Blog

Conheça o Verlan, as gírias invertidas do francês

30 de setembro de 2021


Um idioma estrangeiro sempre reserva mais nuances do que a norma culta nos apresenta. Os cursos e livros didáticos nos preparam para diálogos formais, mas existem expressões que só as ruas são capazes de ensinar! É no contato com os locais, nos diálogos de metrô e nas piadas de mesa de bar que as versões mais populares de cada idioma vêm à tona.

Leia também: Francês para viagem – frases úteis para os viajantes

A língua francesa, tantas vezes associada à classe e refinamento, também é famosa por suas gírias. Você, estudante que já domina noções da gramática e pronúncia padrão, também deve se familiarizar com o Verlan para ter conversas mais descoladas com os franceses! Se está em busca de uma comunicação cada vez mais natural e descontraída fora da língua materna, este texto é para você.

O QUE É O VERLAN?

Conhecido como “língua invertida” ou “linguagem do espelho”, o Verlan é o dialeto francês que se define pela inversão do som das sílabas das palavras. A última sílaba da palavra original torna-se a primeira e assim sucessivamente, até que a primeira sílaba ocupe a última posição. Em palavras de uma única sílaba, inverte-se o som das letras.  

Algumas sílabas podem ser modificadas no processo de inversão, para driblar fonéticas que se tornam impraticáveis no francês. Um bom exemplo está no próprio nome do dialeto: Verlan é a forma invertida da expressão “l’envers” (que significa “ao contrário” e se pronuncia “lanver”, em francês).

Leia também: Gêneros em francês – você sabe distinguir?

ORIGEM DO VERLAN

Hoje, as gírias do Verlan são bastante conhecidas e populares entre grupos de pessoas consideradas modernas, descoladas. Mas nem sempre foi assim! A intenção inicial era justamente a oposta.

O Verlan surgiu entre os anos 50 e 60 como um código secreto usado principalmente na periferia da França, para despistar a xenofobia e a truculência policial remanescentes do pós-guerra. Ao usar o Verlan, o objetivo era comunicar sem que pessoas de outros grupos fossem capazes de compreender. As gírias foram incorporadas no cinema e na música (principalmente no hip hop), para falar de temas sensíveis ou polêmicos. Já foram encontrados registros de usos pontuais do Verlan durante a Segunda Guerra Mundial, inclusive. Foi a partir dos anos 70 que seu uso se popularizou, transformando o Verlan em uma linguagem social. 

COMO E QUANDO APLICAR O VERLAN?

Apesar de hoje ser considerado popular, o Verlan definitivamente não é adequado para todos os contextos! Seu uso é mais frequente entre jovens, principalmente nos subúrbios da França. Franceses mais velhos e de perfil mais conservador sequer irão entendê-lo ao inserir uma gíria invertida no diálogo. Aplicar o Verlan em situações mais formais (como no trabalho) pode ser considerado rude e inadequado. 

Leia também: Aprender francês do zero – entenda as semelhanças com o português

EXEMPLOS DE VERLAN

Para começar a se familiarizar com as gírias, aqui estão alguns termos bastante utilizados pelos franceses adeptos do Verlan:

Çaisfran / cefran – referente a “français” (francês)

Cimer – referente a “merci” (obrigada)

Résoir – referente a “soirée” (noite)

Reum – referente a “mère” (mãe)

Meuf – referente a “femme” (mulher)

Ouf – referente a “fou” (doido, maluco)

Chanmé – referente a “méchant” (irado, muito legal)

Ripoux – referente a “pourri” (podre)

Keum – referente a “mec” (rapaz, “cara”)

Stiquemou – referente a “moustique” (mosquito)

Zonmé – referente a “maison” (casa)

Seus estudos de francês podem evoluir mais rápido do que você imagina! E o melhor: sem interferir nos compromissos que você já tem na rotina. A Letmetell é a ferramenta de idiomas 100% virtual da Intersaberes, onde você encontra cursos de francês do nível básico ao proficiente. As atividades são didáticas, interativas e desenvolvem habilidades de fala, escuta, escrita e leitura por meio de situações cotidianas, para você aplicar na vida real. Tudo acessível de qualquer dispositivo com conexão à internet, assim você estuda quando e onde preferir: https://www.letmetell.com/frances/

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora