Blog

Linking words: o que são e qual a sua função nas frases

4 de janeiro de 2022


Ao aprender um novo idioma, é interessante reconhecer as diferentes classes de palavras e suas funções. Cada categoria desempenha um papel na construção de uma ideia; quanto mais classes você dominar, maior será seu repertório para construir raciocínios complexos fora da língua materna. Cada classe gramatical contribui para a fluidez e naturalidade do diálogo – invista nisso se está no caminho rumo à fluência!

Leia também: Você sabe o que são substantivos contáveis e incontáveis em inglês?

Você com certeza já falou ou ouviu expressões como “clique no link” ou “vou te passar o link”, certo? Considere, então, que a palavra “link” em inglês significa “ligação”, “elo” – como os links da internet, que criam a ponte de acesso a uma outra página. Essa associação vai te ajudar a memorizar a lição de hoje! Vamos lá?

O QUE SÃO AS LINKING WORDS

As linking words são as palavras que criam vínculos, encarregadas de ligar as diferentes ideias que compõem uma frase. Também conectam ideias entre frases consecutivas, estabelecendo o fio narrativo que dá sentido ao parágrafo e, consequentemente, ao texto. As linking words não flexionam em gênero, número e grau, e são equivalentes às conjunções da língua portuguesa.

FUNÇÃO DAS LINKING WORDS

O papel semântico das linking words dentro da comunicação é de conectar ideias estabelecendo sentido. Mas, assim como as conjunções do português, os conectivos do inglês também se subdividem em algumas categorias que expressam sentidos específicos. A conotação de cada categoria é essencial para elaborar ideias consonantes, contrastantes, conclusivas, etc. Conheça, abaixo, as principais categorias de linking words com exemplos frequentemente utilizados pelos nativos da língua inglesa.

Leia também: Como utilizar os advérbios de frequência em inglês?

CATEGORIAS DE LINKING WORDS

Adição: usa-se para acrescentar uma nova ideia à anterior, em concordância. Ex.: and (e); also (também); too (também); actually (na verdade); besides (além); anyway (de qualquer forma).

 Oposição: usa-se para conectar ideias opostas ou contrastantes. Ex.: but (mas); however (contudo); although (embora); instead (em vez); while (enquanto); despite (apesar).

Sequência: usa-se para indicar uma sucessão de acontecimentos relacionados entre si. Ex.: then (então); as result (como resultado). 

Ênfase: usa-se para destacar algum elemento da frase, que tem grande relevância na narrativa. Ex.: in fact (de fato); especially (principalmente); in other words (em outras palavras); such as (como); like (como).

Causa: usa-se para indicar o estopim de uma ação, a razão que motivou tal acontecimento. Ex.: because of (por causa de); due to (devido a); thanks to (graças a); as (como). 

Leia também: Conheça os 8 erros mais comuns na hora de aprender inglês

Consequência: usa-se para expressar os resultados cabíveis a determinada ação ou evento. Ex.: therefore (portanto); consequently (consequentemente); because (porque); thus (assim).

Condição: usa-se para estabelecer a(s) condição(ões) que delimita(m) a ocorrência de determinado evento ou ação. Ex.: in case (em caso); unless (a não ser que); if (se); as long as (desde que).

Conclusão: usa-se para indicar o fim de uma sequência lógica de ideais, concluir o pensamento. Ex.: after all (afinal); so (então); finally (finalmente); in conclusion (concluindo); therefore (portanto).

Tempo: usa-se para dar sentido temporal às ideias, localizá-las em relação à cronologia dos eventos. Ex.: when (quando); after (depois); before (antes); while (enquanto); since (desde); until (até); once (uma vez).

Exemplo: usa-se na intenção de exemplificar de forma prática o que está sendo dito. Ex.: for instance (por exemplo); for example (por exemplo); such as (como).

Comunicar em inglês já é uma habilidade exigida no mundo moderno! Se você busca investir em melhores oportunidades profissionais e de vida, dedicar-se à fluência em inglês é um passo certeiro. A boa notícia é que você pode estudar na hora e no local que preferir, sem perder tempo com deslocamento, respeitando os compromissos da sua rotina. Conheça a Letmetell – a plataforma de idiomas 100% virtual da Intersaberes! Cursos de inglês do básico ao proficiente, com lições interativas que desenvolvem fala, escuta, escrita e leitura através de situações cotidianas, para você sair falando. Basta ter um dispositivo com conexão à internet para evoluir na aprendizagem! Faça o teste de nivelamento e comece hoje mesmo: https://www.letmetell.com/ingles/ 

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora