Blog

Phrasal verbs: o que são e como usar

11 de fevereiro de 2021


A jornada de aprendizagem da língua inglesa tem seus desafios, e alguns assuntos específicos são motivo de dificuldade entre alunos dos mais diferentes perfis. Uma das etapas complicadas está na compreensão dos Phrasal Verbs, que formam uma longa lista e frequentemente despertam dúvidas sobre como memorizá-los, como aplicá-los de maneira correta e como compreender as mudanças semânticas que ocorrem de acordo com o contexto. Se você faz parte do grupo de estudantes que ainda não sente confiança para usar e interpretar os phrasal verbs, saiba que não está sozinho e continue lendo para solucionar suas dúvidas!

Leia também: 10 expressões fundamentais do inglês para negócios

PHRASAL VERBS: O QUE SÃO?

Os phrasal verbs (ou verbos frasais) nada mais são do que uma categoria de vocabulário da língua inglesa, sempre composta por uma combinação de palavras (VERBO + PREPOSIÇÃO ou VERBO + ADVÉRBIO). A confusão mora na transformação do sentido: dessa junção de palavras nasce um novo termo, com significado totalmente diferente do que as palavras representavam isoladamente. O aluno que sabe que o verbo to work significa “trabalhar” e que a preposição out significa “fora” costuma se surpreender ao descobrir que o phrasal verb to work out significa “malhar, se exercitar” (e não “trabalhar fora”). Esta é a grande sacada dos verbos frasais: esquecer a tradução ao pé da letra e focar na compreensão do contexto, pois cada um deles pode assumir diferentes equivalências com o português em diferentes aplicações.

COMO USAR OS PHRASAL VERBS?

O uso de um phrasal verb em uma sentença sempre será norteado pelo contexto que se deseja exprimir. Conotações relacionadas a assuntos ou opiniões podem modificar o phrasal verb mais adequado para a situação, visto que cada verbo frasal pode expressar diversos sentidos.

Quanto ao emprego gramatical, os phrasal verbs são geralmente aplicados junto a um verbo auxiliar ou modal, para que a frase faça sentido (ex.: Could you try on this t-shirt, please? / Why don’t you break up with him?). As regras gramaticais para indicação de tempo verbal (passado, presente e futuro) são as mesmas aplicadas normalmente ao verbo que compõe o phrasal verb (seja regular ou irregular). Outra característica importante é que os phrasal verbs podem ser separable ou unseparable – ou seja, alguns permitem que o objeto faça a separação das duas palavras (verbo + preposição / verbo + advérbio) na frase, outros não. O phrasal verb put away é separable (ex.: Put your toys away now!), enquanto o run into é unseparable (ex.: You can’t run into a wild animal!). Infelizmente, não há uma regra gramatical que delimite os verbos frasais separáveis e os inseparáveis; o estudante deve focar em compreender o uso das palavras dentro da língua inglesa, para que decifre o uso correto dos phrasal verbs através de seu próprio repertório.

LISTA DOS PHRASAL VERBS MAIS FREQUENTES

Agree with – concordar

Apply for – candidatar-se

Back down – desistir, retirar-se

Back up – encorajar, fazer cópia de documento

Blow up – irritar-se, explodir

Break into – invadir, arrombar

Break up – terminar

Call off – cancelar

Carry on – continuar

Deal with – lidar

Drop off – adormecer, entregar algo ou deixar alguém em algum lugar

End in – resultar em algo

Figure out – encontrar a resposta

Get along with – se dar bem com algo/alguém

Get away – escapar

Get over – superar

Get together – reunir-se com alguém

Give in – ceder

Give up  – desistir

Hand out – distribuir

Hang out – passar um tempo com amigos em algum lugar

Keep on – continuar fazendo algo

Kick off – começar

Let down – desapontar

Look after – cuidar

Look up to – admirar

Make up – inventar

Mix up – confundir

Pass away – morrer

Pass out – desmaiar

Rely on – confiar em alguém, depender de alguém

Run away – fugir

Run into – encontrar alguém de maneira inesperada

Show up – chegar, aparecer

Stick up for – defender

Turn down – recusar

Watch out – tomar cuidado

Leia também: Inglês Britânico x Americano – diferenças que vão além do sotaque

COMO MEMORIZÁ-LOS?

Os phrasal verbs compõe uma lista praticamente interminável de expressões com sentidos mutáveis de acordo com o contexto – logo, decorá-los pode ser uma tarefa frustrante e pouco produtiva. A abordagem mais recomendada para memorizá-los é através da imersão idiomática, a prática do ler e ouvir com frequência e atenção em filmes, séries, livros e na fala de terceiros para se familiarizar com as diferentes conotações e contextos.

Uma boa ideia é se dedicar às combinações mais prováveis (as chamadas chunks of language: grupos de palavras encontrados com frequência em uma língua, sempre em uma estrutura fixa), pela maior usabilidade e maior probabilidade de encontrá-las ao longo de um diálogo em inglês. Conforme for aprendendo novos termos e aplicações, crie seu próprio dicionário de phrasal verbs, escrevendo-os e criando exemplos para fixação. Assim, você cria uma ferramenta de consulta para momentos de dúvida e vai adquirindo confiança na prática da comunicação fora da língua materna.

Avance rumo à fluência em inglês com praticidade e confiança, para conquistar maiores oportunidades profissionais ou planejar viagens incríveis! Com a Letmetell, você vai de iniciante a proficiente sem precisar sair de casa, estudando quando e onde quiser. A plataforma de idiomas da Editora Intersaberes é acessível de qualquer dispositivo com conexão à internet, e conta com lições didáticas que abordam temas cotidianos para você já sair falando. Comece agora e tire seus sonhos do papel: https://www.letmetell.com/ingles/

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora