Blog

8 hábitos que prejudicam o aprendizado de inglês

17 de janeiro de 2022


É impossível desenvolver uma nova habilidade de maneira instantânea, apenas alojando o novo conhecimento em seu cérebro. Parece brincadeira, mas esta é a expectativa de muitos dos estudantes de idioma iniciantes! Para aprender inglês (ou qualquer outro idioma), não há outro caminho: é preciso combinar foco, paciência e persistência. São os pequenos aprendizados que, passo a passo, levarão à fluência!

A frustração é um sentimento frequente entre quem se dedica aos idiomas estrangeiros. Pode ser que, neste momento, você esteja desmotivado com seus estudos de inglês pela sensação de não estar progredindo. A percepção de não sair do lugar, mesmo mantendo uma rotina de estudos, já fez muitos alunos desistirem de conquistar a fluência. Mas fique tranquilo, você não está sozinho! A boa notícia é que, mudando alguns hábitos, expectativas e percepções a respeito da aprendizagem, você pode renovar seu rendimento e dar um gás nos resultados.

Leia também: Vale a pena estudar inglês online?

Confira, a seguir, alguns hábitos que já prejudicaram o aprendizado de inglês de muitos alunos – e talvez estejam comprometendo o seu! Identificar padrões que sabotam a evolução dos estudos de inglês é o primeiro passo para mudar de estratégia e explorar caminhos mais efetivos de aprendizagem:

PRESSA PARA EVOLUIR: pode parecer óbvio, mas a chave para um progresso satisfatório no inglês é começar pelo início. Na ânsia de desenvolver habilidades mais complexas, muitos estudantes decidem pular a parte introdutória do inglês. O que acontece é que, lá na frente, os conteúdos básicos se tornam indispensáveis para a compreensão dos conteúdos avançados. Ao invés de ganhar tempo, o estudante esbarra nas limitações de base e precisa retroceder nos estudos. Invista na construção de uma base sólida no inglês, para avançar de forma progressiva e consistente.

ESTUDO LIMITADO: seja em casa, em grupos de estudo ou na escola de idiomas, tirar 1 dia da semana para se dedicar ao inglês é muito pouco para colher resultados efetivos. Quem busca atingir a fluência deve reservar, no mínimo, 30 minutos diários para focar na aprendizagem da língua inglesa. O momento do estudo não precisa ser extenso, o importante é assimilar pequenas novas lições todos os dias para manter a progressão.

Leia também: Como aumentar seu vocabulário em inglês

SEPARAR ESTUDO E VIVÊNCIA: estudo é uma coisa, vida prática é outra. Quem quer falar em inglês com fluência e naturalidade não pode pensar dessa forma! Quanto mais integrado o inglês estiver na sua rotina, mais rapidamente será internalizado pelo cérebro. Mantê-lo isolado no “momento do estudo” não contribui para o objetivo de naturalizar a comunicação. A dica é aproximar o inglês do seu cotidiano de todas as formas possíveis – comece mudando o idioma padrão do seu celular, e logo verá como a adaptação é rápida.

NÃO EXERCITAR AS HABILIDADES: resolver exercícios de aprendizagem e assimilar a teoria é apenas uma das etapas rumo ao domínio do inglês. Enquanto as habilidades de writing, reading, listening e speaking não forem periodicamente exercitadas, a teoria nunca se reverterá em prática. Desafie-se a escrever pequenos textos, a ler notícias em inglês, a ouvir anglófonos falando sem auxílio de legendas. Não se frustre se o começo for difícil, é assim mesmo! A única forma de desmistificar a prática do inglês é praticando, se expondo ao erro e aprendendo a partir dele.

Leia também Como utilizar os advérbios de frequência em inglês?

TER MEDO DE FALAR: ainda relacionado ao tópico anterior, o speaking certamente está entre as habilidades mais temidas para os estudantes de inglês. Falar fora da língua materna causa muita insegurança, medo de ser mal interpretado ou de não acertar a pronúncia e composição das frases. Todo estudante de idiomas passa por este impasse – e, mais uma vez, a única forma de vencê-lo é falando. Basta romper o bloqueio inicial para que as conversas em inglês se tornem cada vez mais fluidas. Não se prenda à norma culta, foque apenas em se fazer compreender. Existem aplicativos de conversação gratuitos que conectam estudantes de idiomas do mundo inteiro, você já deu uma chance? 

INSISTIR EM TRADUÇÃO: quando o aluno recorre às ferramentas de tradução diante de qualquer dúvida, impede que o cérebro se esforce para interpretar o contexto. No processo de aprender inglês, você nem sempre entenderá cada palavra que compõe uma frase – o importante é identificar o sentido que ela pretende comunicar. Quando optar pela tradução, busque traduzir termos específicos que te ajudem a construir o significado da sentença, ao invés de traduzi-la por inteiro. Outra boa dica é apostar nos dicionários monolíngues, verificando significados em inglês sem recorrer ao português.

Leia também: Como construir uma frase em inglês

NÃO VARIAR MÉTODOS: a monotonia é inimiga da motivação. Fazendo a mesma coisa todos os dias, como fica a dedicação para aprender a longo prazo? Além de tornar o processo massante, a não variedade de estímulos deixa o cérebro acomodado em um estágio confortável, sem provocação para progredir. A boa notícia é que o inglês é facilmente associável a várias atividades divertidas e lúdicas! Aposte nos filmes, séries, novelas, podcasts, músicas, livros, quadrinhos, notícias e quaisquer outras mídias em inglês para praticar com assuntos de seu interesse.

DIFICULDADE E DESISTÊNCIA: aprender inglês não será um caminho fácil. Cedo ou tarde, vão aparecer dificuldades, desafios e dúvidas sobre o processo de aprendizagem. É preciso estar preparado para não desistir nestes momentos! É normal achar um conteúdo mais difícil do que outro, ou passar dias tentando decifrar uma nova lição. O importante é não duvidar da sua capacidade e continuar tentando, com foco e persistência. Lembre-se que, a cada dia sem desistir, você avança para mais perto dos seus objetivos!

Agora você já pode reavaliar sua estratégia de aprendizagem e investir em novos hábitos que vão te ajudar a mergulhar de cabeça no universo da língua inglesa! Que tal progredir no domínio de inglês sem precisar sair de casa, estudando na hora e no local mais convenientes para sua rotina? Conheça a Letmetell, a plataforma de idiomas 100% virtual da Intersaberes! Cursos de inglês do básico ao proficiente, com lições interativas que desenvolvem fala, escuta, escrita e leitura de forma simples e intuitiva. Você só precisa de um dispositivo com conexão à internet para estudar quando preferir! Faça o teste de nivelamento e comece hoje mesmo: https://www.letmetell.com/ingles/ 

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora