Blog

Quanto tempo leva para ser fluente em um novo idioma?

11 de novembro de 2020


Dedicar tempo e energia a um novo projeto é exaustivo quando não se pode estimar o tempo necessário para que os resultados comecem a aparecer. Esta é a frustração de muitos estudantes que embarcam na jornada de aprender um novo idioma: quanto tempo levarei até atingir a fluência? A verdade é que adquirir proficiência em um novo idioma é um processo longo, contínuo e complexo, que depende de uma série de fatores como necessidade, regularidade, tempo de estudo, qualidade dos materiais acessados e, é claro, o tempo de aprendizagem de cada pessoa. Ao entender que se trata de um processo particular para cada estudante, fica difícil definir um período exato que ofereça garantia de fluência para todos os perfis de pessoas.

MAS O QUE É SER FLUENTE?

Tornar-se fluente em um novo idioma é ter habilidade para comunicar e compreender com fluidez e naturalidade, sem necessidade de pausas e com ampla gama de assuntos (inclusive técnicos e específicos). É ter domínio sobre todas as habilidades linguísticas (fala, escuta, escrita e leitura) com coerência e assertividade. Mas até atingir a proficiência completa, existem níveis de fluência medidos de acordo com as habilidades adquiridas pelo estudante ao longo do processo.

O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR, ou CEFR na sigla em inglês) divide o nível de conhecimento em três categorias (A – Básico; B – Independente; C – Proficiente) que são subdivididas em outras duas categorias internas (A1 – Iniciante e A2 – Básico; B1 – Intermediário e B2 – Independente; C1 – Proficiência Operativa Eficaz e C2 – Domínio Pleno). No nível mais inicial (A1) estão os estudantes que formulam e compreendem frases básicas sobre necessidades concretas, conseguem apresentar detalhes de sua vida pessoal e se comunicar pausadamente com nativos dispostos a ajudar; enquanto no nível mais avançado (C2) estão os fluentes capazes de falar, ouvir, ler e escrever sem esforço e sem limitação de assuntos, com percepção para distinguir as sutilezas e ambiguidades da nova língua.

TEMPO ESTIMADO PARA A FLUÊNCIA

De acordo com os parâmetros do QECR, é possível estimar um tempo médio de horas de estudo para alcançar cada nível de fluência. Com aproximadamente 100 horas de estudo, o estudante que nada sabe sobre o idioma consegue chegar ao nível A1. Entre 180 e 200 horas de estudo, o estudante ganha repertório para o subir ao nível A2 e torna-se apto a interações sobre temas conhecidos com um nível simples de comunicação. Com aproximadamente 350-400 horas de estudo, pode atingir o nível B1 e se tornar capaz de produzir textos simples e aprofundar a comunicação sobre temas familiares. Em torno de 500-600 horas de estudo, o estudante avança ao nível B2 e ganha domínio sobre assuntos mais abstratos, aprende a formular opiniões, descrever situações e a ponderar sobre temas conhecidos. Com cerca de 700-800 horas de estudo, atinge-se o nível C1 e o estudante já é considerado fluente ao ganhar liberdade comunicativa para se expressar em situações formais e informais com bom grau de naturalidade. Por fim, uma média de 1000-1200 horas de estudo levam o estudante já fluente ao nível C2, onde o domínio pleno possibilita precisão, flexibilidade e espontaneidade similares às da língua materna.

É importante ressaltar que tratam-se de valores estimados, que podem aumentar ou diminuir de acordo com o ritmo e a dedicação de cada aluno e também com o grau de semelhança entre o idioma materno do estudante e a nova língua a ser aprendida.

Leia também: Como os poliglotas aprendem novos idiomas tão rapidamente?

COMO OTIMIZAR O CAMINHO ATÉ A FLUÊNCIA?

Conforme dito anteriormente, existem muitas variáveis que influenciam na quantidade de horas de estudo necessárias para atingir a fluência em um novo idioma. As variáveis a seguir te ajudarão a alcançar resultados sólidos, dentro do seu próprio tempo de aprendizagem:

    • Rotina de estudos: é importante reservar uma hora por dia para estudo e fixação do novo idioma. Pessoas que frequentam cursos duas ou três vezes por semana devem incorporar uma hora de estudo nos demais dias da semana, pois a frequência e a constância estimulam o cérebro na captação do novo conteúdo.
    • Qualidade das horas de estudo: para colher resultados positivos, é necessário que o momento diário de estudo seja de qualidade. Estude em um ambiente organizado, silencioso e livre de estímulos externos, desligue o celular e concentre-se nas lições. Encontre a metodologia de estudo que mais funciona para você.
    • Contato com o idioma: tire o novo idioma do campo hipotético e traga-o para o cotidiano. Músicas, filmes, noticiários e etiquetas nomeando os objetos da casa são boas estratégias, mas não deixe de praticar. A conversa com nativos é um excelente artifício para ganhar confiança e começar a compreender as sutilezas do idioma.
    • Desejo de aprender: mesmo com rotina e comprometimento, a vontade continua sendo o maior combustível rumo à realização. Foque nos seus objetivos, relembre os motivos que lhe fizeram escolher este idioma e passe a enxergar o processo de aprendizagem como caminho para conquista de seus sonhos. Motivação é sempre necessária!

Qual é o próximo idioma da sua lista? Conte com a Letmetell para aprender inglês, espanhol, francês, italiano, alemão ou russo sem precisar sair de casa! Em uma plataforma 100% digital, você encontra lições didáticas sobre temas profissionais e cotidianos que podem ser acessadas de qualquer dispositivo com conexão à internet. É só fazer o teste de nivelamento e partir rumo à fluência! Comece ainda hoje: https://www.letmetell.com/cadastro/

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora