Blog

Como aumentar seu vocabulário em inglês

23 de novembro de 2021


Você já domina as principais regras do inglês. Conhece a gramática, sabe flexionar verbos e construir frases. A teoria já é capaz de sustentar uma boa base para a comunicação, mas, na hora de conversar, as palavras fogem e você fica gaguejando… Fique tranquilo, você não está sozinho! Esse é um sintoma clássico entre alunos que precisam expandir o repertório de vocabulário no inglês. É o vocabulário que vai te permitir transitar entre assuntos com desenvoltura e naturalidade, rumo à fluência.

Leia também: Conheça a diferença entre o inglês americano e o inglês australiano

Se você busca aprimorar a comunicação em inglês, deve conhecer o maior número de palavras possível – e nunca parar de aprender! Mas que passos seguir para ampliar seu vocabulário? Confira, abaixo, uma lista com 10 dicas valiosas e altamente eficazes para quem deseja aumentar o vocabulário em inglês com hábitos cotidianos (e até divertidos):

MÚSICAS E PODCASTS INTERNACIONAIS

Quando a intenção é ampliar o repertório de palavras em inglês, as oportunidades de aprendizagem aparecem nos detalhes do dia a dia. Quantas músicas em inglês você ouve na sua rotina sem nem prestar atenção na letra, apenas pela melodia? A primeira dica é ouvi-las com ouvidos mais atentos – se necessário, acompanhando a letra para entender palavra a palavra. Quando a compreensão auditiva estiver mais treinada, experimente explorar podcasts em inglês. As temáticas são infinitas! Procure separar, pelo menos, 30 minutos por dia para realizar tais atividades com concentração.

FILMES E SÉRIES LEGENDADOS EM INGLÊS

Quem gosta de cinema já percebeu que a maioria dos filmes comerciais são produzidos originalmente em inglês. Mais uma oportunidade de encaixar o estudo no lazer! Experimente configurar as legendas de filmes ou daquela série que você ama em inglês. No começo pode ser um pouco complicado de entender, mas o exercício de ler e ouvir simultaneamente é enriquecedor para quem deseja ganhar vocabulário.

PORTAIS DE NOTÍCIAS INTERNACIONAIS

A leitura é indispensável para ampliar o repertório de palavras em qualquer idioma – não seria diferente no inglês. Para quem sente que a leitura de um livro inteiro em inglês ainda é um passo muito grande, uma boa ideia é começar por portais de notícias internacionais. Informe-se com pequenas notícias sobre os acontecimentos ao redor do mundo. Além de acessar informações interessantes sobre outros países, você adquirirá vocabulário dos mais variados assuntos.

Leia também: Como construir uma frase em inglês

PIADAS E HUMOR EM INGLÊS

Quem não gosta de dar risada? Aproveite seu tempo nas redes sociais para seguir páginas de humor em inglês. Essa dica é valiosa para ampliar o vocabulário informal, se familiarizar com gírias e expressões humorísticas fora da língua materna. Saber fazer e compreender piadas em inglês é um passo gigante para comunicar com naturalidade e conquistar a fluência.

TEMÁTICAS DE SEU INTERESSE

Ao ler, ouvir ou assistir produções em inglês, lembre-se sempre de selecionar temáticas de seu interesse. Quando você está de fato envolvido com o assunto que está consumindo, ocorre um maior esforço de compreensão e memorização. Além disso, você acumula vocabulário em temas que podem tranquilamente aparecer nas suas conversas do futuro, pois se relacionam com suas preferências. Esta dica se aplica a todas as dicas anteriores.

DICIONARIO NO CELULAR

Adquirir vocabulário novo envolve contato com o desconhecido, dúvida sobre significados, incertezas de grafia e o clássico medo de errar. Para facilitar o processo, a dica de ouro é ter sempre um dicionário bilíngue à mão. Físico ou digital, no formato que preferir. Ter consulta rápida em momentos de dúvida é ótimo para a memorização. Quando sentir confiança, evolua para um dicionário inglês-inglês.

FLASHCARDS

Os flashcards são recursos de aprendizagem que funcionam muito na área dos idiomas. São pequenos cartões com uma informação específica – nesta caso, uma palavra -, fixados em locais onde o estudante terá contato frequente. Essas “pílulas de informação” podem estar em aplicativos no seu celular, ou escritas a mão e coladas pela casa (avalie qual método funciona melhor para você). O importante é acessá-las novamente, o máximo de vezes possível.

3 PALAVRAS POR DIA

Outro método bastante eficiente no aprendizado de idiomas é o das três palavras por dia. Anote, diariamente, três novas palavras do inglês com as quais teve contato. Anote-as sempre no mesmo local, para revisitar as anteriores. A meta é simples, possível de encaixar na rotina e não vai gerar frustrações – apenas resultados! Todos os dias terá a sensação de aprender algo novo e isso lhe manterá motivado nos estudos.

Leia também: Apóstrofos em inglês – como usar

APRENDER, APLICAR, FIXAR

Para assimilar um novo conteúdo, não basta ter contato uma vez e jogá-lo no baú da memória. Sem visualizá-las na prática, você certamente terá esquecido as novas palavras que aprendeu quando precisar delas. A dica aqui é escrever frases, parágrafos ou pequenos textos com as novas palavras adquiridas, para inseri-las em contextos. O contexto ajuda na memorização e nas aplicações futuras.

Não deixe a falta de domínio em inglês lhe afastar dos seus objetivos! Já é possível atingir a fluência sem precisar sair de casa, estudando no local e no momento que melhor se encaixarem na sua rotina. Conheça a Letmetell – a plataforma de idiomas 100% virtual da Intersaberes! Cursos de inglês do básico ao proficiente, com lições interativas que desenvolvem fala, escuta, escrita e leitura através de situações cotidianas. Você aprende e sai falando! Faça o teste de nivelamento e aproveite tudo o que você já aprendeu: https://www.letmetell.com/ingles/ 

Deixe seu comentário

Comece agora mesmo
a aprender um novo idioma!

começar agora