Blog

Como colocar seu conhecimento de idiomas no currículo

6 de julho de 2020


O domínio de idiomas estrangeiros é um atributo de destaque no universo empresarial. Muitas companhias possuem setores internacionais, em contato direto com clientes e parceiros de fora do Brasil – o profissional capaz de mediar esse tipo de comunicação é quem chama atenção no processo seletivo. Para muitas vagas, o inglês já é requisito obrigatório; o espanhol, o alemão, o italiano e tantas outras línguas também estão em crescente valorização no mercado.

Leia também: Conheça os idiomas que vão alavancar seu currículo e carreira 

Mas como seu conhecimento de idiomas pode aparecer no currículo de maneira adequada e atrativa? Com as dicas a seguir, você valoriza sua capacitação profissional e ganha mais credibilidade diante dos contratantes.

  • NÍVEL DE CONHECIMENTO

Seu grau de domínio sobre o idioma estrangeiro é uma informação de grande relevância para quem considera contratá-lo. Utilize a métrica a seguir para autoavaliar seu nível de conhecimento sobre um idioma:

  • Conhecimento Básico – quem já estudou o idioma anteriormente, consegue assimilar conteúdos simples mas com dificuldade para compreensão de textos longos ou para realizar conversações.
  • Conhecimento Intermediário – quem tem habilidade para iniciar uma conversa, por já possuir bom repertório de vocabulário e capacidade para compreender textos. Entretanto, não há fluidez na conversação.
  • Conhecimento Avançado – quem garante desempenho claro e estruturado na fala, escrita e leitura do idioma, apto a participar de reuniões e redigir ou interpretar documentos.
  • Fluência – domínio completo sobre o idioma estrangeiro, com amplo vocabulário e fluidez na conversação (inclusive para temas complexos ou específicos da área de atuação). Compreende figuras de linguagem e expressões coloquiais próprias do idioma.

 

  • HIERARQUIA DAS INFORMAÇÕES

A principal informação do currículo é a formação acadêmica, seguida da trajetória profissional do candidato. Os conhecimentos em idioma estrangeiro podem vir logo após, em sessão específica para idiomas ou habilidades complementares. Se possuir certificados de proeficiência (testes como TOEFL, para inglês) vale a pena citá-los, pois são valorizados por muitas empresas.

E não esqueça: “fluência em Língua Portuguesa” conta pontos apenas para profissionais de nacionalidade estrangeira. Para quem tem o português como língua materna, o domínio da comunicação oral e escrita já está pressuposto.

  • SEJA SINCERO

O desejo de se destacar em um processo seletivo alimenta a tentação de supervalorizar seu real domínio de um idioma estrangeiro. Seja sempre sincero na elaboração de seu currículo! A contratação será feita com base nos atributos descritos no CV – se você não dominar as habilidades descritas, cedo ou tarde será confrontado por atividades que não está apto a desempenhar. Seja realista e responsável ao descrever seu nível de conhecimento em um idioma estrangeiro, para evitar constrangimentos no futuro.

  • CONSTANTE EVOLUÇÃO

A melhor qualidade de um profissional é a busca constante pela evolução. O domínio de um idioma estrangeiro pode ser básico, intermediário ou avançado, mas sempre há algo novo a se aprender! O profissional que não se acomoda em seus conhecimentos e reconhece seu potencial de ir além é o que mais se destaca entre a concorrência.

Eleve seu conhecimento de idiomas ao próximo nível com a LetMeTell: cursos de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e russo em plataforma 100% online, com lições curtas para você estudar quando e onde quiser. Faça o teste de nivelamento e abra as portas para novas oportunidades.

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora