicado, aprender russo pode ser mais fácil do que se imagina. A Let Me Tell oferece o curso online de russo.

Você aprende por meio de uma plataforma 100% online e pode estudar em computadores, tablets ou smartphones onde quiser e na hora que for melhor para você.

Em seu primeiro acesso, você fará um teste para garantir que você aprenda de acordo com as suas necessidade e seu nível de conhecimento.

A nossa metodologia de ensino foca na leitura, escrita, compreensão oral e pronúncia. Tudo isso com o auxílio de materiais teóricos, exercícios práticos, vídeos e jogos interativos para proporcionar um aprendizado leve e eficaz.

Além disso, você conta com ferramentas como dicionários online, gravador de voz, entre outros.

E, então, gostou de aprender a origem da língua russa? Se quiser descobrir mais sobre este e outros idiomas, o nosso blog está repleto de informações interessantes para você!

Ficou interessado no curso online de russo? Comece agora!

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora