Blog

Português para estrangeiros: como aprender de forma rápida e online

24 de julho de 2019


O Brasil é visto com bons olhos mundo afora. O turismo pelo país, as possibilidades de negócios, trabalhos em empresas multinacionais e pesquisas científicas na vasta biodiversidade fazem do território brasileiro um lugar de grande interesse. Para facilitar a comunicação entre visitantes e brasileiros, foram criados os cursos online de português para estrangeiros.

Aprender o idioma falado no Brasil pode ser um grande desafio para os estrangeiros. A língua portuguesa possui muitas regras gramaticais, acentuação difícil e conjugação de verbos complexa.

Estes fatores específicos tornam o aprendizado trabalhoso. Isso acontece, principalmente, para os visitantes que possuem línguas nativas com poucas raízes no latim, como inglês e alemão, por exemplo.

Leia tambémComo aprender idiomas com pouco tempo disponível no dia a dia

Porém, a facilidade proporcionada pelos cursos online faz com que os desafios de aprender português sejam amenizados. Continue a leitura e entenda melhor.

Benefícios do curso online de português para estrangeiros 

Antes do surgimento de cursos online, o aprendizado de português para estrangeiros era algo de difícil acesso. O que se deve por causa da localização das escolas presenciais, normalmente, nos grandes polos metropolitanos do país.

Hoje, no entanto, o cenário é diferente. Os cursos online derrubaram estas barreiras de acesso ao idioma. E a facilidade da internet possibilita que um número muito maior de estrangeiros aprenda português.

Confira as principais vantagens em aprender português para estrangeiros online:

  • Comodidade: você não precisa se deslocar para aprender. O aprendizado é 100% online. Ou seja, é possível estudar no conforto de sua casa e ainda economizar com transporte.
  • Flexibilidade: o estudo online permite que você crie sua própria rotina de estudos, nos dias e horários que se encaixam melhor em sua rotina. Com isso, é possível otimizar o seu tempo.
  • Aulas personalizadas: o aluno aprende de acordo com seu nível de domínio no idioma e conforme os seus objetivos e necessidades.
  • Melhor custo-benefício: como não existe a necessidade de uma estrutura física, os cursos online possuem menor custo em relação ao presenciais. Além disso, as plataformas online possuem diversas ferramentas para estimular os estudos e potencializar a compreensão.

Leia tambémQuanto tempo leva para aprender idiomas e ficar fluente?

3 dicas para acelerar o aprendizado do português para estrangeiros

Agora que já conhece alguns benefícios do curso online, confira dicas para agilizar o aprendizado de português para estrangeiros.

1. Comece a construir um bom vocabulário

Em qualquer idioma, cada palavra é como uma peça de um quebra-cabeça. Ao entender cada peça, é possível formular as frases corretamente. Portanto, foco no vocabulário.

Para isso, crie uma lista e tente aprender ao menos 10 novas palavras ao dia. Em pouco tempo, você já terá um bom vocabulário formado. Lembre-se de que aprender não é igual a memorizar. Logo, não deixe de estudar e revisar palavras já aprendidas.

Uma boa ideia é adicionar essa prática na sua rotina. Por exemplo: coloque etiquetas nos objetos de sua casa com o nome deles em português.

Leia também: 7 maneiras de aumentar o vocabulário

2. Saiba os requisitos básicos para se comunicar

Para melhorar a sua comunicação com os brasileiros, é fundamental conhecer itens básicos do dia a dia. Observe estes exemplos do que é necessário aprender:

  • Como se apresentar em português;
  • Como perguntar por caminhos, direções e coordenadas;
  • Quais os objetos são usados em seu cotidiano pessoal e profissional;
  • Saiba como expressar seus gostos e sentimentos;
  • Veja como apresentar suas experiências e habilidades profissionais;
  • Conheça maneiras de relatar seu cotidiano e atividades do dia a dia.

Com esses seis requisitos bem definidos, não há dúvidas de que seu aprendizado será muito mais rápido e efetivo.

Leia também: Aprender idiomas: 5 dicas para manter a disciplina nos estudos

3. Não estude somente durante o período das aulas. Pratique!

Torne o idioma parte do seu cotidiano. Mude a linguagem do celular e do computador, leia livros, jornais e notícias em português, assista a filmes e séries com o áudio em português e legendas no seu idioma nativo.

Esse contato contínuo faz você entender melhor a língua falada e o impacto da pronúncia das palavras.

Leia tambémEscola de idiomas: como escolher a melhor para iniciantes?

Como aprender português para estrangeiros com a Let Me Tell

Para aprender português para estrangeiros de forma rápida e 100% online, conheça a Let Me Tell. Com plataforma fácil e intuitiva de usar, a escola de idiomas online agiliza os estudos.

A plataforma possui o curso online de português para estrangeiros com foco no domínio da gramática, vocabulário, compreensão e expressão orais. A ferramenta conta com atividades como notícias do dia a dia, jogos didáticos, vídeos e outras inúmeras funcionalidades.

Além disso, antes de você começar o aprendizado, a Let Me Tell faz um teste para analisar seu nível de conhecimento. Assim, é possível garantir que você aprenda de acordo com a sua necessidade.

Descubra como aprender português para estrangeiros com a Let Me Tell e comece agora mesmo.

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora