Blog

Pensando em mudar de país? O que é melhor, aprender idiomas no Brasil ou fora?

30 de junho de 2020


Seja para ampliar as oportunidades de trabalho, fazer uma pós-graduação, se jogar em um intercâmbio cultural ou para buscar um novo estilo de vida… Quem nunca sonhou em mudar de país? Para cada ambição, existem destinos mais certeiros do que outros. Mas há uma coisa que todos os planos de sair do Brasil têm em comum: a necessidade de aprender (ou pelo menos se familiarizar) com o idioma falado no local de destino.

É aí que surge a dúvida: será que é melhor aprender o novo idioma ainda no Brasil ou já em terras estrangeiras? Considere o comparativo a seguir antes de tomar sua decisão.

APRENDENDO UM NOVO IDIOMA FORA DO BRASIL – PRÓS E CONTRAS

A grande vantagem de aprender um idioma fora do Brasil é a oportunidade de dominá-lo na prática. É praticando que você ganha contato com a língua, seu povo e a cultura que carrega, principalmente quando a prática acontece no berço do idioma que se está aprendendo. No diálogo com os locais, você terá uma preciosa oportunidade de aprimorar a fluência e a conversação, exercitando cada aprendizado nos diálogos cotidianos.

Mas sair do Brasil já é uma mudança e tanto! Em um país onde tudo é diferente da sua referência de casa, as dificuldades de adaptação se tornam maiores para imigrantes que não levam um conhecimento prévio do idioma na bagagem. Aprender uma língua do zero através da conversação pode deixar lacunas de gramática e ortografia – um grande problema para quem pretende estudar ou trabalhar fora do país. Entrar em um curso de idiomas já em terras estrangeiras é uma boa solução, mas pode custar caro. São poucos os lugares cuja moeda é equivalente ou mais barata que o real brasileiro, então esteja preparado para esticar o orçamento ao optar por um curso no exterior!

APRENDENDO UM NOVO IDIOMA AINDA NO BRASIL – PRÓS E CONTRAS

Para quem já planeja sair do Brasil, parece pouco produtivo iniciar um curso aqui, sabendo da completa imersão no idioma que viverá no novo país. Mas chegar no destino conhecendo (pelo menos) o básico da língua é um diferencial que poderá abrir muitas portas! Estar por dentro da maneira polida de cumprimentar, agradecer ou pedir informações de localização são habilidades de comunicação básica que lhe darão autonomia e confiança para iniciar sua nova vida sem depender de terceiros. Além disso, você ganhará mais credibilidade no trabalho, nos estudos e nas novas relações sociais.

Para quem não tem tempo de se deslocar até as aulas presenciais, aqui no Brasil existem cursos de idioma online! Formações certificadas, com metodologia e estratégias pedagógicas adaptadas ao ambiente virtual, e total flexibilidade para que o aluno escolha quando e onde deseja estudar. Estudando no Brasil, você conta com a assessoria de professores que compreendem sua língua materna, o que facilita a resolução das dúvidas. Além disso, será mais barato pagar por um curso sem precisar converter a moeda. Assim, você se muda já com domínio prévio do idioma e chega no novo país com mais segurança – e, se sentir necessidade, continua os estudos por lá!

A Letmetell oferece cursos de inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, russo e português para imigrantes em uma plataforma de ensino 100% online, com metodologia didática em aulas que encaixam na sua rotina! Vamos começar a realizar seus planos pro futuro? Conheça mais sobre nossos cursos aqui.

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora