Blog

Semelhanças entre italiano e português

6 de maio de 2021


Com belas paisagens, uma gastronomia fascinante e um povo caloroso, a Itália está entre os grandes destinos turísticos do mundo! Seja para enriquecer a bagagem cultural ou tentar novas oportunidades de vida, você provavelmente já se imaginou visitando o charmoso território italiano.

Brasileiros que sonham com a Itália já saem na frente com vantagens linguísticas! Isso porque o português e o italiano integram a mesma família linguística – dos idiomas derivados do latim. Além disso, o Brasil também é o país com o maior número de descendentes italianos (fora da Itália) do mundo, em decorrência do processo colonizatório. Um gigante número de brasileiros encontra ancestralidade italiana em suas árvores genealógicas, despertando inclusive o desejo pela dupla cidadania.

Leia também: Motivos para começar a aprender italiano agora mesmo

Sabendo da proximidade histórica entre os dois idiomas, é hora de investigar onde as similaridades linguísticas se mantém preservadas! Confira a seguir as principais características que o português e o italiano têm em comum (e os pontos que merecem atenção especial dos estudantes brasileiros):

SONORIDADE E PRONÚNCIA

Procure um podcast, um filme ou um jornal em italiano. Não existem muitas palavras familiares aos seus ouvidos brasileiros? Não é impressão ou coincidência! Assim como o espanhol, o italiano possui uma fonética muito parecida com a do português, favorecendo a compreensão por interpretação. Existem muitos fonemas comuns entre o português e o italiano, o que torna a aprendizagem mais intuitiva.

A grande diferença fonética está no som do “ch”: em português, lê-se como um “x”; já em italiano, a pronúncia é de “qu”. Também é importante ficar atento à flexão de gênero em alguns tempos verbais! Em português isso não existe: seja no passado, presente ou futuro, o verbo é neutro e aplicado igualmente para sujeitos femininos ou masculinos. Já no italiano, o verbo concorda com o gênero de quem fala, com ajuda de verbos auxiliares.

Leia também: Conheça os dialetos mais famosos falados na Itália

EXPRESSÃO DE IDEIAS

Para além das semelhanças de vocabulário e sonoridade, existe outro aspecto que surpreende muitos estudantes. Você sabia que o português e o italiano também são parecidos na expressão de ideias? É comum que cada idioma reserve seu próprio esquema de organização de argumentos e referências para formulação de expressões populares. Afinal, são expressões que derivam da cultura!

Mas, ao aproximar a lupa do italiano, você percebe que há muito em comum com as expressões brasileiras – tanto nas palavras, quanto no sentido. Isso ajuda a aumentar a familiaridade e a espantar o medo diante de um novo idioma! Algumas expressões populares no italiano e no português são:

  • Cercare un ago in un pagliaio = Procurar uma agulha no palheiro (buscar por algo improvável de ser encontrado)
  • Can che abbaia non morde = Cachorro que late não morde (situações que geram muito alarde costumam ter baixo risco)
  • Mettere il dito nella piaga = Colocar o dedo na ferida (tocar em um assunto delicado)
  • Piangere sul latte versato = Chorar pelo leite derramado (lamentar uma situação que já não pode mais ser revertida)
  • Avere una bella faccia tosta = Ter cara de pau (ter coragem e disposição para enfrentar situações que podem gerar indisposições)
  • Mettere la mano sul fuoco = Colocar a mão no fogo (dar um voto de confiança, arriscar-se por situações nem sempre confiáveis)
  • Ingoiare un rospo = Engolir sapo (não reagir a situações que despertam ofensa ou irritação pessoal)

Este é o momento de elevar seus conhecimentos em italiano ao próximo nível! Aprenda uma nova língua respeitando sua rotina com o auxílio da Letmetell: a ferramenta de idiomas 100% virtual da Editora Intersaberes! Curso de italiano do iniciante ao proficiente, com lições interativas sobre temas que fazem parte do cotidiano. Basta um aparelho com conexão à internet para você estudar no local e no momento em que preferir! Faça o teste de nivelamento e aproveite tudo o que você já sabe:  https://www.letmetell.com/cadastro/?curso=italiano

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora