Blog

Por que a metodologia é importante no aprendizado de idiomas?

10 de setembro de 2020


A metodologia é o caminho escolhido para chegar em um objetivo; no contexto da educação, é o conjunto de ferramentas organizadas pelos educadores para formar conhecimento junto aos alunos. É a estratégia norteadora utilizada pelos professores e gestores para atingir os objetivos de ensino-aprendizagem, direcionando os alunos à assimilação do conhecimento. No ensino de idiomas, a metodologia está na seleção das atividades expositivas e práticas que levam o estudante a compreender o novo idioma de forma natural e gradativa para que, ao fim do processo de aprendizagem, seja capaz de aplicá-lo em situações cotidianas com fluência.

Existem muitas metodologias de ensino, alinhadas a diferentes teorias educacionais, que se adequam a diferentes perfis estudantes – afinal, cada pessoa aprende da sua própria forma, em seu próprio ritmo. Mas todas compartilham um objetivo em comum: reunir caminhos e recursos que tornem o aprendizado mais fácil para o estudante. Adotar uma metodologia é importante para traçar um plano pedagógico coerente, que mantenha a consistência ao longo do curso e, ao fim, consiga atingir os objetivos de aprendizagem. Não existe metodologia certa ou errada – o segredo é encontrar a que mais gera sintonia entre professor e aluno.

Leia também: Entenda o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR)

No ensino de idiomas, quais são as metodologias mais aplicadas?

  • MÉTODO SOCIOINTERACIONISTA

Considerada a mais atual no ensino de idiomas, esta metodologia é baseada no objetivo de desenvolver a competência linguística por meio da comunicação, permitindo que o aluno consiga sobreviver a situações reais e conviver em sociedade fazendo uso do novo idioma. Há valorização da troca de experiências e das relações que emergem do convívio entre os seres, na intenção de incorporar o aprendizado de forma prática ao cotidiano. Diferentes gêneros textuais são utilizados para simular cenários que preparam o estudante para uma viagem de turismo ou uma reunião de negócios, onde a comunicação será integralmente feita no novo idioma. Há conexão direta entre a teoria e a prática.

  • MÉTODO ÁUDIO-ORAL

Nesta metodologia, acredita-se que a língua é um hábito que se adquire através da fala – portanto, o foco está na habilidade de ouvir e falar, para somente depois desenvolver a escrita e a leitura. A prioridade está nas dinâmicas orais, no mecanismo de repetição e imitação, na comunicação direta pela assimilação de perguntas e respostas; os textos e atividades por escrito ficam em segundo plano. Pratica-se a memorização pela repetição via oral, o professor ocupa espaço centralizado no processo de ensino-aprendizagem e os aspectos gramaticais são aprofundados a partir do domínio da oralidade no novo idioma.

Leia também: Dicas de fonética para aprimorar a pronúncia em inglês

MÉTODO TRADICIONAL

Como o nome sugere, é o método de ensino mais antigo, utilizado para ensinar grego e latim em tempos remotos. Há valorização da teoria da língua estrangeira, da exposição formal dos conteúdos gramaticais e da tradução literal, com incentivo à capacidade de memorização dos alunos para regras e vocabulários. O professor ocupa o lugar de transmissor do conhecimento, com uso frequente de exercícios avaliativos por escrito para mensurar o grau de assimilação do conteúdo por parte dos alunos.

MÉTODO DO ENSINO DIRETO

Em contraposição ao método tradicional, esta metodologia promove o contato direto com o novo idioma e a total exclusão da língua materna no processo de aprendizagem. Sem traduções, o idioma nativo perde o papel de ponto de apoio, sendo substituído por mímicas, gestos, imagens, simulações e explicações na própria língua estrangeira, proporcionando ao aluno uma completa imersão. O professor também ocupa espaço central na dinâmica de ensino-aprendizagem e os alunos são autorizados a se comunicar somente por meio do idioma estudado durante o curso.

Seja para viajar, valorizar o currículo ou mudar de vida em um novo país, aprender um novo idioma é uma escolha que só traz benefícios! E fica ainda mais fácil com a Letmetell: a ferramenta de idiomas 100% online, para você estudar na hora e no lugar que mais se encaixem na sua rotina. Cursos de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e russo em lições curtas e didáticas, que seguem o método sociointeracionista para garantir que seus estudos terão utilidade prática no dia a dia. Faça o teste de nivelamento e aproveite tudo o que você já sabe: https://www.letmetell.com/

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora