Blog

Qual idioma devo aprender? Saiba como decidir

15 de julho de 2020


Aprender uma língua estrangeira é um excelente investimento em si mesmo. Além de exercitar a atividade cognitiva e prevenir contra doenças neurológicas (como o Alzheimer), o estudo de um novo idioma também ensina sobre diversidade cultural, valoriza o currículo profissional e expande a visão de mundo.

Leia também: Tempo livre na quarentena? 10 motivos para aprender um novo idioma

Qual é o próximo idioma da sua lista? Se ainda não conseguiu escolher, preste atenção nos critérios a seguir antes de tomar sua decisão. Foque na motivação que mais dialoga com seus objetivos – quanto mais motivado estiver nos estudos, mais rápido atingirá a fluência.

REALIZANDO SONHOS, HOBBIES E INTERESSES

Pense no livro que você gostaria de ler na versão original, nas séries e filmes que gostaria de ver sem legenda, nos amigos de outros países que gostaria de compreender melhor… e também considere seus sonhos! Os países que está ansioso para conhecer, ou até mesmo aqueles planos de morar fora do Brasil. Seus interesses pessoais e o estilo de vida que almeja para o futuro são ótimos norteadores para escolher o próximo idioma a ser estudado. Se cada lição apreendida te deixar um passo mais perto de uma grande conquista pessoal, não faltará motivação nos estudos para atingir a fluência.

Leia também: Pensando em mudar de país? O que é melhor, aprender idioma no Brasil ou fora?

ALAVANCANDO A CARREIRA

O domínio de um ou mais idiomas estrangeiros conta muito no currículo e pode te colocar à frente da concorrência durante um processo seletivo. Abre portas para vagas mais competitivas, salários mais robustos e oportunidades em multinacionais, dentro ou fora do Brasil. Existem idiomas de maior relevância para cada área de atuação profissional – com atenção especial para o inglês, hoje já considerado pré-requisito na maioria dos setores.

Leia também: Dificuldade em conseguir emprego? Conheça os idiomas que vão alavancar seu currículo e carreira

O QUE OS BRASILEIROS ESTÃO ESTUDANDO?

Mantenha-se antenado nas tendências! Estar por dentro dos idiomas mais estudados entre os brasileiros pode lhe ajudar a traçar um plano cheio de oportunidades. Inglês, espanhol, francês e italiano despertam interesse crescente, acompanhando o fluxo das relações comerciais do Brasil com outros países. Para quem ainda não tem um idioma em mente, é uma boa ideia iniciar os estudos considerando os idiomas que estão em alta e podem trazer benefícios no futuro.

MENSURANDO A DIFICULDADE

Há um longo processo entre o início dos estudos e a fluência em um novo idioma, que invariavelmente exige dedicação e paciência. Mas o grau de dificuldade pode ser maior ou menor de acordo com o idioma escolhido! É mais simples aprender idiomas que compartilham a mesma origem de sua língua materna. Espanhol, francês e italiano derivam do latim, e por isso são mais facilmente apreendidos por quem fala português (que também tem origem latina). Não significa que você deve limitar seus estudos às opções mais fáceis – mas vale a pena considerar quanto tempo e energia está disposto a dedicar antes de iniciar os estudos, para evitar frustrações.

O QUE FUNCIONA NA SUA VIDA

Por fim, sua escolha deve fazer sentido com sua rotina, seu estilo de vida e com as ferramentas de estudo que tem à disposição. Quem vive na correria, por exemplo, deve buscar idiomas disponíveis em cursos flexíveis, que não exigem deslocamento e se encaixam aos demais afazeres do dia. Se os novos estudos simbolizarem um problema na sua rotina, há grandes chances de desistência antes de se atingir a fluência.

Tomou sua decisão? Inicie os estudos hoje mesmo, sem sair de casa! Na Letmetell você encontra cursos de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, russo e português para imigrantes em formato 100% online, para estudar quando e onde quiser. Lições curtas com metodologia didática, em plataforma compatível com computador, smartphone ou tablet. Saiba mais aqui!

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora