Blog

Dificuldades em conseguir emprego? Conheça os idiomas que vão alavancar seu currículo e carreira!

15 de junho de 2020


Para muitas áreas de atuação profissional, a formação acadêmica por si só já não é mais suficiente para garantir a contratação. Os profissionais precisam se destacar por atributos que complementam sua formação, e o domínio de uma ou mais línguas estrangeiras é um super diferencial dentro das relações de trabalho cada dia mais globalizadas. Além disso, a fluência em outros idiomas abre portas para contratos com multinacionais, expande as fontes de capacitação e aumenta a competitividade para vagas no exterior! Mas por onde começar? Qual idioma escolher para destacar seu currículo? Preparamos uma lista dos idiomas mais valorizados no mercado de trabalho para você se inspirar:

INGLÊS

Já faz algum tempo que o domínio do inglês se tornou pré-requisito para vagas nos mais diversos setores, inclusive para estágios. Afinal, esta é a língua mais falada no mundo e também a língua oficial da internet. Quando duas pessoas de diferentes países tentam se comunicar, é geralmente por meio deste idioma (mesmo que o inglês não seja a língua mãe de nenhum dos envolvidos). Seja na área das exatas, humanas ou biológicas, o domínio da língua inglesa é um coringa procurado por grande parte dos contratantes – e, se houver pretensão de atuação em multinacionais, a habilidade se torna obrigatória.

ALEMÃO

Quem trabalha com tecnologia pode evoluir profissionalmente ao dominar a língua alemã! Além de ser uma potência econômica global, a Alemanha também é um dos maiores parceiros comerciais do Brasil na Europa, com reconhecido destaque no setor de tecnologia e inovação. Brasileiros que topam enfrentar os desafios da língua e tornam-se fluentes em alemão podem, ainda, desfrutar de mais um benefício: o país conta com um amplo programa de bolsa de estudos para brasileiros. Que tal um intercâmbio na Alemanha?

ESPANHOL

O espanhol é hoje o segundo idioma mais falado no mundo e é a língua oficial em mais de 40 países! Para nós brasileiros torna-se ainda mais relevante graças à participação do Brasil no Mercosul, importante bloco econômico formado por países da América do Sul. Grande parte das negociações e parcerias internacionais da indústria brasileira esbarram com o idioma espanhol, especialmente na área de hotelaria e manufaturados. E nesse caso, ao contrário do alemão, ainda contamos com uma vantagem: o espanhol deriva da mesma origem latina que o português, sendo uma língua de fácil assimilação para brasileiros.

FRANCÊS

O domínio do francês é uma habilidade estratégica para estreitar laços comerciais com vários outros países além da França, como o Canadá, a Suíça e a Bélgica. Profissionais da moda e da culinária podem se destacar com a fluência na língua, o que ainda possibilita acesso a conteúdos e capacitações mais abrangentes fora da língua portuguesa. Vale a pena lembrar que a França tem centenas de empresas sediadas no Brasil, além de ser um dos grande parceiros comerciais do país na Europa. Quantas oportunidades!

ITALIANO

O italiano é uma das línguas mais fortes dentro da União Europeia e é um grande diferencial no currículo de quem trabalha e/ou busca parcerias com a indústria automotiva. Brasil e Itália também possuem um acordo bilateral de parceria estratégica, onde ambos cooperam para o desenvolvimento mútuo da cultura e de recursos energéticos. Além disso, a Itália é uma expressiva compradora de produtos brasileiros e, assim como a França, possui centenas de multinacionais sediadas em território brasileiro.

Chegou a hora de se destacar no mercado de trabalho! Comece ainda hoje a aprender o idioma que vai valorizar seu currículo. A LetMeTell é uma plataforma de ensino de idiomas 100% online, com metodologia didática em lições que cabem no seu dia-a-dia. Conheça nossos cursos clicando aqui.

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora